O Exorcista

O Exorcista William Peter Blatty

Resenhas -

-natalia 01/09/2021

"E que meu apelo chegue a ti..."
Achei muito legal a leitura de O Exorcista! O livro é muito bom, com descrições obscenas e arrepiantes das cenas, que me deixavam de boca aberta. Traz toda uma história dos personagens por trás, o que faz a gente se apegar a eles, e não só querer saber mais sobre o exorcismo em si! Bem legal também tudo que traz sobre possessão e histeria, comparando as duas. Acabei lendo algumas noites antes de dormir, e admito que chegou a dar um medinho hehehe

Paula.Dayana @pauladayanaalves 12/10/2020

Gostei bastante
O livro me surpreendeu, acreditava que seria algo do tipo possessão e exorcismo e fim, porém toda a trajetória e análises clínicas sobre as doenças mentais achei muito interessante e intrigante. Imaginei as cenas e me assustei muito e achei bem forte. Recomendo demais a leitura e também recomendo o filme, pois achei bem fiel grande parte dos diálogos do livro no filme.

Beto 28/03/2021

Nunca, nunca, NUNCA imaginei que daria 5 estrelas pra esse livro. Terror de primeiríssima qualidade! Narrativa, construção de personagens, história, enfim, tudo muito bem feito.

Foi o primeiro livro que li na vida que me fez ficar com medo. Sempre tive muito receio de lê-lo por lembrar do filme de 74 que assisti quando moleque. Mas olha, que bom que realizei essa leitura, simplesmente fantástico, altamente recomendado!!!

Leila 26/11/2023

O Exorcista, obra-prima de William Peter Blatty, é uma experiência literária que transcende as expectativas, revelando-se muito além de uma narrativa comum e previsível. Ao mergulhar nas páginas deste livro, fui surpreendida por uma trama rica e envolvente que me arrebatou desde as primeiras linhas.

A história começa de maneira aparentemente tranquila, mas rapidamente evolui para um território sombrio e desconhecido. A maestria de Blatty em construir um suspense gradual é notável, prendendo o leitor em um estado de constante inquietação. O autor habilmente tece uma teia complexa de acontecimentos sobrenaturais e questionamentos existenciais, desafiando as fronteiras entre o real e o imaginário.

A profundidade dos personagens é outro ponto alto do livro. A jornada de Regan, a jovem possuída pelo mal, é retratada de maneira visceral, transmitindo não apenas o horror físico, mas também explorando as dimensões psicológicas e emocionais do sofrimento humano. O embate entre o bem e o mal se desenrola não apenas nos aspectos sobrenaturais, mas também nos dilemas éticos enfrentados pelos personagens, proporcionando uma leitura multifacetada e cativante.

A escrita de Blatty é impecável, fluindo de forma envolvente e criando uma atmosfera que permeia a narrativa com um sentimento de urgência. A habilidade do autor em criar imagens vívidas e perturbadoras é notável, transportando o leitor para os corredores sombrios da trama de uma maneira que é ao mesmo tempo fascinante e aterrorizante.

Ao contrário das minhas expectativas iniciais de uma leitura mais superficial, O Exorcista revelou-se um livro incrivelmente bem estruturado e amarrado. Cada elemento da história contribui para a construção de um enredo coeso e envolvente, culminando em um desfecho que deixa uma marca duradoura.

Enfim, minha experiência com O Exorcista foi além da mera satisfação; foi uma surpresa agradável que excedeu todas as minhas expectativas, tornando-se uma obra que recomendo entusiasticamente a todos os amantes de um bom thriller sobrenatural.

Maitê 25/05/2020

Assustador
Eu li sem pretensão de ficar com medo, muito mais assustador que filmes de terror. Recomendo, mas só se você tiver estômago forte
Raul Limma 25/05/2020minha estante
Não sei como tá essa edição, mas a capa é horrorosa, o oposto da original dos anos 70. Mas esse é um grande livro que gerou o melhor filme de terror da história. Livrasso!

Gabrielli 14/10/2022

Aterrorizante e muito bem escrito
História muito bem desenvolvida, realmente difícil decidir se há uma conclusão lógica ou religiosa para o fenômeno narrado no livro. Final incrível, muito bem formatado. Ah, e o livro é bastante assustador, sem dúvidas!

LaAs183 02/11/2022

Livrão!
Terror de primeiríssima qualidade, que te prende desde as primeiras páginas. Por trás do medo e do sobrenatural, também existem outros elementos, como amizade, amor, devoção, que tornam a história ainda mais significativa.

Laisa 01/02/2022

Adorei a leitura
Imaginei que fosse uma leitura densa, mas é super fluída e de fácil entendimento. Confesso que senti um medinho, pois sempre lia de madrugada kkk
O final me deixou um pouco confusa por isso tirei meia estrela, mas super recomendo se vc curte o gênero.
Café com Livrinhos | Sofia 01/02/2022minha estante
eu abandonei porque atacou minha ansiedade e me deixou sem dormir 3 noites seguidas ?

Marcos 05/03/2022minha estante
Tem continuação. Se chama Legião, tbm é da Darkside. Mas tenho um box da Harper Collins que vem com a Nona configuração. Fiquei bem tentado em comprar essa edição q você leu rsrs

Camys Meneghini 25/11/2021

A leitura é fluída, mas o desenrolar da história é devagar.
De modo algum isso tira pontos da experiência, pelo contrário, o desenrolar detalhado contribuiu ainda mais para o desenvolvimento da situação da possessão.
Confesso que passei muita raiva com os personagens do livro, a sua resistência em aceitar os fatos (principalmente pelo padre). O tanto de explicação que ele arranjava para convencer a si mesmo que aquilo era mentira, eu queria entrar no livro e bater nele.
A construção de personagens humanos, a aura de angústia, foram coisas muito bem desenvolvidas pelo autor.
Quando o livro entra em sua reta final, os sentimentos de medo e desespero são quase tangíveis, eles passam das páginas direto para nosso coração.
E o final, honestamente, foi chocante e maravilhoso, totalmente fora de qualquer coisa que eu poderia prever.

Fer 13/12/2020

Estava com receio em ler, receio=medo. Kkkkk
Mas é viciante o livro. É bem apresentado os personagens e o enredo.
A história vai se desenvolvendo bem, e o que lembro do filme, é bem fiel ao livro.
Ótima leitura.
Peter L. Price 18/12/2020minha estante
O filme é um dos que mais me deu medo, o livro deve seguir o mesmo caminho. E esta capa!?! Maravilhosa!

Fer 19/12/2020minha estante
Eu já tinha visto o filme várias vs, o livro tava com receio pq vi mtos comentários do povo falando q dava medo (e q acharam q tinha coisa acontecendo nas casas). Mas não senti medo, senti incômodo as vs, em algumas cenas q o capiroto aparecia falando tudo q era coisa. E é mto bom! Já tô até com sdds da leitura kkkk

Peter L. Price 20/12/2020minha estante
???

Gui 07/07/2022

QUE LIVRO FODA!!!
Eu to extasiado com esse livro, toda a construção do sobrenatural é algo foda, sem falar na escrita muito instigante. Merece muito esta no patamar que o colocaram UNS DOS MELHORES LIVROS DE TERROR/HORROR

Thiago.Silva 14/11/2021

Um dos melhores livros de terror da minha vida
Tinha visto o filme ha 15 anos e so li o livro por que estava no mes do Halloween, e a obra é um clássico. Mas olha...que surpresa!!!! A ambientação que o autor cria é fantástica!!! por mais que você saiba o que existe ali, o terror vai tomando conta aos poucos. Livro pra ler com a luz do abajur acesa, por que depois você o fecha nao tem como ir dormir e nao ficar alerta, com os sentidos monitorando qualquer som que se ouça.
be cury 17/11/2021minha estante
oii, a linguagem dele é muito complicada/formal? ou qualquer um consegue entender ?

Thiago.Silva 06/07/2022minha estante
Linguagem normal,leitura bem fluída

Junior.Bortazzo 26/05/2021

UMA OBRA PRIMA
Simplesmente fantástico! Tudo nesse livro é perfeito, cada palavra usada cada acontecimento.

O único defeito é que acaba. Amei muito!

Ariany.Moura 03/07/2022

Incrível!
Tinha tanto tempo que não lia algo nessa qualidade! O livro conta com mais diálogos, porém eles fluem bem. O exorcismo em si acontece no final, mas vale muito a pena chegar até lá.

Uma leitura prazerosa desde o começo, com muitos questionamentos acerca da fé de cada personagem. Com certeza irei ler novamente!
Nana Bastos 03/07/2022minha estante
Um livro muito gostoso