O Exorcista

O Exorcista William Peter Blatty

Resenhas -

Pri 31/10/2020

Karras o cético
Me identifiquei muito com o padre Karras, Sempre tentando achar uma explicação lógica sobre tudo.
A escrita é bem fluida e os diálogos são bem inteligentes.
Como o filme, este livro é, igualmente um clássico!

Will 22/11/2021

Gostinho de quero mais
Na há palavras para descrever, o que senti lendo essa obra prima. Só sei que foi muito bom, e recomendo a todos os amantes do gênero de terror.

Eduarda.Silva 24/08/2021

MDS, É INCRÍVEL
O livro publicado originalmente em 1971, com seus diversos pontos de vista, se passa em torno de Reagan, uma menina de 12 anos que sofria com o abandono do pai e com a vida extremamente agitada de sua mãe, Chris MacNeil, uma atriz famosa.

Enquanto Reagan estava sozinha, costumava brincar com um Tabuleiro Ouija, onde obteve respostas de um espírito (capitão Howdy), Chris achava completamente normal já que crianças dessa idade costumam ter amigos imaginários.

A partir daqui, Reagan relata que escuta coisas à noite, sente cheiros estranhos no seu quarto e que sua cama treme em certos momentos, e sua mãe sempre tentando achar uma explicação para tudo.

Após isso, a garotinha demonstra um comportamento agressivo, diz palavrãos e palavras extremamente obscenas. Chris procura tratamento psicológico, achando que sua filha apenas queria chamar atenção.

Nesse momento, Reagan é levada em vários médicos especialistas, é medicada, mas os remédios não funcionam, é a partir daqui que Chris entra em contato com um livro relatando exorcismos e acredita que sua filha esteja possuída.

Um padre jesuíta, conhecido como Karras, é chamado, mas como também era psiquiatra, prefere acreditar que havia uma doença mental ao invés de um demônio (já que exorcismos não eram praticados desde a idade média).

Após isso, temos diversos pontos que nos faz acreditar que Reagan esteja realmente possuída e outros que explicam os comportamentos sob o ponto de vista psiquiátrico que nos faz acreditar que ela não esteja possuída, meu Deus, que livro!

O livro é muito bem escrito e tem como base um horror psicológico, sempre com altos e baixos, nos deixa com aquela agonia mas com curiosidade e vontade de ler mais. (eu devorei esse livro hah)

OBS: o livro não dá medo nenhum, acredito que o fato de visualizarmos certos momento bizarros durante o filme, deixa ele muito mais assustador.

Neila.Villas-Bôas 14/05/2021

Terror de verdade
O terror na sua forma mais pura e bruta. Não tem outra forma de descrever essa obra. Quem já viu o filme e gosta não vai se arrepender de ler o livro. Não ache q a história é igual e só. A escrita objetiva do autor te pega desde o começo. Vale muito a pena. Sem contar q essa edição de capa dura e detalhes em verde florescente da harper collins tá linda demais. Leiam esperando o frio na espinha.

Aline Obnesorg 20/09/2020

Psiquiatria versus Espiritualidade
Bom, primeiro esse livro foi uma surpresa para mim, ou seja, uma história inédita, pois nunca vi o filme (Acreditem. Sempre tive medo de vozes demoníacas haha).
Achei a história muito boa e bem trabalhada, não é a toa que virou um clássico.
O padre Karras, que é designado para ajudar com o caso da possessão de Regan, além de padre também é um psiquiatra, e depois da perda de sua mãe sua fé ficou abalada.
Ele representa, acredito eu, todos nós que nos vemos diante de fatos sobrenaturais, pois fica a todo o tempo dividido entre a possibilidade da menina estar sofrendo de uma doença mental, ou estar de fato sendo possuída por alguma força demoníaca.
Em alguns momentos a fé do padre Karras me parece ainda menor do que a fé de Chris, a mãe de Regan que também é ateia.
Mas como todos sabemos, para um exorcismo ser bem sucedido é necessário uma fé inabalável da parte dos envolvidos. Logo surge a pergunta: Será o padre Karras, no meio dessa sua crise espiritual, capaz de salvar Regan? Ou a morte será o fim inevitável que a espera?
Bom, leia, sério, LEIA MESMO! Pois sem dúvida alguma, esse é um clássico digno de todo o reconhecimento.

tg.martinz 21/12/2023

Clássico do terror
Nunca li um livro tão controverso quanto esse, com passagens extremamente polêmicas até mesmo para nossa época atual (fico imaginando como foi em seu lançamento), mas ele vai bem mais além. É um livro que trata muito mais do que apenas um exorcismo. Com sua forma de escrever extremamente dinâmica e envolvente, William Peter Blatty vai nos apresentar sim uma história de exorcismo, mas também vai nos contar sobre a dor, o arrependimento, a culpa, o amor e a fé, de personagens que se encontram em meio a esse cenário aterrorizante.

É um livro que, em seu cerne, vai trabalhar os conceitos da possessão e das doenças mentais, nos alimentando periodicamente com acontecimentos que servem para corroborar qualquer viés que o leitor venha a acreditar. William no decorrer da trama nos apresenta essas ?provas? de uma maneira que tende a nós deixar indecisos e confusos sobre a real origem do comportamento de Regan (mesmo assim, mantive minha opinião desde o início.). E tudo isso feito de uma forma consciente e intrigante.

Além disso, temos personagens extremamente bem construídos, únicos. Cada um deles, precisando enfrentar seus próprios dilemas, enquanto tentam achar uma solução para o que acometeu a jovem menina.

Entre eles, temos o padre Karras(simplesmente o melhor personagem do livro, me apeguei demais), um homem de um passado duro, que carrega consigo um pesar infindável e busca de todas as formas recuperar a sua fé, perdida a muito tempo. Apesar disso tudo, o que esse homem faz por essa mãe e filha, pessoas que ele nem conhece? é um gesto de compaixão, de zelo e sacrifício tão grande. Karras precisará ir até o seu limite, e além.

Foi uma experiência muito boa essa leitura. Entendo o motivo de ser uma grande referência e permanecer relevante até os dias atuais.

Monroe 17/10/2021

William Peter Blatty ??
É impressionante a qualidade e quantidade de informações e questionamentos psicológicos nesse livro. WPB nos dá uma aula sobre o luto, arrependimento e fé.
GiSB 17/10/2021minha estante
Gostei de sua abordagem sobre o livro. Quem o lê, geralmente procura só o sobrenatural, e só acha o que procura.

Gabi 23/11/2020

Como fã suprema do filme, eu tinha a obrigação de ler esse livro. Consegui esclarecer várias dúvidas em relação a algumas partes do filme. A linguagem é bem pesada nos momentos em que a Regan está possuída, e o Padre Karras vai ficar no cantinho do meu coração. Não achei assustador, mas certas partes tem uma certa tensão.
Rezend 23/11/2020minha estante
Não sou muito fã do tema terror/suspense mas tenho a curiosidade de ler algo do tipo só para sentir o provocaria o livro em mim, pois é algo que você não vê, mas lê e imagina, podendo ser pior...

Guilherme2290 07/11/2020

ele esperava: terror. ele recebeu: terror & psiquiatria [o que não é nenhum problema. pelo contrário. gostei de o próprio leitor poder formar a sua opinião, se aquilo seria uma possessão ou um transtorno de múltiplas personalidades].

me: acho que era possessão mesmo, kk.

apesar de eu ter tido a sensação de que a história não anda muito e, em certo ponto, achar que tava muito devagar, adorei acompanhá-la, e o final, QUE FINAL. ?

não deu medo em momento algum, e olha que meu limiar de medo não é alto.

PS: Sharon, Willie e Karl poderiam ter sido MUITO mais explorados.

Jordana Borges 18/12/2021

Tive uma surpresa muito boa com o livro, comecei a ler pensando que seria diferente e me surpreender para muito melhor. O livro tem muitos diálogos interessantes e os acontecimentos vão se desdobrando rapidamente, não dá vontade de largar até saber o fim! Me paguei ao padre Karras, meu preferido no livro! Vale muito a leitura!

Nando Borges 03/12/2020

Magnífico
Um livro irretocável! Excelentes diálogos, não fica chato em momento algum, e quem assistiu o filme antes de ler o livro, garanto que vai se surpreender com os vários detalhes que o filme pulou.

peedroferreiraa_ 29/05/2022

top demais
recomendo!

como sempre, o livro eh muito melhor que o filme. apesar de que o filme eh um classico tambem, mas livro eh livro.
um conto bem sombrio com detalhes e algumas falas bem pesadas, o que o torna ainda melhor e mais interessante.

Paula.Dayana @pauladayanaalves 12/10/2020

Gostei bastante
O livro me surpreendeu, acreditava que seria algo do tipo possessão e exorcismo e fim, porém toda a trajetória e análises clínicas sobre as doenças mentais achei muito interessante e intrigante. Imaginei as cenas e me assustei muito e achei bem forte. Recomendo demais a leitura e também recomendo o filme, pois achei bem fiel grande parte dos diálogos do livro no filme.