O Exorcista

O Exorcista William Peter Blatty

Resenhas -

agnorosa 24/11/2020

O Exorcista
Um livro que te prende muito, uma história muito marcante e chocante. Não indico o livro para menores de 16 anos. Tirei meia estrela por conta de algumas coisas que me decepcionaram, mas no geral é um livro muito bom.

Tangerina 11/08/2022

Quase coloquei tudo a perder, pois me apaixonei pelo padre?

Eu esperava algo mais apelativo, e me surpreendi bastante. Ter um padre cético quanto a atividades demoníacas, tão conhecedor da ciência e do cérebro humano foi incrível. Deixou um suspense muito bem construído sobre ser ou não uma doença mental.
O final eu achei meio corrido, mas não me desagradou. Curti muito a leitura.

Chele 29/03/2021

Sensacional. Esse livro é muito mais do que uma história assustadora sobre demônios e possessão, é sobre amor, amor entre homens e homens e fé, sobre solidariedade e amizade. Até onde você iria pra ajudar o próximo ou mesmo um familiar? Há limites sobre o que se pode fazer em favor do outro? Uma reflexão sobre o bem e o mal e a existência - ou não - do sobrenatural. Tudo de forma cadenciada e sem pontas soltas soltas, bem escrito e sem apelações.

Dheyvison Jr. 31/10/2022

Em nome do Pai, do filho e do espírito santo. Amém.
O Exorcista foi uma das histórias que me conquistaram logo de cara, como fã de terror me ver diante de uma possessão diabólica foi como colocar cachaça na frente de um bebum. E apesar dos sinais apontarem tal fato, não foi de fácil aceitação. Durante toda a história veremos um embate entre a suposta possessão e possíveis problemas psicológicos. E com o passar do tempo a protagonista estará a um passo da morte.

Thais 27/03/2021

Esperava que fosse sentir medo lendo esse livro.
Gostei, mas confesso que esperava mais.
Pierre.Oacks 27/03/2021minha estante
Quando ki achei aterrorizador, talvez por ser mais novo na época, ou o seu momento não lhe permitiu sentir tabtk medo.
Fiquei curioso para saber qual o livro que te deu mais medo.

Thais 27/03/2021minha estante
Acho que por não ser visual igual um filme KKkkk tem partes que são tensas, mas não me deu medo como se estivesse vendo um filme de terror. Pior que não li nada que desse medo até hj. Aceito sugestões ?

Pierre.Oacks 27/03/2021minha estante
Sou muito fã do gênero, e como todo amante de horror, indico King.
O livro mais aterrorizador dele em minha opinião é na do próprio autor é o cemitério.
Da uma chance e me diz o que acha.

Gabriel 25/05/2021

Eu esperava mais
O terror é até legal, tem umas sacadas legais sobre demônios e fé, mas não senti muita conexão com os personagens e achei que a narrativa não foi das mais atrativas? ainda prefiro o filme!

Caio.Felipe 02/05/2022

Adorei a forma não linear que algumas coisas ficam claras no livro. Como a perspicácia do detetive que em um primeiro momento parece ingênuo, ou melhor, talvez ele se faça de ingênuo. A a apresentação do mesmo é muito bem feita e corrobora com isso, ele repete palavras e frases como se estivesse esquecido das mesmas, conversa consigo mesmo. Talvez ele realmente estivesse esquecido, mas eu acho que é sua forma de fazer com que as pessoas baixem a guarda na sua presença. Como ele mesmo diz, parte da rotina.
É muito legal também como esse livro provavelmente - digo isso de forma totalmente leiga, não sou um entendido em literatura, longe disso - não possui um personagem principal. Porque ele dá um foco tão grande, em muitos momentos, a pensamentos e ao plano de fundo de personagens que você julgaria como secundários, achei isso muito intrigante e divertido, torna todos aqueles personagens muito reais.
Gostei demais de tudo basicamente, acho que meu personagem favorito foi o detetive, seguido do padre Merrin, por mais que ele apareça pouco, mas sua presença é imponente e isso é elevado pela forma inteligente que o livro o apresenta no começo e o trás de volta de uma forma triunfante.

Sam 02/05/2022minha estante
Se esse é seu primeiro livro, tenho o prazer de lhe informar que vc começou por um dos grandes, esse livro é um clássico que gerou um clássico dos cinemas e é o terror de outras obras de msm gênero que nunca conseguiram repetir a fórmula de O Exorcista. Meu filme e livro favorito

Caio.Felipe 14/05/2022minha estante
Tu acredita que o filme não me apetece tanto assim? É algo que vai além de qualquer tentativa minha de explicar. Talvez caia muito no subjetivo, mas algo que objetivamente posso afirmar que o livro faz com mais primor é essa ambiguidade da dúvida sobre a situação da Regan.

Marcus.Vinicius 16/01/2022

Livro de terror muito profundo
Gostei bastante deste livro. O autor consegue te prender até o fim com a dúvida se a posseção é real ou não. Personagens muito bem desenvolvidos com destaque ao padre Karras e o detetive Kinderman. Os diálogos são sensacionais. E no fim você percebe que o foco do autor nunca foi o ritual de exorcismo e sim sobre o sofrimento humano, fé e esperança. Incrível!!

Yago 24/03/2021

Excelente!
Realmente um dos melhores que já li, em relação à capacidade que a história teve de prender minha atenção. Narrativas relacionadas aos exorcismos sempre despertaram meu interesse, e uma obra assim tão primorosa deixou-me extremamente satisfeito. Também gostei muito da abordagem psiquiátrica presente no livro, tratada com tantos detalhes.

Débora Pizzio 24/03/2021

Li em uma leitura coletiva.

Os capítulos são bem grandes e várias vezes não me senti conectada aos personagens.

A parte do desenvolvimento da Regan é muito interessante. Não foi tão assustador quanto imaginei, mas foi muito bom ler um clássico do terror. Foi uma leitura bem diferente, que teria mais sucesso pra mim se focasse só na história principal mesmo.

Teve alguns diálogos que não levaram a nada, enfim os personagens não ajudaram essa história.

E também achei legal a discussão ciência x religião.

Eliete 17/11/2022

Perfeito!
Uma leitura impressionante. É incrível a quantidade de camadas que esse livro possui. Entrei nele tendo assistido ao filme e esperava apenas o terror mas me surpreendi ao ver que o livro aborda vários temas.
O terror sem dúvidas é o mais presente aqui, mas existem outros temas como a fé, a miséria do mundo, a desesperança, o contraste da vida luxuosa com a vida pobre... Enfim é um livro com várias nuances e com certeza pretendo fazer releituras vendo cada ponto de maneira distinta. Até mesmo a possessão aqui no livro é retratada de forma a gerar dúvidas se é realmente algo sobrenatural ou algo científico como é explicado em diversos momentos do livro.
É uma resenha confusa, mas acabei de ler e estou nesse misto de pensamentos, é um livro muito mais complexo do que eu achei que seria, com uma escrita fluida, rápida e com vários momentos de suavidade e humor contrastando com os temas pesados.
Os personagens são bem construídos e suas falas são sempre pontuais. Senti falta de um desenvolvimento maior em um personagem que foi essencial na parte final do livro, mas como um conjunto, foram personagens bem escritos e que funcionaram muito bem na narrativa. Enfim recomendo muito, é uma leitura com cenas fortes, mas que trazem um debate bem interessante.

Guynaciria 14/04/2020

Esse livro já é bem conhecido do grande público por conta da sua adaptação cinematográfica, que narra a trama em que uma atriz ao se ver envolvida no processo de produção de um novo filme, acaba por se deparar com o comportamento anormal de sua filha, que começa a apresentar alguns distúrbios de personalidade.

Quando o surto psicótico da filha se desenvolve para um caso de possessão demoníaca, aí sim a história ganha corpo, com diálogos que faram com que o leitor chegue a ter a sensação de frio na espinha, cada vez que a personagem principal tem sua vida ameaçada por conta dessa entidade demoníaca.

Mas tudo isso teve início com uma escavação arqueológica ocorrida no Iraque, onde o padre Merrin ao procurar relíquias antigas acaba por se deparar com a estatueta do demônio pazuzu, que estava sobreposta à medalha de São José, o que por si só, já causa estranhamento no padre.

Para quem já conhece a adaptação, devo avisar que o livro é absurdamente melhor, por conta de seus personagens bem trabalhados, que nos apresentam a uma gama de informações superiores às do filme, além de ter a trama bem amarrada.

Um dos pontos mais irritantes da trama é a descrença do Padre Karras, que por ser muito mais voltado ao lado racional do problema (é um psicólogo), acaba tentando de todas as formas achar uma justificativa não relacionada a religiosidade para o que está acontecendo com a garota.

Muitos personagens ganham destaque no livro, sendo um dos mais interessantes o detetive William Kinderman, que é responsável em grande parte pelo espiral ascendente que a história ganha.

Esse é um livro que vai abordar a fé e a falta dela de uma forma muito dinâmica, expondo o comportamento que alguns teriam diante de tal problema, causando empatia e as vezes revolta no leitor.

Posso garantir a vocês que essa é uma leitura de tirar o fôlego.

tenael_ 20/11/2022

O final foi um tanto triste, mas até que acabou bem... O ceticismo de transformando em suspeita e finalmente em certeza, de que aquilo era real e precisava da ajuda certa. Li por recomendação do meu pai, leria de novo e recomendo demais.

Hobbit na Toca 18/03/2021

Um terror de infância
Eu tinha muito medo do filme quando era pequena. Ele é até hoje o único filme que realmente eu sinto medo até hoje.

Sempre fui curiosa para ler o livro e acredito que a minha imaginação estava muito aguçada. Todas as cenas do demônio eu consegui imaginar coisas bem grotescas, o que me fez entrar no clima do livro. (Eu também apenas peguei para ler de madrugada)

Não cheguei a sentir medo, mas fiquei bem incomodada em algumas cenas.

Eu acho que O livro se enrola em alguns momentos que não precisava, mas gostei dele mesmo assim.

Rapha 24/08/2020

Belo clássico
Um livro que aprofunda ainda mais os personagens que vemos no filme de mesmo nome, com diálogos ótimos, e varias linhas de pensamentos. Mas nem tudo são flores, o personagem do detetive Kinderman é de longe o mais chatos dos diálogos presentes, encontra partida o padre Dyer, ofusca todo o desprazer que tive ao ler.