As Sombras de Outubro

As Sombras de Outubro Søren Sveistrup

Resenhas - As Sombras de Outubro

Barbara 27/08/2021

MARAVILHOSO!
Que suspense policial incrível! Me surpreendi com o desfecho sobre o assassino. A história é muito bem contada e tudo vai se encaixando no decorrer da trama. Daria até mais de 5 estrelas se pudesse.

Camille56 20/08/2021

Peguei trauma ds bonecos feitos de castanha com esse livro
Já estava rendida pelo livro antes mesmo de começar a ler pelo simples fato dos dois protagonistas serem detetives que são forçados a trabalharem juntos, sendo que na maior parte das cenas parecem estar querendo um descer a porrada no outro, até eventualmente passarem a suportar a presença do amiguinho e se ajudarem a resolver o caso no meio do redemoinho que se meteram.

Adorei como os principais se complementaram, por terem personalidades completamente diferentes tinham abordagens igualmente distintas, que deixaram a narrativa interessante e quando você se dá conta parece que está do ladinho deles, ficando frustrado quando uma suposta pista não levar a lugar nenhum ou os planos não derem certo.

O mistério e o suspense foram na medida certa, com plot twists que realmente te pegavam de surpresa, e com uma trama onde nenhum dos personagens achava a solução para um problema do nada, como um passe de mágica.

Dito isso, estou ansiosa para ver como vão adaptar toda a história na série que vai sair na netflix nesse ano, espero que não decepcione e reproduza aquele ambiente tenso, onde você fica achando que a qualquer momento alguém vai aparecer morto, do livro.

Simone de Cássia 20/08/2021

Excelente livro. Estou na fase de gostar de séries nórdicas e esse livro lembra muito a "The killing". Detetives com vida pessoal complexa, cenários desoladores, personagens estranhos e um assassino cruel! O motivo de toda a trama também foi muito criativo e facilmente crível. E tudo vai sendo mostrado ao leitor de forma  crescente, mantendo o suspense e a adrenalina. No final vemos as coisas sendo "costuradas"  de um jeito que a gente se surpreende. Ótima escolha!
Tereza 21/08/2021minha estante
Então deve ser excelente mesmo! The Killing é perfeita :)

Simone de Cássia 22/08/2021minha estante
É " nosso"... Né, Riva?? Rsrs

Tereza 23/08/2021minha estante
Tenho o ebook dele!! Rs! Depois dos de vcs que estão aqui, será o próximo! :)

Jussara Marcossi 19/04/2023minha estante
Uai, mas é do mesmo autor do roteiro de The killing!

Altieris 03/08/2021

As Sombras de Outubro (O Homem das Castanhas) - Soren Sveistrup
Perto de um boneco feito de castanhas e palitos de fósforo, há o corpo de uma mulher morta sem uma das mãos. Após a equipe forense examinar tudo, a única pista encontrada e considerada relevante é uma impressão digital no boneco. Contudo, inexplicavelmente, a digital pertence a uma pessoa considerada morta, cujo assassino encontra-se preso.

Poucos dias depois, uma outra mulher é assassinada, mas dessa vez o assassino levou não uma, mas duas mãos da vítima. Na cena do crime também é encontrado um boneco de castanhas com a mesma digital do primeiro caso. Nesse ponto, fica claro que se trata de um serial killer e nada indica que ele pensa em parar só neste dois.

A investigação é feita por uma dupla pouco provável, a detetive Naia Thulin e seu novo e temporário parceiro Mark Hess. Thulin é extremamente competente e focada na investigação. Já Hess apresenta-se como um personagem enigma, pouco se sabe sobre o porquê dele ter sido transferido para Copenhague.

A leitura é imersiva durante a investigação, o uso de pistas falsas para enganar durante a leitura é usada com qualidade, sem exagero e as motivações dos envolvidos se mostraram bem convincentes.

Soren Sveistrup escreveu um livro do gênero noir nórdico de investigação criminal de ótima qualidade, uma vez que a leitura flui facilmente e a investigação não se perde em por menores insignificantes, mantendo o ritmo agradável. Além do crime em si, o autor também toca em temas como relações familiares, violência doméstica e o papel do estado na proteção de crianças.

Enfim, o livro "As Sombras de Outubro" também conhecido como "O Homem das Castanhas" (Eu confesso que não entendi o porquê, no Brasil, o livro mudou tanto o seu nome assim) foi uma leitura excitante e recomendo àqueles que gostam de investigações criminais bem desenvolvidas com finais intrincados.

larabritosnts 01/08/2021

incrível
esse foi o melhor livro de investigação policial que já li em minha vida, ele é um livro autêntico, com enredo, e personagens praticamente vivos em personalidade.
o enredo e magnífico, a escrita é fluente e intrigante demais, todos os pontos da história você le com vontade.
o autor só pecou no início, ficou muito chatinho o início e confuso demais, o livro ficar bom a partir da página 100, "como se fosse um prefácio muito grande".

Nicolle.Corintho 15/07/2021

Muito bom, mais lento do que eu pensei, fui com muita ânsia e isso prejudicou a minha leitura, mas no geral eu gostei muito do livro e da investigação.

Estou mal acostumada com a escrita de Robert Bryndza, li a serie da detetive Erika Foster quase em sequencia nesse ano... quando consegui me conectar com a investigação foi muito bom.

Danilo 10/07/2021

Thriller Perfeito
Tô de alma lavada !!
Faz tempo que não leio um livro tão bom!
A história é um Thriller policial, onde vários crimes são cometidos de forma muito violenta, mas com elemento em comum, o assassino sempre deixa um recado para os policiais... Um boneco feito de castanhas.
Ao longo de cada descoberta feita pelos policiais, percebemos que a motivação teve início muitos anos e que o autor dos crimes tem um desejo enorme de vingança.

Gente, favoritei !!

Daria uma ótima adaptação para um filme.

Rafa 09/07/2021

Em uma manhã tempestuosa em um tranquilo bairro de Copenhagen, a polícia faz uma descoberta sinistra: o corpo de uma mulher brutalmente assassinada, com uma das mãos faltando. Sobre ela está pendurado um pequeno boneco feito de castanhas. O caso é entregue à ambiciosa detetive Naia Thulin e a seu novo parceiro, Mark Hess, um investigador introspectivo que acabou de ser expulso da Europol. Logo se descobre uma evidência ligando o sr. Castanha a uma garota desaparecida há um ano: a filha da política Rosa Hartung. O homem que confessou tê-la sequestrado e assassinado está atrás das grades e o caso foi encerrado há tempos. No entanto, quando novas vítimas e novos bonecos aparecem, Thulin e Hess acham cada vez mais difícil ignorar a conexão entre o caso Hartung e o novo serial killer. Mas que conexão seria essa? E como impedir o assassino de continuar sua caçada, se ele parece sempre um passo à frente da polícia?

O assassino desse livro, com certeza, é um dos mais inteligentes e meticulosos com que eu já me deparei em uma leitura!!!! Realmente foi um grande desafio para os dois detetives conseguirem descobrir sua identidade e toda sua motivação!!!

A história toda é bem complexa e envolve vários fatores. Tentar achar uma ligação entre as vítimas e entre os dois casos explorados realmente foi difícil. Parecia que os detetives estavam num labirinto e saída era quase impossível de achar!! Mas quando tudo começa a ficar elucidado, uma história excepcional começa a tomar forma!!

Foi impressionante como o autor conseguiu conectar tudo, sem deixar pontas soltas e mantendo o clima sombrio e de suspense o tempo todo. Gostei como ele explorou a vida pessoal de todoso os personagens!! Ajudu mundo a explicar toda a história!! Fui muito surpreendido com o final em relação à identidade do assassino!! Não pensei em momento algum que fosse aquela pessoa. Mas fez muito sentido!!!

Sou muito fã de thrillers nórdicos e As Sombras de Outubro entra pra galeria dos melhores que eu já li!!!

Tem resenha no canal!!! Link na bio!!!

site: https://www.instagram.com/p/COyfRDRrhSb/?utm_source=ig_web_copy_link

Jaque - Achei o Livro 07/07/2021

Amei!
Nunca tinha lido nada do autor e apesar de ter começado a série The Killing, o começo não me prendeu e acabei parando.
Mas sempre tive intenção de ler algo dele e esse livro furou a fila somente por que a série vai chegar na Netflix e eu não poderia perder a oportunidade de ler antes.

A trama se passa na Dinamarca e começa com um crime numa fazenda. Uma família toda massacrada de forma brutal e o capítulo termina deixando o leitor curioso pra saber o que aconteceu ali.
No presente, uma jovem mãe é encontrada morta no parquinho e sem uma das mãos. A polícia tem suas suspeitas mas não chega nem perto das suposições que o investigador Hess tira da cena. Com olhar minucioso ela pega detalhes que os outros deixaram passar.
Ele é novo ali na delegacia, vindo de outro lugar por algo que aconteceu em seu passado. Hess vai trabalhar em parceria com a detetive Thulin e os dois formam uma dupla nada comum. São pessoas com comportamentos diferentes e com seus próprios métodos de investigação.
Apesar de Thulin embarcar nas ideias de Hess, é ele que vai se destacar e descobrir a relação das mortes dessas mães com o desaparecimento da filha da ministra, um ano atrás.
Em cada cena de crime, um boneco feito de castanhas é encontrado e neles constam a digital da menina que foi dada como morta.
A polícia insiste que os crimes não têm relação com o sequestro, mas Hess não vai desistir até provar que está certo, ainda que seja cada vez mais mal visto pelos colegas de profissão.

Eu amei esse livro! A trama envolta nos crimes, a inteligência do assassino, a atmosfera criada... Tudo foi perfeito para mim e se encaixaram perfeitamente.
Eu fiquei surpresa pelo culpado e mais ainda que foi uma das únicas vezes que não tentei descobrir nada e só curti a trama. O resultado foi mais que satisfatório!
O final foi eletrizante, me deixou angustiada!
Não vejo a hora de assistir a série, já estou contando os dias.
Favoritado!

site: https://acheiolivroperdiosono.blogspot.com/2021/07/as-sombras-de-outubro-sren-sveistrup.html

Lari 11/06/2021

Primeiro é impossível não notar as semelhanças com the killing, os personagens principais tem muito de Linden e Holder o que foi ótimo, a leitura é dinâmica mas poderia ser menos detalhistas em alguns momentos, acho que há algo em autores nórdicos que sempre arrastam a trama, vale muito a pena!

Anna Sallé 31/05/2021

Sr. Castanha o que tem pra me dar?
Uma história boa. Não dei 5 estrelas porque pra mim o início do livro foi um pouco arrastado e com aquela sensação de filler.

Ambientada na Dinamarca, a história trata de dois investigadores que começam a atuar juntos em casos de assassinato em série de mulheres enquanto paralelamente toda a polícia dinamarquesa respira o mistério do desaparecimento da filha de Rosa Hartung, Ministra do Bem-Estar Social. Muitos personagens vão construindo juntos a história da investigação dos assassinatos e encaixando peças do passado que expliquem o que houve com Kristine Hartung um ano antes.

Achei o livro muito bom do meio para o final mas no início me deu um pouco de preguiça, precisei me empurrar pra avançar. Não fiquei super vidrada na história mas achei o desenrolar do mistério legal, não desconfiei do culpado e achei a construção do motivo dos assassinatos muito boa.

Pra quem gosta de um livro policial "sem compromisso" eu recomendo a leitura.

@wesleisalgado 05/04/2021

Um thriller clean bastante decente
Logo após a leitura sei que vou querer dar uma chance para série The Killing, roteirizada pelo autor.
A atmosfera fria e sombria da Dinamarca, por si só já cria metade da tensão da história. Os personagens que nos guiam, Thulin e Hess, são facilmente gostáveis o que impulsiona demais a leitura. Apesar de ser um livro de 400 páginas, os capítulo são curtos e dinâmicos, poucas vezes caindo no marasmo, sempre tem algo acontecendo. As cenas de assassinato e investigação me lembraram o melhor estilo dos livros da Patricia D. Cornwell, quem gosta da autora vai se identificar aqui. A construção e motivação do assassino, além de sua revelação, são bastantes criveis e não fogem hora nenhuma do proposto. Aliás nenhum dos personagens faz isso e são bastante coerentes com o que nos é apresentado sobre eles.
O clean é porque tudo foi muito limpo e correto, é muito visível que o autor tinha pleno domínio do que queria escrever, passando o tempo inteiro uma sensação de assepsia e segurança ao leitor. Só não foi cinco estrelas, porque achei que o final foi feliz dentro do possível, e preferia que ele tivesse sido mais corajoso e sombrio. Ao menos deixado em aberto. No mais, indico.

bru 30/03/2021

vai catar coquinho sr castanha
Minha quarta leitura em dupla. Quando o título foi proposto, fiz uma coisa que não costumo que foi dar um confere nas resenhas.. fiquei bem animada, pois, é descrito como surpreendentemente bom.

E...

Não!!! Não foi uma experiência tão maravilhosa como descrevem, e nisso, minha dupla de leitura concordou em gênero e grau.

Achei que o livro seria bem brutal e difícil de ler, só que nããããooooo, nesse caso, foi bem fácil e tranquilo.

O que mais me incomodou foi o fato de ter muitos altos e baixos, quando a estória engrenava e dava aquela animada, morria da mesma forma.

O autor é muito detalhista, pra mim, até demais, então isso me deixou bem saturada.

O final foi horrível, não se compara em nada com os momentos de animação do livro.

Não recomendo ?

Leitura em dupla com Lice vulgo Emília.
Marcos 30/03/2021minha estante
?Vai catar coquinho sr castanha? kkkkkkkk

bru 30/03/2021minha estante
me perdoe, foi um momento de catarse ?

portaliteraria 30/03/2021minha estante
Esse livro tem problema de junta, junta tudo e joga fora.

Marcos 30/03/2021minha estante
Kkkkkkkkkkkkkkkk

Rafa 07/03/2021

?Sr. Castanha, onde está? ...?
O livro é intenso, viciante e perturbador. Embora tenha mais de 400 páginas, os capítulos curtos tornam a leitura fluída e dinâmica. O enredo é costurado de forma escorreita, sem brechas ou artifícios. Com certeza, daria um filmaço!