As Sombras de Outubro

As Sombras de Outubro Søren Sveistrup

Resenhas - As Sombras de Outubro

Gustavo Rodrigues 01/09/2022

Dos últimos thrillers que li, acho que esse foi o melhor. Tem pequenos defeitos, mas nada que afete a qualidade geral.

Que história massa. O autor soube muito bem dar voltas e voltas, mas sem perder o rumo central da trama, nem deixar de lado algo importante pra focar em coisas completamente inúteis (como acontece em diversos thrillers).

Os momentos de tensão são longos, e acho que isso é mérito total do autor, que soube bem aproveitar esses períodos. Quando ele decide mostrar a mesma situação por pontos de vistas diferentes, você vai entrando mais na cena a cada capítulo, sendo absorvido aos poucos, e a tensão vai aumentando.

Não achei nada clichê, e passei longe de acertar o(a) assassino(a). Curti o fato da explicação ter sido bem crível, nada muito mirabolante. Obviamente não é algo fácil de acontecer, mas também não é impossível. ?

Só senti falta de uma explicaçãozinha mais aprofundada em um ponto importante, masssss nada que influencie no entendimento geral da história.

Bom de verdade! Vai na fé que tu vai gostar. ?
Carol.Macario 01/09/2022minha estante
Esse livro é muito bom!

Erick457 12/05/2024minha estante
Eu também gostei bastante. É pena que o autor optou fazer a Thulin quase o Superman... Não falha em nada, até pra regar as flores ela tem que ser f0dona. De resto thriller ok.

resenhasdajulia 07/10/2021

Em uma manhã, em um tranquilo bairro de Copenhagen, a polícia descobre o corpo de uma mulher assassinada, com uma das mãos faltando.

Quando mais um assassinato acontece, percebem que estão lidando com um serial killer que mata, brutalmente, mulheres que aparentemente não cuidam tão bem de seus filhos.

A única pista nos casos é que, nas cenas dos crimes, sempre há um bonequinho feito de castanhas. E isso relaciona-se com um caso já resolvido pela polícia: o desaparecimento de Kristine, filha de Rosa Hartung, ministra do Bem Estar Social.

O caso é entregue à detetive Naia Thulin e a seu novo parceiro, Mark Hess.Thulin é ambiciosa e competente, e me conectei muito com ela. Já Hess é um enigma, porque não sabemos o motivo que levou o introspectivo investigador a ser expulso da Europol, mas desde o começo ele foi meu personagem favorito.

Eles terão que correr contra o tempo para descobrirem o que o desaparecimento de Kristine tem a ver com esse serial killer, que sempre parece estar à frente da polícia.

Achei a narrativa muito envolvente, e foi uma leitura fluida e instigante!

Foi um dos livros que mais prendeu minha atenção ultimamente! E eu estava com saudades de ler um thriller tão viciante assim, e que me surpreendesse no final!

Rafa 07/03/2021

?Sr. Castanha, onde está? ...?
O livro é intenso, viciante e perturbador. Embora tenha mais de 400 páginas, os capítulos curtos tornam a leitura fluída e dinâmica. O enredo é costurado de forma escorreita, sem brechas ou artifícios. Com certeza, daria um filmaço!

Gabi 04/11/2021

Um dos melhores thrillers do ano!!!
Daqueles livros: Por que demorei tanto para ler? Quem nunca...

Leitura rápida, instigante. Tu quer saber, tu precisa saber que é o bendito assassino!!!

História muito inteligente, bem construída e com desfecho sensacional.

Me deixou com um gostinho de quero mais. Gostaria muito de novas histórias com o casal de detetives principais.
Letícia 04/11/2021minha estante
amei!! já quero ler

Juliane Raquel 11/02/2022

O homem das Castanhas
Esse é um daqueles suspenses instigantes e muito bem escritos. Achei os personagens interessantes e bem desenvolvidos, nos fazendo entender as motivações de cada um.
Além disso, ficamos a todo momento querendo descobrir quem é o assassino, e no meu caso, sem sucesso, kkkk.
Eu apenas gostaria que o desfecho tivesse sido um pouco diferente em um aspecto, mas isso é algo extremamente pessoal e não interfere em nada na experiência com o livro.
Sem contar que o livro aborda uma temática que eu gosto demais e sempre gera muitos debates, sobre como os acontecimentos da infância impactam diretamente a vida adulta.
É um livro excelente e a adaptação também é muito boa, inclusive sendo bem fiel ao livro.

Vitorcfab 18/01/2022

O Homen Das Castanhas
Uma cidade dinamarquesa é assombrada por uma série de assassinatos, e ao lado do corpo de cada vítima, um pequeno bonequinho feito de castanhas é encontrado, fazendo a polícia suspeitar de um serial killer. Naia Thulin e seu novo parceiro, Mark Hess, são encarregados de resolver esse mistério.

Considero a história desse livro perfeita. É uma investigação criminal muito detalhada, que me pareceu coerente, realista, plausível e com justificativas convincentes até mesmo para os momentos que, a princípio, me pareciam difíceis de acreditar.

É uma história longa, com muitas camadas, que envolve muitos personagens com dramas diferentes, em uma narrativa ágil e cheia de reviravoltas, onde muita, mas muitas coisas acontecem.

Particularmente, amei os investigadores protsgonsitas, a personalidade forte e frieza de Thulin, e o contraponto oferecido por Mark, bem como a amizade que nasce entre eles.

Alguns personagens secundários são ainda mais complexos e interessantes que os protagonistas, com histórias de vida e dramas pessoais muito fortes, como é o caso da Ministra Rosa.

Porém, acredito que no quesito personagens o livro poderia ser muito melhor. Ainda que eu tenha amado eles, os protsgonsitas me pareceram pouco profundos, gostaria de saber mais de suas vidas, seus passados, seus sentimentos. Não os considero rasos, pois saberemos um pouco sobre eles, mas eu queria muito mais, pois senti que a história geral pedia isso, que tinha espaço para isso, principalmente pelo vínculo que criei com eles ao longo da narrativa.

É um livro com muitos personagens, e vários deles podem até se resumir a uma única característica ou drama, mas isso não me pareceu um problema. É possível que, em geral, os personagens não sejam os mais profundos do mundo, mas todos eles atuando em conjunto, conseguiram construir uma história muito mais complexa e cheia de variáveis. E vale lembrar que, aparentemente, o foco do autor era a história mesmo, não os personagens.

Um pouco desse pequeno (bem pequeno) problema, se reflete na escrita. A escrita do autor é deliciosa, que utiliza de frases curtas e diretas para contar uma história ágil e com descrições cruas, que conseguem causar impacto. Porém, senti que essa escrita poderia dar mais atenção para os sentimentos dos personagens em cenas mais importantes, ou narrar com mais detalhes alguns momentos decisivos. Isso passa longe de ser um real problema, mas ainda é algo que eu gostaria de pontuar.

Porém, mesmo que a escrita as vezes me pareça carente de detalhes e sentimentos mais profundos, a fluidez do livro é perfeita do início ao fim. Pelo menos nessa minha experiência de leitura, o ritmo foi perfeito, com uma dosagem de eventos que me agradou muito. Esse livro é a perfeita definição de "page turner".

Vale destacar que o autor também utiliza desse livro para evidenciar um pouco dos crimes contra mulheres e crianças, propondo reflexões interessantes e relevantes, ainda que não sejam tão diretas ou frequentes.

Gostei muito de como tudo se encaixou no final, como todos os eventos e informações tiveram relevância de alguma forma. Também gostei muito do destaque e profundidade dados à alguns personagens nos capítulos finais, com a história atingindo o ápice dramático que eu mais queria.

O assassino me surpreendeu de muitas formas, não apenas quando foi revelado quem era, mas também por seu plano, a forma como manipulou várias situações e fez a história acontecer, estando muito a frente dos investigadores durante boa parte do livro. Essa foi uma das questões difíceis de acreditar, mas teve uma explicação que me convenceu muito, deixando o livro ainda melhor.

--- Os Personagens ---

Naia Thulin. Uma mulher forte, fria, independente, petulante e que sabe se defender. É uma mãe que cuida dos filhos praticamente sozinha, demonstrando ainda mais força. Suas interações com Hess são ótimas e divertidas. Foi fácil gostar dela com essa personalidade.

Mark Hess. Investigador que voltou recentemente para a Dinamarca, após ser demitido da Europol. Está tentando se acostumar com a nova vida, da qual não gosta. Por vezes, ele parece um contraponto à Thulin, mas os dois se complementam. Gosto muito de como ele se aproxima de Thulin e sua família, algo que faz bem para Hess, uma vez que ele nunca teve filhos.

Rosa. Ministra dinamarquesa, que teve sua filha assassinada anos atrás, mas o corpo nunca foi encontrado. Demonstra ser uma mulher que está tentando seguir em frente, ainda que seja difícil. Sua vida profissional e pública são conturbadas por conta desse escândalo. É a personagem com mais carga dramática.

Nylander. Chefe da divisão de crimes hediondos. Sua relação com Thulin não é das melhores, mas tentam manter o profissionalismo enquanto trabalham juntos. Ele é frio e não se impressiona com nada, pois já viu inúmeras coisas ruins ao longo da vida. Também é inteligente e extremamente profissional, mas egocêntrico, cheio de si e arrogante.

Linnus Brekker. Homem que confessou ter assassinado a filha de Rosa, e foi internado em um manicômio. Tem uma mente confusa, infantil, com nítidos problemas psicológicos e que não consegue se lembrar com clareza de alguns episódios de sua vida.

Laura Kjaer. Uma das mulheres assassinadas. Ela perdeu o marido e depois disso passou a se relacionar com outro homem. Depois desses eventos, seu filho Magnus passa a demonstrar alguns problemas comportamentais.

Magnus. Uma criança problemática, que não gosta de contato com outras pessoas, não consegue falar e claramente sofreu muito desde que o pai morreu e a mãe passou a se relacionar com outro homem.

Jansen. Outro investigador e parceiro de trabalho de Marten Ricks, que foi assassinado. A perda do amigo mexeu muito com seu psicológico.
Lucas 18/01/2022minha estante
A série é bem legal !

Gab Fusaite 02/03/2024minha estante
nossa comecei esse hoje, tô me coçando pra ler seus spoilers ??

diversao. 03/03/2024minha estante
KKKKKKKse segura amg!! esse livro é maravilhoso

Maria 30/03/2024minha estante
Eu entendi que ela inventou aquela história sobre a menina na escola, mas soltaram um nome lá aleatório no meio, achei mal contado também?

Cley 28/01/2020

"Sr. Castanha, onde está?
Sr. Castanha, o que tem para me dar?
Aqui estou, aqui estou, tenho castanhas para dar..."

Um assassino frio aterroriza Copenhague, e sua assinatura é deixar um pequeno boneco artesanal feito de castanhas e palitos de fósforo perto do corpo mutilado de sua vítima. Em um exame feito pelo departamento forense, descobrem a digital da filha da ministra Rosa Hartung em um boneco. A filha de Rosa desapareceu um ano antes, foi dada como morta e o assassino confessou o crime, foi preso e o caso foi encerrado. Os crimes e o caso Hartung têm conexão, mas qual seria?
A detetive Thulin e o det. Hess precisam solucionar esse caso o mais depressa possível, antes que o assassino faça mais vítimas.

A escrita do Sveistrup é concreta e objetiva. Os capítulos são breves e há cliffhanger, ou seja, momentos cruciais que deixam o leitor curioso para saber o que vai suceder.
Os diálogos são incisivos, e se tratando de uma investigação, isso é um ponto mais que positivo.
A investigação é realizada pela Thulin e o Hess. Desses, quem se destaca é o Hess, ele que tem as melhores sacadas, ideias, e quem tem um passado obscuro. Thulin me chateou em certos momentos, e percebi que ela não estava tão empenhada nos casos como era para estar.

O assassino de longe é um dos mais inteligentes que conheci ao longo das minhas leituras de thrillers. Ele sempre está a um passo à frente da polícia e suas motivações são bem complexas.
Os personagens secundários são bem aproveitados e uma boa dose de dúvida é adicionada em relação ao caráter de muitos.
O final foi satisfatório, mas eu aprovaria se houvesse mais destaque nas motivações da pessoa que estava realizando os crimes. Julgo também que houve certa demora em voltar a um acontecimento que ocorre no início do livro.

Uma obra que fala sobre pequenas ações, por mais que sejam inocentes, pode destruir a vida de uma pessoa. Conviver com a culpa é algo estarrecedor, não importa quanto tempo passe, o passado sempre volta para cobrar, e por muitas vezes com sangue e lágrimas.
Angélica Patriano 14/02/2020minha estante
Se você indica o assassino como um dos melhores que já leu, vou adquirir!

Cley 15/02/2020minha estante
É que gosto (na ficção) de assassinos que estão um passo a frente da polícia. E esse está a muitos passos rsrs...

Lucia.Ferreira 28/08/2020minha estante
Uma trama densa e intensa, um assassino inteligente, muito.motivado, e os investigadores são muito carismáticos. Melhor livro até agora esse ano. E o autor não tem dó de violência!

Marcal4 11/06/2023

Tensão pura
Esse livro sabe construir momentos de tensão e te faz criar milhões de teorias. Super recomendo para quem gosta desse gênero.
Drika |@floreios.e_borroes 11/06/2023minha estante
Muito bom esse livro!

Lucas Almeida 24/01/2023

Um bom livro, mas nem tanto.
Soren consegue te manter preso à história de maneira bastante eficaz, e por isso, as quatro estrelas. Pode-se dizer que, de modo geral, é um bom livro, mas algumas coisas me incomodam bastante. São diversas pontas soltas, questões sem muita explicação, e o principal: não há um verdadeiro desenvolvimento dos personagens. Todos soam como figurantes rasos; por essa razão, é praticamente impossível se importar com o rumo de qualquer um deles. O prazer consiste unicamente em descobrir quais serão os rumos da investigação, e ao menos essa angústia, o autor consegue lapidar com perfeição.

bru 30/03/2021

vai catar coquinho sr castanha
Minha quarta leitura em dupla. Quando o título foi proposto, fiz uma coisa que não costumo que foi dar um confere nas resenhas.. fiquei bem animada, pois, é descrito como surpreendentemente bom.

E...

Não!!! Não foi uma experiência tão maravilhosa como descrevem, e nisso, minha dupla de leitura concordou em gênero e grau.

Achei que o livro seria bem brutal e difícil de ler, só que nããããooooo, nesse caso, foi bem fácil e tranquilo.

O que mais me incomodou foi o fato de ter muitos altos e baixos, quando a estória engrenava e dava aquela animada, morria da mesma forma.

O autor é muito detalhista, pra mim, até demais, então isso me deixou bem saturada.

O final foi horrível, não se compara em nada com os momentos de animação do livro.

Não recomendo ?

Leitura em dupla com Lice vulgo Emília.
Marcos 30/03/2021minha estante
?Vai catar coquinho sr castanha? kkkkkkkk

bru 30/03/2021minha estante
me perdoe, foi um momento de catarse ?

portaliteraria 30/03/2021minha estante
Esse livro tem problema de junta, junta tudo e joga fora.

Marcos 30/03/2021minha estante
Kkkkkkkkkkkkkkkk

Altieris 03/08/2021

As Sombras de Outubro (O Homem das Castanhas) - Soren Sveistrup
Perto de um boneco feito de castanhas e palitos de fósforo, há o corpo de uma mulher morta sem uma das mãos. Após a equipe forense examinar tudo, a única pista encontrada e considerada relevante é uma impressão digital no boneco. Contudo, inexplicavelmente, a digital pertence a uma pessoa considerada morta, cujo assassino encontra-se preso.

Poucos dias depois, uma outra mulher é assassinada, mas dessa vez o assassino levou não uma, mas duas mãos da vítima. Na cena do crime também é encontrado um boneco de castanhas com a mesma digital do primeiro caso. Nesse ponto, fica claro que se trata de um serial killer e nada indica que ele pensa em parar só neste dois.

A investigação é feita por uma dupla pouco provável, a detetive Naia Thulin e seu novo e temporário parceiro Mark Hess. Thulin é extremamente competente e focada na investigação. Já Hess apresenta-se como um personagem enigma, pouco se sabe sobre o porquê dele ter sido transferido para Copenhague.

A leitura é imersiva durante a investigação, o uso de pistas falsas para enganar durante a leitura é usada com qualidade, sem exagero e as motivações dos envolvidos se mostraram bem convincentes.

Soren Sveistrup escreveu um livro do gênero noir nórdico de investigação criminal de ótima qualidade, uma vez que a leitura flui facilmente e a investigação não se perde em por menores insignificantes, mantendo o ritmo agradável. Além do crime em si, o autor também toca em temas como relações familiares, violência doméstica e o papel do estado na proteção de crianças.

Enfim, o livro "As Sombras de Outubro" também conhecido como "O Homem das Castanhas" (Eu confesso que não entendi o porquê, no Brasil, o livro mudou tanto o seu nome assim) foi uma leitura excitante e recomendo àqueles que gostam de investigações criminais bem desenvolvidas com finais intrincados.

Priih | Blog Infinitas Vidas 04/11/2021

Um thriller ágil e envolvente, daqueles de roer as unhas :)
Um dos apelos comerciais de As Sombras de Outubro reside no fato de que seu autor, Søren Sveistrup, é o roteirista de uma série famosa, The Killing. E você nota que ele é um roteirista sem demora: os capítulos do livro são ágeis e curtinhos e as cenas têm fluidez, de modo que a história avança em um ritmo bastante intenso.

Na trama, uma sequência de assassinatos brutais passa a acontecer em Copenhague: as vítimas são mulheres na casa dos 30 anos que são encontradas visivelmente torturadas e com partes do corpo amputadas. O algoz é astuto e não deixa vestígios, com exceção de uma pequena assinatura: um bonequinho feito de castanhas. Na corrida para descobrir o culpado temos uma dupla de detetives: Naia Thulin, uma investigadora talentosa que almeja uma transferência para o núcleo de crimes cibernéticos da polícia e deseja conseguir um carta de recomendação; e Mark Hess, que é na verdade um agente da Europol afastado e só está em Copenhague enquanto espera a decisão do chefe sobre seu futuro. [...] Além dos assassinatos, temos uma terceira peça-chave no quebra-cabeça. Os bonecos de castanha contém uma impressão digital surpreendente: a de Kristine Hartung, filha da ministra do Bem-Estar Social, Rosa Hartung, que foi dada como desaparecida e morta um ano antes. São esses elementos que Søren Sveistrup utiliza para construir uma trama cheia de conexões e pistas ocultas. A narrativa é em terceira pessoa e acompanha diferentes personagens, focando principalmente em Thulin, Hess, Rosa e, nas cenas de assassinato, nas vítimas.

Apesar de Hess e Thulin serem muito competentes, eu não gostei tanto da dinâmica de parceria dos dois. Não senti que eles deram match em personalidade e modo de agir, então ficou difícil torcer por algum tipo de camaradagem ou até mesmo shipp. Thulin é uma personagem que não me desceu. Ela é antipática e azeda, sendo difícil de gostar. Porém, feminista como sou, também não pude deixar de problematizar essa minha sensação. Afinal, Søren Sveistrup é um autor homem, e sabemos que mulheres são muito mais cobradas a serem afáveis, sorridentes e simpáticas, então eu tentei me policiar pra não basear minha conclusão sobre Thulin somente nesse aspecto subjetivo. Dito tudo isso e excluindo a personalidade dela da jogada, me incomodou demais que ela tenha se comportado como se fosse superior a Hess – ainda que, na maior parte das vezes, ele tenha conclusões melhores que as dela e seja bem mais responsável pelos avanços da investigação na direção certa.

[...] As Sombras de Outubro é um romance policial raiz, daqueles que fazem você devorar as páginas e roer as unhas. Há cenas de ação, planos sendo colocados em prática, uma investigação cheia de perigos e um suspense que permeia o livro do início ao fim: Kristine Hartung está viva? Ao mesmo tempo em que o leitor fica aflito pelo perigo que as futuras vítimas correm, existe também a curiosidade acesa pra saber qual a conexão de tais assassinatos brutais com a família da ministra. E Søren Sveistrup faz um trabalho muito bom em conectar todos esses elementos de forma que a história se mantenha hipnotizante (mesmo com alguns defeitinhos e cenas mais amadoras dos policiais hahaha!). Recomendo muito pra quem curte o gênero!

site: https://infinitasvidas.wordpress.com/2021/10/13/resenha-as-sombras-de-outubro-soren-sveistrup/

Mari 15/07/2022

Romance policial incrível
Fazia tempo q eu não lia um romance policial tão bom!
Sem situações mirabolantes e irreais.
Drama bem construído, personagens com varias camadas.
Acredito q até quem nao gosta do genero deveria ler, de tao bom!

Simone de Cássia 20/08/2021

Excelente livro. Estou na fase de gostar de séries nórdicas e esse livro lembra muito a "The killing". Detetives com vida pessoal complexa, cenários desoladores, personagens estranhos e um assassino cruel! O motivo de toda a trama também foi muito criativo e facilmente crível. E tudo vai sendo mostrado ao leitor de forma  crescente, mantendo o suspense e a adrenalina. No final vemos as coisas sendo "costuradas"  de um jeito que a gente se surpreende. Ótima escolha!
Tereza 21/08/2021minha estante
Então deve ser excelente mesmo! The Killing é perfeita :)

Simone de Cássia 22/08/2021minha estante
É " nosso"... Né, Riva?? Rsrs

Tereza 23/08/2021minha estante
Tenho o ebook dele!! Rs! Depois dos de vcs que estão aqui, será o próximo! :)

Jussara Marcossi 19/04/2023minha estante
Uai, mas é do mesmo autor do roteiro de The killing!