As Sombras de Outubro

As Sombras de Outubro Søren Sveistrup

Resenhas - As Sombras de Outubro

Paula 08/04/2023

Amei a leitura. Amei a história, o contexto, o suspense, as reviravoltas.. não acertei nem de perto o assassino, kkk.
E que final!!
Passei raiva, rui as unhas, fiquei com o coração apertado e me emocionei.
Super recomendo.

Barbara 27/08/2021

MARAVILHOSO!
Que suspense policial incrível! Me surpreendi com o desfecho sobre o assassino. A história é muito bem contada e tudo vai se encaixando no decorrer da trama. Daria até mais de 5 estrelas se pudesse.

Carla 03/10/2020

Momentos bons
O livro do escritor dinamarquês que acompanha o desfecho de crimes de um serial killer tem muitos momentos bons, uma trama envolvente e um desfecho esperado. Não há grandes reviravoltas e até mesmo o assassino não surpreende tanto, tendo em vista que o universo da trama tem poucos personagens.
Essa história é ótima para ser contada no cinema pq, na verdade, não precisaria de tantas páginas assim, não!
Considerei os personagens pouco desenvolvidos, mas isso não atrapalha a trama.

IsmaelJsa 29/06/2023

Tenso
A narrativa é ágil e cheia de reviravoltas, o que mantém o ritmo acelerado do livro. Os capítulos são curtos e terminam sempre com um gancho que te faz querer devorar mais e mais páginas. A escrita de Sveistrup é habilidosa em criar suspense e mistério, deixando você ávido por respostas.

Os personagens também são bem integrados e são complexos. A protagonista, Naia Thulin, é uma detetive determinada e astuta, enquanto seu parceiro, Mark Hess, traz uma aura enigmática e uma inteligência afiada. A dinâmica entre eles é fascinante e mantém o interesse do leitor ao longo da história. entrando em uma busca incessante atrás de um serial killer brutal que deixa pistas enigmáticas.
As reviravoltas são surpreendentes e vão te deixar sem palavras.

Elton 12/09/2020

Essencial
Melhor livro que eu li este ano. Um thriller muito bem escrito, que segura inúmeros mistérios até momentos derradeiros e explica tudo à base de investigações cuidadosas. Personagens bem construídos. Tudo é milimétrico nele.

mirna 25/04/2020

As Sombras de Outubro
Do jeito que gosto!
Eletrizante, coerente, fácil leitura, todas as pontas fechadas.

Iasmyn 30/03/2022

Thriller dos bons!
Que livro é esse! Bem escrito, suspense do início ao fim, drama policial incrível, te prende durante toda a leitura, as cenas são muito bem escritas, parece que estava na história, final bem elucidado, sem pontas soltas, e que final, fiquei satisfeita! Já é favorito do ano!

Tati 29/11/2021

Otimo livro
Gostei bastante da leitura, foi um leitura fluida, vale a pena a leitura.
Agora assistir a adaptacao pra ver quando fiel foram ao livro.

Jessica1248 20/04/2023

As Sombras de Outubro - O livro que inspirou a série da Netflix "O Homem das Castanhas"
O livro é um baita thriller capaz fazer o leitor querer desvendar o incrível emaranhado de pistas e suspeitas contraditórias que vão aparecendo a cada capítulo da história. O suspense se faz no rastreio de evidências de um crime que se liga a outro, e de repente vemos que temos uma caçada a um serial killer. Foi emocionante e arrepiante, com a história entregando ao leitor muitas peças (cheias de sangue) para montar o quebra-cabeça dos crimes. Esse livro se destaca pela forma como os personagens (humanizados!!!) chegam às soluções e raciocínios de modo a quebrar a lógica direta e o pensamento único. Estamos diante de pessoas que pensam, agem e concluem de modos diferentes um mesmo questionamento. É uma trama que cresce, que apresenta camadas em um crescente absurdamente fantástico. Aqui temos um personagem mais audacioso que o outro, que trazem pontos humanos e problemas que envolvem a moral e as ideologias de cada um. Tudo é extremamente natural e fácil de assimilar. Temos ainda um plot twist sensacional, com o desenrolar das provas e, principalmente, com a forma crível com que o escritor nos entregou a resolução do mistério. É eletrizante, fascinante, maravilhoso!

Priscila 18/05/2024

Excelente mistério
Estava há tempos procurando um bom livro de mistério. No começo pensei que seria boneco de neve, que eu achei nem medíocre, felizmente eu me enganei.

Helder 08/10/2022

Um thriller de respeito!
Volta ao Mundo – 38º país – Dinamarca

Os países nórdicos são famosos por seus thrillers, então achei interessante incluir um thriller como um dos livros dinamarqueses de meu projeto Volta Ao Mundo e foi uma ótima decisão, pois há tempos eu não pegava um thriller que me prendesse tanto na leitura.
Sombras de Outubro aparentemente conta 3 histórias paralelas que acabam se juntando em um final bem amarrado e até surpreendente.
Mulheres começam a aparecer brutalmente assassinadas. O assassino as espanca, decepa as mãos e normalmente deixam um boneco de castanha na cena do crime.
Como colaboração ao meu projeto Volta Ao mundo, talvez somente os Bonecos de Castanha e a neve dinamarquesa tenham me trazido alguma experiência mais específica da vida na Dinamarca, já que não temos isso por aqui, porém mesmo assim, ler este livro foi uma ótima experiência.
Acontece que já no primeiro crime, o legista encontra neste boneco de castanha impressões digitais de uma menina que foi sequestrada e aparentemente morta no ano anterior.
Esta garota era filha da ministra do Bem-estar Social, que somente agora está se recuperando da perda e voltando a trabalhar.
A polícia dinamarquesa conseguiu encontrar e condenar o assassino desta garota, porém o corpo da menina nunca foi encontrado.
Surgem as dúvidas então. Qual a ligação destes assassinatos com a menina desaparecida? Qual a ligação entre os crimes, já que a princípio as vítimas não tinham nada em comum? Será que a menina está viva e condenaram um inocente? E, se ela está viva, onde ela está por todo este tempo?
A investigação, como sempre é feita por policiais com problemas pessoais em seu passado, mas nada contra este clichê. Aqui temos Naia Thulin que é mãe solteira e busca uma promoção na polícia e Mark Hess que trabalhava na Europol e foi obrigado a voltar para casa devido a um problema de insubordinação. No começo os dois se estranham, mas com o tempo vão se completando com seus conhecimentos durante a investigação e assim o autor vai nos conduzindo na narrativa cheia de surpresas e nos fazendo desconfiar de muitos personagens.
Mas confesso que a história é tão inteligente que foi até possível fazer suposições sobre possíveis assassinos, mas eu nunca conseguia casar um motivo ao suspeito. E no fim, nada tinha me preparado para a real identidade do assassino e adorei ser enganado.
Que fique um aviso aqui: O livro tem algumas cenas bem fortes e difíceis de ler, devido a extrema violência, então esteja preparado para muito sangue.
Para mim só houve um momento de inverossimilhança na solução, porém comprei todo o resto da explicação dos motivos do assassino e de como ele conseguiu planejar e organizar todos seus crimes. Tudo muito bem explicado.
E ainda terminei o livro refletindo sobre o peso que uma atitude impensada pode ter na vida de terceiros e acabar retornando como um terremoto para nossa própria vida.
Bora lá ver a série agora...

Laila Laudina 25/10/2021

#ResenhasLabirinto
O livro se passa Copenhagen em outubro com bastante chuva e neve. Quando o corpo de um mulher é encontrado com ferimentos terríveis e sem explicação, e a única pista é um boneco de castanha encontrado próximo ao corpo.
O livro se inicia fazendo um flashback mostrando um caso repleto de assassinatos brutais ocorrido em 1989, após esse primeiro capítulo voltamos a atualidade com novos casos que deixam a polícia local em um beco sem saída.
Com o primeiro caso citado no início do post a pista que tinham revelou uma impressão digital fazendo um caso de desaparecimento seguido de assassinato já resolvido ser colocado à prova se realmente a polícia tinha o resolvido.
Após esse assassinato acontecem vários outros, as vítimas sempre sendo mães de crianças que aparentemente sofrem algum tipo de abuso, como físico e sexual. E as vítimas sempre tem partes do corpo decepados como mãos e pés.
E o ponto forte sempre é a principal pista deixada pelo próprio assassino que sempre são bonecos de castanha contendo a mesma impressão digital da criança desaparecida e assassinada em outro crime.
O autor conseguiu leva bem a narrativa pois em nenhum momento eu desconfiei do verdadeiro assassino que sempre estava bem diante dos olhos de todos e sua motivação deixa qualquer leitor de queixo caído. Ele trás personagens bem construídos e marcantes. É claro o crime que ocorreu em
1989 tem relação com nosso assassino das castanhas.
Eu recomendo o livro ele é muito bom, porém tem passagens muito fortes as pessoas que não gostam e são sensíveis a esses temas eu não recomendo a leituras mas aos amantes de uma boa ficcao policial esse é o livro, prende muito e entrega o que prometeu.

Camila Vieira 05/07/2020

Resenha publicada no Leitor Cabuloso

site: http://leitorcabuloso.com.br/2020/06/resenha-as-sombras-de-outubro-soren-sveistrup/

Kate Dias 08/11/2021

Enrolado em algumas cenas mas muito bom!
Thriller bem desenvolvido com algumas cenas pesadas/descritivas.
Uma corrida contra o tempo para que não haja mais vítimas, onde sempre surgem bonecos Sr. Castanha como assinatura do assassino.

Fui feita de trouxa sim!
O Autor jogou a culpa para algumas pessoas e eu não adivinhei quem seria.

Houve duas coisas que me incomodaram na história.
Primeiro foi a perseguição contra o detetive Hess, tipo isso foi a história toda, do começo ao fim.
Segundo foram as partes excessivamente longas e maçantes, certas coisas que poderiam terem sido cortadas sem prejudicar a história. Repetir a mesma coisa várias vezes por órbitas diferentes também me incomodou.

Mas é um bom livro, um pouco pesado e arrastado, mas recomendo a leitura.

Anny 22/10/2021

? Num dia de outubro, em Copenhagen, uma mulher é encontrada brutalmente assassinada e ao lado de seu corpo tem um boneco feito de castanhas. Para complicar ainda mais, encontram nesse boneco uma digital de uma menina que foi dada como morta, e seu assassino foi preso após confessar o crime. Depois de mais casos de mulheres assassinadas da mesma forma, todas encontradas com o boneco ?sr. castanha?, os detetives responsáveis pelo caso começam a questionar se esse serial killer também pode estar envolvido com o desaparecimento da criança.

?? O autor é o roteirista de ?The Killing?, que foi uma série bastante aclamada. E ao ler esse livro parece que se trata de um filme ou série transcorrida, pois o ritmo da narrativa é bem acelerada, que nos faz devorar a história mais rápido.

? A história do livro virou série na Netflix recentemente com o nome ?O Homem das Castanhas?. Eu assisti após ler e parecia que eu estava lendo o livro novamente de tão semelhante que é. Para quem tiver interesse em ler, recomendo que faça antes de assistir à série e não o inverso.

? O livro é tão instigante que na versão digital tem quase 600 páginas e não dá pra sentir que leu tudo isso. Achei um ótimo suspense, daqueles com final surpreendente. Da metade do livro em diante, mais ou menos, eu apostei minhas fichas em uma pessoa como sendo o serial killer e no final era alguém que nem me passou pela cabeça. Amei a história! Recomendo demais!