As Sombras de Outubro

As Sombras de Outubro Søren Sveistrup

Resenhas - As Sombras de Outubro

Marcela.Enaile 29/01/2023

Leitura obrigatória para fãs de thriller policial
Comecei a ler esse livro por conta da série na Netflix. Mas optei por ler primeiro o livro e depois ler.
O livro em si começa com um ritmo meio lento, alguns fatos são apresentados, mas até então você não consegue fazer uma conexão.
Cada personagem, sua história e motivação vão sendo apresentados aos poucos. A maneira como a relação da dupla Thulin e Hess se desenvolve é incrível. Primeiro duas pessoas que não se dão bem, mas após a metade do livro começam a ser dar melhor.
Os casos vão acontecendo aos poucos e várias pistas vão aparecendo. Hess é extremamente inteligente e vai criando várias hipóteses.
O final do livro é bem planejado, há um plot que vai fazer sua cabeça explodir (mas pode ser que você já tenha uma ideia vaga de onde o suspeito trabalhe, ou não). Surgem várias suposições de quem é o suspeito.
Após a metade do livro você simplesmente não vai querer parar de ler. Para fãs de thriller policial, esse livro deve ser leitura obrigatória.

Luma.Pacheco 24/07/2022

???
Me tirou de uma belo hiato literário, viciante e mind blowing? A leitura é fluida e cada plot twist me tirava o sono de um jeito diferente. O final é surpreendente na medida certa, sempre tenho medo de me decepcionar com o final desse tipo de livro, que às vezes é tosco demais e às vezes é absurdo demais, esse não, surpreendente e crível na mesma medida? 10/10

Mari 15/10/2023

Castanheira macabra
Quase 500 páginas e nem vi passar: mistério bem construído, sem final forçado só pra promover uma reviravolta, já faz valer a pena.
Tem uma pegada parecida com The Killing mesmo, mas não estraga a experiência.
Não tem muita variação das consagradas fórmulas do gênero - uma série de crimes com alguma coisa em comum, pistas parecem ir pra um lado, mas ficam pontas soltas que desafiam uma dupla de detetives inicialmente hostis um com o outro. Ainda assim, tem um bom fio condutor pra sustentar o calhamaço. Vale demais a leitura.

Rafa 09/07/2021

Em uma manhã tempestuosa em um tranquilo bairro de Copenhagen, a polícia faz uma descoberta sinistra: o corpo de uma mulher brutalmente assassinada, com uma das mãos faltando. Sobre ela está pendurado um pequeno boneco feito de castanhas. O caso é entregue à ambiciosa detetive Naia Thulin e a seu novo parceiro, Mark Hess, um investigador introspectivo que acabou de ser expulso da Europol. Logo se descobre uma evidência ligando o sr. Castanha a uma garota desaparecida há um ano: a filha da política Rosa Hartung. O homem que confessou tê-la sequestrado e assassinado está atrás das grades e o caso foi encerrado há tempos. No entanto, quando novas vítimas e novos bonecos aparecem, Thulin e Hess acham cada vez mais difícil ignorar a conexão entre o caso Hartung e o novo serial killer. Mas que conexão seria essa? E como impedir o assassino de continuar sua caçada, se ele parece sempre um passo à frente da polícia?

O assassino desse livro, com certeza, é um dos mais inteligentes e meticulosos com que eu já me deparei em uma leitura!!!! Realmente foi um grande desafio para os dois detetives conseguirem descobrir sua identidade e toda sua motivação!!!

A história toda é bem complexa e envolve vários fatores. Tentar achar uma ligação entre as vítimas e entre os dois casos explorados realmente foi difícil. Parecia que os detetives estavam num labirinto e saída era quase impossível de achar!! Mas quando tudo começa a ficar elucidado, uma história excepcional começa a tomar forma!!

Foi impressionante como o autor conseguiu conectar tudo, sem deixar pontas soltas e mantendo o clima sombrio e de suspense o tempo todo. Gostei como ele explorou a vida pessoal de todoso os personagens!! Ajudu mundo a explicar toda a história!! Fui muito surpreendido com o final em relação à identidade do assassino!! Não pensei em momento algum que fosse aquela pessoa. Mas fez muito sentido!!!

Sou muito fã de thrillers nórdicos e As Sombras de Outubro entra pra galeria dos melhores que eu já li!!!

Tem resenha no canal!!! Link na bio!!!

site: https://www.instagram.com/p/COyfRDRrhSb/?utm_source=ig_web_copy_link

Eliete 15/11/2021

Um livro bem construído com personagens sólidos. Gostei muito da trama e do desfecho da história, me convenceu.
A narrativa às vezes se perde em detalhes desnecessários mas isso não atrapalhou em nada minha experiência.

Vanessa1074 16/06/2023

Sr° Castanha
O livro já começa de um jeito impactante que me deixou presa querendo saber como e porque aquilo aconteceu. Durante a leitura vai acontecendo várias outras coisas que eu me pegava pensando como aquilo tinha haver com o início da história, mas depois todas as pontas vão se ligando de uma forma surpreendente.
Simpatizei de primeira com a Thullin e com o Hess eles formaram uma aquipe fod@ demais, em nenhum momento a leitura foi cansativa muito pelo contrário, sempre que eu pegava no livro eu não aueria parar de ler, e no final tudo se encaixou perfeitamente.

Natália 09/11/2020

SURPREENDENTE
Certa manhã de Outubro, a polícia faz a descoberta do corpo de uma mulher brutalmente assassinada e espancada, com uma das mãos faltando. Perto do corpo está um boneco feito de castanhas. O caso é entregue para a detetive Naia Thulin e o seu novo parceiro, Mark Hess, um investigador que acabou de ser expulso da Europol.

As pistas estão frias e, para piorar, uma única digital é descoberta no Sr. Castanha. O problema é que essa digital é algo impossível, visto que é de Kristine, filha da política Rosa Hartung, que desapareceu um ano atrás e teve seu caso concluído após um homem ter confessado que a sequestrou e matou.

A polícia fica apreensiva com essa evidência, acreditando que pode ser somente uma coincidência, mas novos corpos são encontrados, sempre com um boneco ao lado. Basta descobrir agora se o caso da garota e dos novos corpos estão interligados ou não.

O enredo é perturbador e bem construído. Todos os personagens foram essenciais, mas ver o desenvolvimento dos detetives principais do caso foi incrível. Eles tinham dúvidas e passaram por muitos problemas, isso tudo só me fez simpatizar ainda mais com cada um.

Não fiquei entediada em nenhum momento da leitura. A escrita do autor é extremamente fluída e amei a forma como ele laçou todos os casos e não deixou nenhuma ponta solta. As reviravoltas foram incríveis e me surpreendi cada vez mais ao longo dos capítulos, sempre pensando que iria acontecer uma coisa e constatando que estava terrivelmente enganada.

Conforme os capítulos iam passando, o suspense e a tensão ficavam ainda mais fortes. Recomendo fortemente essa leitura para todos os fãs do gênero, lembrando que contém alguns gatilhos e a forma como as mortes são descritas são tão detalhadas que podem afetar o leitor de alguma forma.

site: https://www.instagram.com/bibliotecadanah/

Luciana.Pereira 10/01/2021

Por várias vezes tive que pausar a leitura.
A história é boa, mas o livro poderia ser mais objetivo.

Rittes 04/05/2020

Sr. Castanha, onde está?
Se você gosta de suspense policial, não pode deixar de ler este livro. Só direi isso.

Bru Fátima 13/08/2020

Eu sobrevivi a mais de 400p e nem percebi, pois e?, confesso que muitas pa?ginas me assustam. Um suspense policial em uma trama que nos envolve ate? o pescoc?o. ?
Uma carnificina aconteceu em 1989 e aparentemente foi resolvida naquela mesma e?poca. Mas as vezes a vinganc?a pode ficar adormecida por ano antes de invadir a vida das pessoas e as tira?-la de la?.?
Ha? um ano, Rosa, a ministra do bem estar social teve a filha sequestrada e desaparecida, o caso foi resolvido depois da confissa?o do assassino e alguma provas incriminato?rias encontradas.?
Agora, um novo caso de assassinato e? investigado, a frente dele esta? a detetive Thulin e seu parceiro Hess. Mas na?o para no primeiro. O que em comum teriam as vi?timas? Qual a ligac?a?o delas? E como um boneco de castanha liga esses casos ao caso da filha de Rosa??
Thulin e Hess correm contra o tempo para desvendar os assassinatos e ainda encontrar qual a ligac?a?o deles com A ministra Rosa. Mas o assassino esta? sempre um passo a? frente.?
E se toda a investigac?a?o e conclusa?o dos casos anteriores na?o tivesse passado de um equi?voco? Ou uma grande armadilha! Nessa caso ningue?m esta? a salvo. E uma mentira de crianc?as pode ter iniciado uma bola de neve, que sera? difi?cil de ser parada.?
Eu amei o livro, na?o comprei os casos desvendados de cara, achava que o servic?o havia feito de qualquer jeito e com muitas pontas soltas. Fui facilmente enganada por falsas pistas e suspeitos. Pore?m antes da grande revelac?a?o eu ja? tinha pensado na pessoa certa, alia?s o livro sinalizar tanta confianc?a nessa pessoa que a gente so? percebe que e? uma pista depois.?
Amei o desfecho, eu queria muito aquele final, muito mesmo. Gostei dos personagens, principalmente de Hess, sujeito inteligente e sofrido. A trama no geral foi muito bem articulada! Fa?s de livros policiais leiam!?

Vivi 25/02/2023

Muito bom, mas um pouco pesado.
Narrativa muitíssimo fluida, com capítulos bem curtinhos e acontecimentos muito bem amarrados. Praticamente não ficam pontas soltas na conclusão. Tem alguns gatilhos mas em resumo, é um ótimo suspense.

Juju 18/06/2020

Do roteirista da série The Killing mais um trabalho impecável!
Søren Sveistrup é o roteirista dinamarquês da aclamada série policial The Killing, em minha opinião uma das melhores séries de investigação já concebidas, disputando o posto ao lado de The Sinner. Portanto foi uma grande surpresa quando me deparei com este livro, e obviamente não pude me conter e logo o adquiri para iniciar a leitura!
Em minha mais sincera opinião trata-se de um dos melhores livros do gênero que eu já tive o prazer de ler, simplesmente inteligente e completo. Os personagens principais, os detetives Mark Hess e Naia Tulin são brilhante e formidáveis e a investigação corre de maneira alucinante sempre levantando dúvidas e levando à formulação de novos teorias que uma após uma vão caindo por terra. Ainda assim, o livro possui uma cadência agradável de modo que não se torna monótono ou desinteressante em ponto algum. Aqui vemos o quão longe poderia ir um ser humano sedento por vingança, ao ápice da violência, regredido ao seu "eu" mais primitivo e sanguinário.
Admito que solucionei o mistério e desvendei o assassino, sério mesmo! E por este feito me vi extremamente satisfeita e orgulhosa, hehe :) Indico o livro para os amantes de uma boa investigação policial repleta de emoções, reviravoltas e descobertas pertinentes, simplesmente maravilhoso! Adoraria vê-lo em uma adaptação para a televisão em formato de série.

site: Skoob

katyblanchett 12/03/2023

Então?.
Incrivel como o que funciona para uns não funciona para outros, né

Primeiramente quero começar dizendo que: 2 MESES PRA TERMINAR UM LIVRO isso nao existe!!!

Segundo? vamos la, vou tentar ser breve.
Eu particularmente achei uma leitura extremamente cansativa. Toda hora aparecia um personagem diferente, com situações diferentes, e por mais que o autor tenha conseguido amarrar bem um ponto ao outro, isso me irritava DEMAIS!! Cada vez q ele introduzia um personagem novo eu revirava os olhos sjskksks
Outro ponto que me fez nao gostar tanto do livro foi a sensação de que o autor queria muito impactar. Pela forma como ele narrava as mortes ou os fatos mais tensos, e isso particularmente nao cola comigo?.

O final eu consegui pegar com mais rapidez porque nao aguentava MAIS tanto lenga lenga, mas confesso que me surpreendeu.

No mais, to decepcionado com a leitura. Mas realmente acredito que não tenha funcionado comigo, visto que ele é bem aclamado aqui nos reviews hahsjkskskdkdd
Mas é isso ne

Valéria Cristina 11/11/2020

Eletrizante
Um dos melhores triller que já li. Um grande exemplar o gênero. História instigante, personagens muito bem desenvolvidos e um final surpreendente!