Capitães da Areia

Capitães da Areia Jorge Amado

Resenhas - Capitães da Areia

Graziele20 30/04/2024

CAPITÃES DA AREIA
?= " O que ele queria era felicidade, era alegria, era fugir de toda aquela miséria, de toda aquela desgr@ça que os cercava e os estr@gulava. Havia, é verdade, a grande liberdade das ruas. Mas havia também o abandono de qualquer carinho, a falta de todas as palavras boas."

?= Esse livro apresenta a triste história de jovens garotos que vivem nos trapiches da cidade de Salvador. Crianças pobres, sem pais, mães ou qualquer figura de autoridade e carinho em suas vidas, que precisam viver a vida como adultos, pondo fim assim a qualquer chance de ter uma infância normal e realizando crimes para suprir suas necessidades.

?="Roubaram para comer porque todos estes ricos que têm para botar fora, para dar para as igrejas, não se lembram que existem crianças com fome..."

????=Vou iniciar falando sobre a minha relação com os meninos. Eu criei uma proximidade enorme com essas crianças que tiveram sua liberdade (e vida) roubada, e (não me julguem) mas eu passo pano total para eles. São jovens que tiveram suas vidas destruídas e que não têm nenhum tipo de afeto no meio pessoal, seres que estão simplesmente sobrevivendo em uma sociedade que os trata como lixo e os despreza por sua condição social, isso fora todas as outras mazelas que eles já vivenciam.

Esse é um livro com enorme peso diante da nossa sociedade brasileira, um livro que todos deveriam ler para assim sentir um pouco da sensação e ter uma maior compreensão de como é viver de forma marginalizada, e como são as questões sociais do nosso país.

Jorge conseguiu trazer de forma dura e muito profunda toda a vivência e dor dos Capitães da Areia, criticando de forma necessária o preconceito, o capitalismo, a desigualdade, a violência policial e diversos outros temas de elevada importância que ele apresentou em sua obra. Um livro que tem tanto valor e realidade em tempos anteriores e que infelizmente ainda se faz presente na atualidade.

O final do livro foi bem surpreendente, melhor do que eu poderia sequer imaginar, trazendo uma chance de melhoria para todos e mostrando como uma pessoa pode influenciar a nossa vida de forma positiva.

Foi um livro que eu favoritei e que mais do que isso se fez favorito no meu coração. Vou carregar comigo sempre um pedacinho dessa história e da escrita fenomenal do Jorge. Recomendo a todos que conheçam os Capitães da Areia.

Fabi Stark 30/04/2024

Eu estava relendo pela terceira vez e esse livro sempre me pega demais
Os personagens, a história, como ainda consegue ser atual
Incrível

chloezxb 30/04/2024

Livro maravilhoso
Inspirador, triste, nos ensina sobre lealdade, mostra o sofrimento desses meninos e alegria lindamente

tammiristeles 29/04/2024

Envolvente e atual
Uma história envolvente, com muitos personagens cativantes, e um tema extremamente atual, principalmente no contexto brasileiro. Gostei muito da forma como o autor introduz os personagens com as notícias de jornal no início, e como às vezes a narrativa se confunde com o pensamento dos meninos, repetindo frases e ideias, como se fosse o modo mesmo das crianças pensarem e falarem.

Uma leitura gostosa, e uma bela reflexão social.

Mariana 29/04/2024

Eu não tenho palavras pra descrever o que senti ao ler esse livro. agora eu entendo completamente o porquê dele ter sido queimado em praça pública e me revolto por isso. um livro que aborda a realidade de tantos Capitães da Areia espalhados por nosso país, que denuncia a precariedade de vida desses meninos e com muita sutileza compreende o lado emocional deles.
chorei em vários momentos. me entreguei a essa leitura. que obra! virou um dos meus favoritos.

lAvia 29/04/2024

Capitães da areia
Sempre tive curiosidade sobre o porquê de jorge amado ser considerado um grande autor. agora eu sei. esse talvez seja o livro mais emblemático, o mais lembrado dentre a sua obra, e acredito ser a porta de entrada mais indicada; ele deixa claro quem jorge é como autor, os temas que aborda e as bandeiras que defende. às vezes desliza um pouco, sim, mas é de se esperar: toda obra é produto do seu tempo, querendo ou não. de todo jeito, ele não falha em retratar a realidade das crianças de rua de salvador, sem medo e sem hesitação. leitura obrigatória pra qualquer pessoa.

Aline 28/04/2024

Heróis de si mesmos
Os Capitães da Areia são heróis ou vilões? São crianças. Crianças abandonadas, marginalizadas pela sociedade... Abandonadas à própria sorte, precisam se virar para sobreviver! Carentes de tudo: de alimentos, de roupas, de higiene, mas, principalmente, de afeto, de carinho, de amor, de acolhimento.

Ana 28/04/2024

A primeira vez que ouvi falar desse livro, foi quando teve um teatro na escola e o livro acabou me concedendo uma vontade enorme de ler, mas conforme foi passando o tempo o esqueci, até o dia que fui no sebo e me recordei de estar em uma lista de livros que gostaria de ler.

O livro de Jorge amado é um compilado de sentimentos e a realidade brasileira, onde a sociedade muitas vezes influencia o indivíduo para um caminho que possa garantir sua sobrevivência.
No livro veremos um retrato de amor, objetivos de vidas, pesares e o amadurecimento sexual(que pelo contexto dos capitães da areia mostrou se extremamente precoce), à vontade de ser amado(quando a Dora concede isso os meninos e acaba tornando se uma figura materna de conforto).
Torcer pelos capitães de areia não te fazem mal, mas sim uma pessoa que acredita que dificuldades podem serem superadas e acreditar que a mudança tbm pode ser ocorrida.

Jorge amado mostrou se um autor de mão cheia quanto mostrar um grupo marginalizado de crianças, ao ler percebi que os sentimentos transbordaram através da página e que a forma retratada torna se única e sensibiliza quanto pessoa. Então, finalmente entendo, pq seus livros foram queimados pelo governo, se o poder sente se atacado cria se o repúdio pela obra é ideias contrárias podem o enfraquecem, entretanto a discordância e um meio de superar isso, tbm o torna extremamente mais forte e apolitizado.

SueNakamura 26/04/2024

Incrível
A literatura brasileira é rica, e Capitães de Areia é apenas um dos exemplos disso.

Retrata o abandono, a carência, a crueldade, a grande diferença das classes sociais, os sonhos de meninos que desde cedo são obrigados a viverem como adultos.

Um livro que te tira da zona de conforto. Um livro que todo mundo deveria ler.

Junior Melo 26/04/2024

A forma como Jorge Amado descreve uma Bahia de quase 100 anos atrás é tão linda e vivida, e por incrível é tao atual, como baiano é chega a ser nostálgico, lembrar de momentos e passagens que arremete a nossa infância.

Esse livro foi meu pegando aos poucos e no final eu já me sentia parte do grupo dos meninos do trapiche, convivendo entre estivadores e dormindo sob a luz das estrelas. Ótimos personagens que trazem cada um a sua maneira uma face ou mensagem sobre infância e a perda da inocência.

Camila1586 25/04/2024

Indispensável
Um grande livro da literatura brasileira, a temática central do livro é a luta pela sobrevivência, a marginalização, o abandono infantil e a pobreza. Esses temas ainda são pertinentes até os dias de hoje. A escrita impecável de Jorge Amado transcende as barreiras temporais. Nos sentimos envolvidos na história devido à sua capacidade de criar imagens vibrantes e evocar emoções fortes. Os Capitães da Areia transmitem mensagens universais sobre amizade, solidariedade, esperança e redenção, além das questões sociais específicas abordadas na obra. Acredito que essas mensagens têm o poder de ressoar com leitores de todas as idades e contextos culturais, tornando a obra eternamente relevante.

hhiinana 25/04/2024

Deus sorri como um negrinho
Capitães da areia retrata a vida de meninos abandonados, desprezados em sua amada Bahia.
Jorge Amado tem uma escrita íntima com os personagens, nos faz amá-los, torcer por eles e criar essa ligação incrível torna a leitura ainda mais satisfatória.
Capitães da areia virou uma adaptação cinematográfica em 2011 - inclusive um dos meus filmes nacionais favoritos - que é bem competente com a obra e te da um carinho especial por toda esta estória.
Assistir ao filme e ler ao livro foi um prazer, Jorge Amado foi uma descoberta muito boa este ano, pretendo ler mais livros!