Capitães da Areia

Capitães da Areia Jorge Amado

Resenhas - Capitães da Areia

Juliana607 18/12/2023

Livro PERFEITO, com uma escrita muito tranquila de ler. Nos comove com acontecimentos tanto absurdos quanto reais e atemporais. Uma obra que vai te emocionar e te fazer pensar um pouquinho em uma realidade pertinente em qualquer local e tempo.

Dora ð 17/12/2023

Capitães da Areia, de Jorge Amado
Esse livro deixou minha cabeça rodando de tantos sentimentos que já nem sabia se sorria ou chorava. O livro narra as façanhas dos Capitães da Areia, um grupo de crianças abandonadas da Bahia que fazem de tudo pra sobreviver. A gente percebe, quando vai lendo o livro, que os Capitães de Areia estão em toda parte, não só na Bahia.
Jorge Amado nos emociona com esses personagens, mas também nos mostra que é uma realidade; uma realidade que não está longe da gente.
Agora descobri porque esse livro é um clássico sem volta. ( Adorei que tem uma personagem com meu nome ?)

rayssadioli 15/12/2023

Não esperava que fosse gostar tanto, mas não poderia estar mais enganada, tornou-se um dos meus livros favoritos. O motivo de ser um clássico não surpreende, apesar de escrito há muitos anos atrás, retrata perfeitamente a realidade em que vivemos.

Os personagens principais são captados com maestria pelo escritor, de modo que foi possível sentir, enquanto eu lia, a essência de cada um deles. E tais personagens não estão ali para terem papéis meramente fictícios e serem aprofundados de modo individual, mas para representar o povo brasileiro.

A história consegue representar tão bem o que acontece com os mais afetados pelo sistema, que fica fácil sair de nossa bolha social e detectar o real problema. O livro mostra o quão injusta é a sociedade, e as pessoas que geralmente são desprezadas pelas figuras de influência, na verdade, são vítimas, que fazem o que fazem para sobreviver.

Consegui me conectar com os personagens e me senti parte do grupo, o que foi muito bom e ruim ao mesmo tempo, bom porque consegui ter uma maior imersão na história e captar o que autor queria transmitir com a situação dos meninos, ruim porque sofri junto com eles, e é horrível saber que os problemas enfrentados pelos personagens perduram até os dias de hoje.

Acho que todos deveriam ler essa obra, sem exceção. Eu gostei tanto do livro e da experiência que o mesmo me proporcionou, que agora quero muito ler os outros livros do autor. E, indubitavelmente, é um dos livros, senão o mais intenso que já li (isso pelo misto de emoções que eu enfrentei enquanto o lia).

Aurélio 15/12/2023

Bahia, terra de música, frevo, sorrisos lindos e mulheres voluptuosas, terra do nosso querido João Gilberto, que em sua homenagem canta: ?Sou o amigo que volta feliz aos teus braços abertos, Bahia/Sou poeta e não quero ficar
Assim longe da tua magia?. Essa terra, tão maravilhosa, infelizmente é assolada por uma calamidade: a pobreza. E Jorge Amado, em capitães de areia, retrata com realismo e nitidez crua alguns cenários desoladores que permeiam por baixo dos panos nessa região. Durante essa viagem pela Bahia, o leitor encontra um grupo de jovens, meio arruaceiros, meio peraltas, mas que fazem de tudo para sobreviverem e continuarem unidos. Todos ali perderam sua primeira família (pais e mães) mas acharam ali refúgio sagrado, uma maneira não só de ganhar a vida, mas de ganharem o mundo através do convívio com os ?irmãos? mais velhos e mais novos naquele caís (lar deles). No final, alguns saem dali e se tornam famosos, religiosos, e outros saem dali direto para a casa do Eterno. Um livro sobre discrepância social, discriminação, escolhas, e responsabilidade, mas também sobre amizades e perseverança sobre as dificuldades, com o apoio daqueles que nos querem bem. Livro fenomenal para olhar o outro com olhos mais empáticos e amáveis.

Doodu 14/12/2023

500 anos de Brasil...
Uma obra reflete seu tempo e seu autor, e é triste que Capitães da Areia seja tão atual e você consiga ver pelas cidades brasileiras um retrato idêntico ao que Jorge Amado expõe em seu romance de quase 100 anos.

Chorei e fiquei com um buraco no estômago em quase todos os capítulos.

MilK 13/12/2023

Aventura trágica
Uma obra carregada de detalhes, de beleza, e muita miséria. Ser forte está no sangue de quem é rejeitado/abandonado. A força vem da raiva, do desejo de lutar e viver

nvelisy 13/12/2023

Os Capitães da Areia brilham como a lua da Bahia.
Nunca tinha lido algo que me marcasse tanto. Capitães da Areia é um livro extraordinário, Jorge Amado conseguiu demonstrar com maestria as vivências dos capitães, e a gente que tá lendo passa por uma montanha russa de emoções, é muito comovente. Acho que quem mais me pegou foi o Sem-Pernas, não consigo nem falar do tanto que a história dele me deixou triste. Depois dele, o Professor... que eu gosto especialmente, acho que o Jorge fez uma coisa maravilhosa colocando ele na história, é um consolo e junto disso é um alerta.

Além de ser emocionante, é um livro que leva a reflexão, mais do que tudo. A situação dos capitães da areia é uma injustiça gigantesca, assim como a situação da população pobre daquela época e da nossa. Me frusta um pouco pensar que esses problemas que tanto torturaram Pedro Bala, Sem-Pernas, Professor, Vida Seca, Gato e os outros estão longes de serem solucionados. Mas acho que no fim, é isso que torna a leitura desse livro tão indispensável, ela traz uma conscientização gigante.

Também prestei atenção especialmente no tanto que os personagens falam de raiva. O Sem-Pernas e o Volta Seca mais que todos, mas todos de alguma maneira mencionam isso. Me marcou demais a cena em que aquela velha fala que tem ódio deles, que eles são só ladrões e a cena do Professor dizendo que tem ódio dos ricos, justamente porque eles acham que eles são só ladrões. Fiquei pensando.

Por último só queria dizer que o Jorge Amado não deu um ponto sem nó nesse livro inteirando, foi minha primeira vez lendo algo dele é de verdade, nunca li nada igual, quero ler muito mais. O homem parece um antropólogo, ele ter colocado a Dora no final, o Padre, Don'aninha, Dona Ester, João de Adão... enfim. Existem dimensões infinitas nesse livro, e todas elas se completam. Realmente nunca li algo que me marcasse tanto.
India (2023) 13/12/2023minha estante
Comecei a ler tua resenha pq não queria ler o livro, após a quarta linha, parei de ler a resenha,l. Agora quero ler o livro ?

Marcelo 13/12/2023

Gigante, o Menino Jorge Amado..
Pedro Bala, Dora o encanto da Bahia de São Salvador, vários problemas sociais, a hipocrisia do der humano, e várias histórias, alegres, tristes empolgantes ou nem tanto. Capitães da Areia é um livro muito gostoso de se ler. Mas um alerta, se você acredita em menoridade penal, é intolerante religioso, e tem certos preconceitos, nem abra. Aos demais, só curtam a viagem, e boa reflexão.
Sira Borges 13/12/2023minha estante
Tio Jorge é gigante mesmo!

Su.livros 13/12/2023minha estante
Esse livro é muito bom mesmo

malu517 12/12/2023

Meio triste em algumas partes, meio pesado em outras cenas. mas é maravilhoso, muito bom, todos deveriam ler

Lilian6 12/12/2023

Livro esplêndido em detalhes,que lhe pega do início ao fim com personagens marcantes que nos fazem querer acolhe Los ,nos fazem chorar e sorrir despertando vários sentimentos de euforia....Leitura Apaixonante, Amei?

Kathleen 12/12/2023

O que a Disney não mostra sobre os meninos abandonados
Capitães da areia é uma história escrita como se fosse em folhetim. Com capítulos curtos narra a história de meninos abandonados por serem órfãos, pobres, fugidos de casa ou rejeitados. A sociedade não pertence a eles e eles não pertencem a sociedade e esse é o maior conflito deles: pertences. Como crianças só querem um afeto de mãe, um amor de adolescência, um almoço ou jantar com a certeza de ser acolhido. São crianças que não puderam ser. Com a rejeição do mundo, lutam pra sobreviver e a luta faz eles pertencerem.
Essas crianças se tornaram homens muito cedo. Tiveram que lutar pela vida muito cedo e viram o sexo muito cedo. Eles entenderam as mazelas da vida muito cedo e muito cedo tiveram que saber quem são.
Gosto como o livro repete algumas informações, seja pra enfatizar ou pra aproximar a informação da nossa cabeça. Ideias que martelam, sonhos que acendem e a gente torce, a gente se afeiçoa aos capitães.
Os meninos tem sonhos e esses sonhos se alimentam. No final, tudo que eles querem é liberdade. A liberdade é sol.

ToniAmaLivros 12/12/2023

Só não é 5 estrelas porque achei a leitura muito cansativa, mas a história, ambientação, personagens, tudo perfeito

Geovanne9 12/12/2023

Crítica social
Gostei bastante da crítica social feita pelo livro. Acho que vamos nos apegando aos personagens e por isso chega uma parte do livro em que fica bem difícil a leitura. Depois que as coisas começam a desandar, eu fiquei meio desanimado com o livro ?????

bia demarque 12/12/2023

Companheiros. ?
?Para escrever Capitães da Areia, Jorge Amado foi dormir no trapiche com os meninos.?
não tem frase que defina mais a escrita desse livro do que essa.
é impressionante a forma como o Jorge Amado transmite os sentimentos dos meninos e a angustia da separação e morte de alguns no final do livro. é como se eu mesma estivesse perdendo membros da minha familia.
de longe a melhor leitura que eu fiz no ano de 2023.
um ensinamento enorme e uma história interessantíssima que da vontade de não parar nunca de ler.
criei um carinho imenso pelos Capitães da Areia e no final do livro eu chorei que nem uma boba com as conquistas de todos eles.
virou favorito. (como uma estrela de loira cabeleira) ??