Capitães da Areia

Capitães da Areia Jorge Amado

Resenhas - Capitães da Areia

Julia.Dani 11/12/2023

Capitães de Areia
É complexo tentar explicar tudo que essa leitura te faz sentir. Em alguns momentos a leitura não é tão fluída em outras sim. O livro trás muitas reflexões sociais e faz com que o leitor sinta na pele o que os personagens vivem na rua. A leitura gera incomodo mas que obriga a reflexão. Mais um livro que descreve bem alguns quadros marcantes do Brasil.

Rufusonpluto0 11/12/2023

Odiei
Simplesmente horrível, pior livro que já pi na minha vida, não consegui gostar, muitas pessoas acham ele incrível, mas eu odiei

Gisa 10/12/2023

Emocionante
Eu normalmente demoro horrores para ler clássicos, mas Capitães da Areia me prendeu do começo ao fim. Me emocionei em diversas partes, e o que pra mim foi uma surpresa, pois quase nunca choro lendo livros. Muito bom!

Bia Cruz 09/12/2023

...
Achei o livro muito bom, trata de diversos assuntos sociais que são atemporais, fazendo com que eu tenha diversas reflexões internas para saber se o nosso mundo presta para alguma coisa.
Recomendo.

tofsaint 08/12/2023

Jorge, amado.
No geral, foi um dos melhores livros da minha vida, com toda a certeza da qual disponho. Absurdamente cru e à frente do seu tempo, Capitães da Areia nos faz desmanchar visões ignorantes que, influenciados pela elite, tecemos em nossa consciência. Bruto. Real. Jorge Amado e sua inconfunível escrita nos mergulha numa realidade tão antiga, todavia tão presente; nos apresenta personagens tão durões mas tão sensíveis - uma narrativa melancólica e poética na qual suas entrelinhas já servem de explicação ao que ainda hoje é tão difícil de compreender.

No particular, teve seus deslizes, como o pouco desenvolvimento a partir de um grande acontecimento na história: Dora. Pareceu que, a partir desse momento Jorge Amado teve pressa. Foi do nada e o jeito como o desenvolvimento da história se sucedeu foi um pouco recaído. A garota aparece, num estalar de dedos, na história, chega ela ao trapiche, é tratada feito um pedaço de carne por quase todo mundo, se é que "quase", não tem sequer dois traços de personalidade e míseras páginas depois é enfiado um "amor" no meio. Sem química, sem pé nem cabeça. E foi o narrador que disse que era amor. Como assim ele não explicou que era só tes40? Eu posso entender se alguém me explicar, mas por enquanto não me desce.

Entretanto, Esse foi só um aspecto que me incomodou, cujo cobrei apenas meia estrela, e, em comparação com a magnitude do resto do livro, é quase nada, e só de lembrar da vontade de esquecer e lê-lo novamente.

Angie - @livros_libras 07/12/2023

Como falar deste livro sem causar incômodo social? Talvez não tenha como, pois a narrativa que temos aqui não tem floreios nem meias palavras. São ações, ações brutas e secas, e isso é o que faz Capitães da areia ser um livro indispensável na estante.

Este é aquele livro que eu tinha uma visão bem deturpada de tudo que está dentro dele: não conhecia o autor para além do nome, não sabia do contexto histórico que ele trazia, tampouco o enredo.

Maria20345 07/12/2023

Leitura reflexiva
Fiquei sem chão. Retrata muito bem uma realidade que ainda se perpetua sobre as crianças abandonadas e órfãos. É um romance atemporal. Convido a vocês que querem entender mais das condições dos menores de idade que lutam pela sua sobrevivência nas ruas. Obrigada Jorge Amado pelo retrato!

Laura Mendonça 06/12/2023

Até que me surpreendeu
Este livro foi uma leitura obrigatória da minha escola então esperava não gostaram tanto, mas consegui me emocionar com algumas partes então posso dizer que foi razoável.

Laura 06/12/2023

QUE LIVRO!
Eu sou uma pessoa meio receosa de ler clássicos então gostar desse livro foi uma surpresa. É uma obra bem escrita e profunda e com certeza muito importante.

Heitor 06/12/2023

Filhos do abandono
é maravilhoso sentir, a cada capítulo, o quanto vamos nos aproximando de cada personagem batuta que são as crianças dos capitães da areia. e no fim, quando sentimos de suas faltas, de suas solidões e do abandono, olhar para os rumos que cada um tomou, vezes trágico ou de sorte, crescidos e decididos com aquilo que sonhavam, caminhar com os capitães da areia é torcer para que o mundo se torne em carrossel e que todos tenham o carinho de uma companhia para te cuidar.

Nathaliagcosta 06/12/2023

Extremamente sensível
Iniciei essa leitura com muitas expectativas, afinal já ouvi incontáveis resenhas positivas sobre essa leitura, terminei de ler e o sentimento foi: Faltou algo. Não acredito que realmente tenha ficado faltando alguma coisa, mas essa história apesar de ser extremamente sensível e bem escrita, não me prendeu tanto.

Mesmo assim, gostei de acompanhar e conhecer esses garotos (e Dora), o capítulo que o Sem-pernas começa a viver na casa daquela família é muito triste e as partes finais do relato sobre ele então... Nem se fala. Mas esse foi o personagem mais interessante e triste, pra mim.

Kerollyn Llamas 06/12/2023

Garoto abandonado na Bahia é Capitão de Areia.
Meu segundo livro de Jorge Amado e posso dizer, esse autor já tem meu coração. Com sua escrita dinâmica e popular, suas críticas ainda são atuais.
A história narra os fatos da vida dos meninos que vivem no trapiche, chamados Capitães de Areia, com idade entre 9,10 anos até 16 anos. Chefiados pelo menino Pedro Bala, os Capitães de Areia vivem a vida ?livre? pela Bahia, roubando, bagunçando, as vezes até brincando.
As histórias retratadas no livro ainda são muito atuais, crianças que foram abandonadas pelos pais ou que foram tiradas deles por inúmeros motivos, tentam sobreviver da melhor maneira que conseguem.
Ao longo da história, eu ri, chorei, me encantei com os meninos do trapiche! Que delícia de leitura e com certeza essa história ficará marcada.

Eduarda 05/12/2023

Capitães da areia
O que dizer desse clássico da segunda fase do modernismo brasileiro??? Acho que vou apenas começar dizendo que foi, sem dúvida alguma, o melhor livro que já li na minha vida.
Foi meu primeiro clássico lido e não me arrependo nem um pouco de ter começado por esse. Sinto que sempre vai ter um pedaço da minha alma junto a estes meninos no trapiche. Pedro Bala, Volta seca, sem-pernas, boa-vida, Gato, João Grande, todos os capitães da areia fizeram desta uma experiência de leitura mais do que extraordinária e excepcional. E temos também nossa querida Dora, uma menina, no entanto mais corajosa que todos os homens, que mesmo em seu último suspiro se deu ao amor naquele trapiche. Não tenho palavras para o amor que agora possuo por todos estes garotos abandonados. Apesar de todos os furtos, de todas as agressões ou até mesmo da ?derrubada de negrinhas no areal? sinto que todos eram apenas crianças que precisavam de carinho e compreensão e há uma divisão entre a fase infantil e a fase adulta de nossos principais, onde, mesmo anteriormente já amadurecidos pelas ruas baixas da Bahia, amadureceram diante a morte de Dora, aquela que fora uma mãe, uma irmã, uma noiva e uma esposa.

Marlie 05/12/2023

Jorge Amado Arraza
Meu livro favorito do Jorge Amado. Leitura muito agradável do início os fim. Devorei todas as páginas.

moonys.books 05/12/2023

Acho que a única coisa que tenho para reclamar desse livro é que me incomodou ter muita sexualização com crianças, de resto é uma narrativa muito interessante. Você chega até a se apegar aos capitães da areia, à individualidade e à história de cada um. A maneira como é retratada a realidade em que eles vivem é impecável e muito crítica. Não sei o que dizer, só agradecer à minha professora por ter me recomendado essa leitura.