Os Treze Enigmas

Os Treze Enigmas Agatha Christie

Resenhas - Os Treze Enigmas

Michela Wakami 18/05/2023

Temos aqui treze contos, o último foi o que eu mais gostei.
Os outros achei medianos para ruins.
Mas valeu a leitura.

Gosto muito da Miss Marple.

Vinicius383 09/01/2022

Miss Marple implacável
Agatha Christie sendo Agatha Christie com a sua já conhecida formulinha de quem é o assassino em seus livros... eu adoro isso, e aqui temos vários em 1 só livro! Claro que a Miss Marple rouba a cena com a sua mente afiada em resolver os enigmas, não poderia ser diferente. Sigo ansioso por mais livros dela.

@estantedamolina 01/09/2021

Mais um livro da Agatha Christie finalizado!
Aqui conhecemos 13 histórias que Miss Marple tem a honra de desvendar. Algumas melhores que as outras. E a melhor e mais intrigante foi a última. Recomendo!

Paula A. C. 28/09/2020

Miss Marple, encantadora como sempre
Assustadoramente adorável ou admiravelmente assustadora? Difícil definir essa velhinha fofa que resolve os crimes mais complicados enquanto faz tricô sentada na sua poltrona perto da lareira. Quando seu sobrinho, o aclamado escritor Raymond West, sugeriu a criação do Clube das Terças-feiras, não imaginava que a doce solteirona de Sr. Mary Mead seria a única a resolver todos os mistérios apresentados. Só posso agradecer a Agatha Christie por ter criado essa personagem maravilhosa!

Sandra 15/04/2021

Agatha Christie nos surpreendendo como sempre
No começo me desanimei um pouco com o livro, por quê achei que ele era só um mistério, e não um monte de histórias. Mas todas se mostraram muito bem criadas e bem solucionadas.

SueSouza 06/02/2020

Agatha é uma diva, e ainda mais trazendo Miss Marple, que trás leveza na história e diversão, as análises dela sobre as pessoas é incrível, algo que nos faz refletir sobre a personalidade das pessoas mesmo.

delicadas.leituras 16/11/2020

Quem Conhece a Natureza Humana Levanta do Dedo
Numa cidadezinha pacata vive a sagaz Marple, observadora pode até fofocar da vida alheia, mas também é capaz de desvendar crimes sem solução e colocar no chinelo grandes detetives. Nesta história, ou melhor nesta reunião de pequenos contos, ela e seus amigos vão destrinchando fatos e detalhes de doze crimes ocorridos e mais um recente. Como sempre essa senhora traça um passo a passo de como cada um ocorreu, e parece que a solução estava bem abaixo dos nossos narizes, mas não se enganem, nós provavelmente não resolveríamos sem sua ajuda, afinal não temos os predicados necessários, antes de tudo é preciso ser perspicaz, velha e adorável!

voandocomlivros 20/08/2021

Conhecendo melhor a Miss Marple
🔍"A VIDA EM SI É UM MISTÉRIO SEM SOLUÇÃO"

Miss Marple é uma senhorinha muito simpática que passou praticamente toda sua vida no pacato vilarejo de St. Mary Mead, onde pode analisar de forma criteriosa vários aspectos da natureza humana.

Em "Os Treze Problemas" conhecemos o Clube das Terças-Feiras, onde um grupo de amigos se reunem uma vez por semana e cada vez um membro tem de apresentar um mistério para que os outros tentem solucionar.

🔍"NA VERDADE, TODO MUNDO É MUITO PARECIDO. PORÉM, FELIZMENTE, TALVEZ NÃO PERCEBAM ISSO."

O livro é dividido em 13 capítulos e cada um traz um problema intrigante e praticamente impossível de solucionar, mas não para a Miss Marple. Quietinha com seu tricô, a astuta senhorinha do povoado, sempre munida de argumentos comparativos com acontecimentos de sua querida, pequena e, aparentemente, não tão tranquila vila, se alçou certeira na direção da conclusão dos mistérios.

Esse foi o segundo livro com a Miss Marple que eu leio. Adorei, porque desta vez ela tem uma presença bem maior na narrativa. Um encanto de personagem que cativa desde as primeiras páginas.

🔍"ESTA NÃO É UMA HISTÓRIA EM CAPÍTULOS? É A VIDA REAL; E A VIDA REAL PARA JUSTAMENTE ONDE BEM ENTENDE."

Apesar de ser classificado como romance, "os treze problemas" é muito semelhante a um livro de contos. As histórias iniciam e terminam dentro do mesmo capítulo, mas todos são interligados, o que deixa a leitura ainda mais rápida e gostosa.

Essa foi a 20ª obra que lemos pelo clube Lendo Rainha Christie, já estou ansiosa pela próxima!

🔍"HÁ LUGARES IMBUÍDOS E SATURADOS DE BOAS OU MÁS INFLUÊNCIAS QUE SÃO CAPAZES DE DEMONSTRAR SEU PODER."

site: https://www.voandocomlivros.com/post/os-treze-problemas-resenha

Luisa - @livrementefalando 12/04/2020

Mais um livro da AC. Dessa vez protagonizada pela velhinha mais fofa, Mrs. Marple. São treze problemas contados por um grupo de pessoas que se reúnem, e contam a história com o propósito que os outros adivinhem o fim da história. Claro que Mrs. Marple descobre todas!

Vitória 19/01/2021

Contos da Miss Marple
Numa reunião com seu sobrinho e seus amigos, Miss Marple participa de uma dinâmica em grupo: histórias sobre mistérios sem solução são contadas e os participantes são instigados a descobrir o desfecho. Somente o último conto não faz parte das reuniões em grupo. É um ótimo exercício de dedução sobre crimes!

WeltonLuis 04/02/2021

Aqui nos reencontramos com Miss Marple. Após a participação ainda discreta em Assassinato na Casa do Pastor, vemos uma Miss Marple mais atuante em solucionar mistérios apenas ouvindo histórias em reuniões semanais com amigos. Impressiona a capacidade de absorver cada detalhe das histórias e direcionar à solução de cada mistério baseada em sua própria vivência em cidade pequena e, como ela mesma diz, observação da natureza humana.

skuser02844 16/05/2023

Ótimo livro de contos, embora tenha algumas ressalvas.
Grande maioria dos contos são bons, mas alguns bem específicos não conseguiram me prender, algumas vezes se tronando até um pouco arrastado.
Mas em suma, é um ótimo livro com a cativante Miss Marple.

MandinhaHP 20/09/2023

O livro se trata de uma reuniao de amigos, que contam várias histórias para que os outros adivinhem o que aconteceu no final das histórias, mistérios e assassinatos. Achei fraco o livro, comparando com outros da Agatha, mesmo que tivesse a Miss Marple nele (gosto muito mais dos livros que são com ela).

Carla 29/01/2022

Histórias curtas sobre Miss Marple
Nessa obra, Agatha conta 13 casos curtos em que Miss Marple pode usar toda sua sagacidade e sabedoria como moradora de uma pacata vila.

Reunidos em torno da lareira, amigos de Miss Marple se desafiam a contar casos não resolvidos com os quais se depararam ao longo da vida.

Miss Marple mata todas as charadas de forma brilhante.

Único livro de Agatha que desvendei parcialmente alguns assassinos e suas motivações.

Letícia 13/05/2021

Gostei, alguns contos não foram tão bons e não prenderam tanto a atenção mas a maior parte foi muito interessante, com mistérios difíceis de adivinhar a solução. É bem diferente dos livros tradicionais da Agatha Christie, vale a leitura.