Coisa de menina?

Coisa de menina? Contardo Calligaris
Maria Lucia Homem

Resenhas -

Renan 16/10/2019

Ótimo livro, é curto mas com um conteúdo denso, reflexões prazerosas sobre temas muito importantes!
O livro faz parte da série papirus debates, e reúne os dois grandes psicanalistas Maria Homem e Contardo Calligaris que debatem a fim de promover uma reflexão sobre o feminino.
Com um vasto repertório cultural, experiência clínica e acadêmica eles refletem sobre temas como gênero, sexualidade, maternidade e feminismo.
Rico em autenticidade, mas também em referências e citações, o curto livro nos faz mergulhar de cabeça em nossa história e na contemporaneidade e propaga brilhantemente um despertar de alguns delírios coletivos, e individuais.

Mariana.Guimaraes 03/04/2021

Excepcional
Nunca um livro movimentou tanto a minha percepção do feminino diante do mundo, é um incômodo necessário. Recomendo a todos, mulheres e homens.

Laura.GuAmaro 18/05/2024

Comecei animada e depois me decepcionei
O livro é muito interessante e traz discussões importantes. No entanto, fiquei incomodada, principalmente nos capítulos finais, sobre o entendimento da sexualidade e prazer feminino. As associações do gozo feminino a partir de relações de poder/abuso foram extremamente problemáticas. Além de certas terminologias usadas no decorrer do livro que dizem sobre preconceitos dos próprios autores.
Um livro que tinha muito potencial mas se perdeu no decorrer da leitura.

Gabriel 10/04/2021

''Nós temos medo do corpo. Nós o vemos como lugar da degenerescência, da mortalidade e do descontrole.'' - Maria Homem
O livro apresenta inúmeras reflexões extremamente relevantes para qualquer um que esteja interessado em refletir sobre o feminino e os feminismos que vemos ganhando cada vez mais espaço.

Contardo e Maria destrincham as raízes da repressão contra o desejo sexual feminino, da lamentável cisão que coloca a mulher entre dois extremos: a mãe (a santa, sem qualquer desejo sexual ou autonomia) e a puta (a lasciva, degradada, presa aos prazeres do corpo), mostrando o quanto essas construções históricas geraram não apenas uma repressão contra o desejo feminino mas também um verdadeiro ódio contra as mulheres. Embora a igreja tenha tido papel importante na germinação desse ódio ao feminino, o recalque a tudo que diz respeito ao corpo e ao desejo é bem mais antigo, vindo ao menos desde os tempos platônicos. Será mesmo que corpo e alma estão separados? Por que queremos salvar um para condenar o outro?

Os dois psicanalistas perpassam por outros pontos bastante relevantes e debatidos, como a maternidade como suposta vocação natural da mulher, o papel da família como instrumento de reprodução social da narrativa dominante e até mesmo a ''mercantilização'' da questão transgênera, com o mercado cada vez mais interessado em oferecer opções para que pessoas possam modificar seus corpos biológicos a bel-prazer, não por bondade, mas por interesses econômicos e as possíveis consequências que podem derivar disso no futuro. Será que essa singularidade de corpos é totalmente positiva? Ou esse grau de liberdade cada vez maior, de um mundo onde nosso corpo biológico é apenas um ponto de partida e podemos ser o que quisermos, do jeito que quisermos, modificando não apenas o formato de um nariz ou dos lábios mas o próprio sexo, irá nos gerar ainda mais angústia?

Recheado de provocações das mais interessantes, Contardo e Maria não fogem de polêmicas, como nos últimos capítulos, onde tratam da objetificação inerente ao desejo e ato sexual, bem como das fantasias mais obscuras que por vezes tentamos esconder até nós mesmos quando o assunto é sexo. Isso, claro, sempre voltado ao corpo e aos desejos da mulher.

Ainda que se trate de um diálogo, o livro é rico em conteúdo, com vasta fundamentação histórica e psicanalítica, além de referências que vão da filosofia a literatura. Vale a pena ser lido por qualquer um que esteja disposto a escutar e se questionar sobre problemáticas históricas, que vem sendo descontruídas a cada dia e que constantemente tomam conta do debate público.
Samuel 10/04/2021minha estante
Resenha linda!! já quero ainda mais ler esse livro

Gabriel 10/04/2021minha estante
Obrigado, Samuel. Leia sim, vale muito a pena. É bastante provocativo e possui ótimas ideias. Abs.

Igor.Banin 01/05/2021

Necessário
Diálogo fluido sobre temas chaves nos dias de hoje. Caiu como uma luva no momento.

Mawkitas 02/04/2022

É impressionante como pode caber tantas informações e provocações pertinentes num livro tão pequeno! Pra quem quer pensar em feminismo, gênero, maternidade, masculino e feminino de uma forma realmente crítica e fora da caixa, esse livro é super indicado. Consegue ser inovador mesmo entre tantos livros que vêm sendo lançados no mercado abordando esses temas.

Nayara 03/09/2020

Coisa de menina? - Nota [8,10]
A proposta do livro de ser um debate entre dois gênios da psicanálise é uma inovação incrível. Um exemplo de debate em prol da troca, do conhecimento, e não de ressentimento, tão em voga atualmente. Quem consegue debater um assunto sem um sair chateado ou com raiva hoje em dia?

O formato (apenas o formato) nos lembra os diálogos de Platão, mas os assuntos de nada tem a ver com eles. Não é dialética, é conversa, é troca. Aqui é debatido temas atuais pertinentes para a mulher.

A leitura vale a pena. Para mim, vale a pena estar na minha mesa de cabeceira.

bteuzt 28/02/2023

Breaking news: psicanalistas fazem ótimos pontos
A psicanalise acredita no inconsciente. dito isto, muitas coisas abordadas no livro me surpreenderam, porque maria homem e contardo (que já li e tenho fortes sentimentos?) tratam diversos aspectos da humanidade com uma dialética e até mesmo certo nível de materialismo invejáveis. trazem contexto histórico, possível desenvolvimento, pouco julgamento moral - apesar de maria homem ter me surpreendido com alguns posicionamentos ?conservadores? sobre o aborto - e um cuidado imenso em respeitar as individualidades dentro de contextos maiores. me senti muito contemplada pela maior parte do texto.
apenas me incomodou o final. pareceu preguiçoso, contraditório, mas talvez por eu ser marxista esperei uma crítica maior a certos tipos de tecnologia e seus objetivos quando eles nunca se propuseram a isso. recomendo a leitura!!

ianaag 26/04/2021

gigante
Um diálogo claro entre dois grandes psicanalistas, levantando questionamentos pertinentes. As concordâncias e diversidades entre os autores foram enriquecedoras para mim, me trazendo reflexões, construções e principalmente, desconstruções.

Alice 27/11/2023

Envolvente
"Coisa de Menina" é um livro que explora de forma sensível e poderosa as experiências e desafios enfrentados por jovens mulheres. A narrativa aborda temas como identidade, amizade e empoderamento feminino, proporcionando uma leitura cativante e reflexiva.

Kelle Patricia 20/09/2020

É uma conversa/diálogo ou se preferirem um bate papo entre dois amigos psicanalistas. A temática gira em torno da figura do feminino (sexo, gozo, sexualidade, gênero, feminismo, maternidade, feminicidio e machismo). Amei!!!

HosanaMicelli 07/12/2020

Recomendo
Livro pequeno, leitura fácil e temas bastante pertinentes.

Montenegro 21/05/2022

Conversa franca
Num mundo que vê o pensamento cada vez mais polarizado, o casal de psicanalistas busca promover a livre reflexão para, assim, repensar o feminino.

Nando.Costa 25/05/2024

Coisa de menina???
Mais um livro lido do Contardo calligares, e mais uma vez gosto de sua lógica de pensamento, e esse livro conta com a presença da Maria homen, e o debate sobre feminismo, com o ponto de vista de cada um.

Lucas 27/01/2021

Boas provocações
Não é um livro teórico e nem tenta ser. Ele quer provocar, fazer a gente pensar.