Coisa de menina?

Maria Lucia Homem

Resenhas -

Jubiii 25/04/2024

Perfeito
Que livro maravilhoso, cheio de frases brilhantes numa discussão riquíssima.
Todo mundo (com noção de interpretação de texto) deveria ler.

Dá sentido a muitas coisas que pensamos.

cammealves 22/02/2024

Reflexões necessárias sobre gênero
Livro fácil e gostoso de ler.
Desenvolvido como forma de diálogo que em vários momentos até é possível ouvir a Maria Homem falando, para quem gosta de assistir aos vídeos dela.

Traz uma reflexão significativa sobre a mulher e seus espaços, sociais, profissionais e sexuais; e como ironicamente todos esses espaços estão interligados aos ideias impostos, e não escolhidos de fato.

Um livro que acaba servindo como estudo, mais do que somente uma leitura de passa tempo.

Um dos trechos que ainda reverbera na minha mente diz respeito à equidade buscada e ?conquistada?, em partes, pela mulher com a luta feminista. Porque além da conquista do mercado de trabalho e direitos reais, a mulher cumulou para si a função de criação dos filhos e cuidados com a casa. Momento em que Maria Homem coloca em cheque exatamente o ponto da equidade. ?Não foi uma partilha dos trabalhos entre todos, homens e mulheres, independentemente de gênero?.

A mulher conquistou seu direito de sair, mas ainda não se pode falar em equidade real quando somente a ela continuam a recair os deveres domésticos.

Marita13 03/02/2024

A proposta do livro "Coisa de menina?" é bastante interessante, as discussões levantadas são importantes e que abrem o leque pra muitas coisas. Gosteii dos temas, a interlocução do feminino, psicanálise e o social. Contudo, é um livro que você deve ler com bastante criticidade, Maria homem e o Contardo usam uma linguagem mais robusta pra camuflar o preconceito bem pessoal deles, Maria homen chama um autor trans pelo seu nome morto o que é inadmissível, sendo o livro de 5 anos atrás, portanto atual, ela também chame pessoas de intersexo de hermafrodita. É inacreditável que Contardo compare a transição de gênero a body modification, como se usar testosterona fosse também comparável a usar drogas. Oi?? não! muitas das vezes o Contardo era mais sensato em relação ao feminino do que a própria Maria homem. As discussões são importantes, mas conseguiria levantar muitas problemáticas a partir das falas problemáticas dos autores.E é inaceitável que alguns autores psicanalista falem do feminino como inigmatico, que era algo que Freud pontuou no tempo dele, desde lá avançamos muito. Então é uma leitura que você tem que ficar muito atento e saber levar para sua bagagem, apenas o necessário.Fim.

Bi Bueno 22/12/2023

Coisa de Menina?!
Nesse diálogo brilharete entre Maria Homem e Calligaris, eles debatem sobre gênero e sexualidade, maternidade e feminismo.

Alice 27/11/2023

Envolvente
"Coisa de Menina" é um livro que explora de forma sensível e poderosa as experiências e desafios enfrentados por jovens mulheres. A narrativa aborda temas como identidade, amizade e empoderamento feminino, proporcionando uma leitura cativante e reflexiva.

Giza.Souza 05/06/2023

Necessário
É uma reflexão necessária, precisamos descontruir muitos conceitos que ao longo dos anos foram internalizados dentro de nós.

Suzana Mendonça 08/04/2023

Diálogo sobre o feminino
O livro é um diálogo entre Maria Homem e Contardo Calligaris sobre temas relativos ao feminino, como maternidade, sexualidade e desejo. É uma obra curta que pode ser lida em poucas horas

bteuzt 28/02/2023

Breaking news: psicanalistas fazem ótimos pontos
A psicanalise acredita no inconsciente. dito isto, muitas coisas abordadas no livro me surpreenderam, porque maria homem e contardo (que já li e tenho fortes sentimentos?) tratam diversos aspectos da humanidade com uma dialética e até mesmo certo nível de materialismo invejáveis. trazem contexto histórico, possível desenvolvimento, pouco julgamento moral - apesar de maria homem ter me surpreendido com alguns posicionamentos ?conservadores? sobre o aborto - e um cuidado imenso em respeitar as individualidades dentro de contextos maiores. me senti muito contemplada pela maior parte do texto.
apenas me incomodou o final. pareceu preguiçoso, contraditório, mas talvez por eu ser marxista esperei uma crítica maior a certos tipos de tecnologia e seus objetivos quando eles nunca se propuseram a isso. recomendo a leitura!!

Romeu Felix 25/02/2023

Fiz o fichamento sobre esta obra, a quem interessar:
"Coisa de menina? Uma conversa sobre gênero, sexualidade, maternidade e feminismo" é um livro escrito por Maria Lucia Homem e Contardo Calligaris, publicado em 2019 pela editora Papirus 7 Mares. O livro é uma conversa informal entre os autores, que discutem temas relacionados ao gênero, sexualidade, maternidade e feminismo, com base em suas experiências pessoais e profissionais. A obra apresenta uma visão crítica e reflexiva sobre a construção social dos gêneros e as consequências das desigualdades de gênero na sociedade.

Desenvolvimento:
No primeiro capítulo, intitulado "O que é ser menina?", os autores discutem como a sociedade impõe estereótipos de gênero desde a infância, restringindo a liberdade de expressão das crianças. Eles argumentam que os papéis de gênero são construídos socialmente e que é importante desconstruir esses estereótipos para promover a igualdade entre homens e mulheres.

No segundo capítulo, "A sexualidade e a construção do feminino", os autores abordam as questões de sexualidade e as pressões sociais que as mulheres sofrem para se adequarem a padrões de beleza e comportamento. Eles discutem como o machismo e o patriarcado afetam a sexualidade feminina e como a educação sexual é importante para desconstruir esses padrões opressores.

No terceiro capítulo, "Maternidade, trabalho e vida em sociedade", os autores discutem a sobrecarga de trabalho que as mulheres enfrentam, principalmente em relação à maternidade. Eles afirmam que a licença maternidade é insuficiente e que é preciso promover políticas públicas que permitam a igualdade de gênero no mercado de trabalho.

No quarto capítulo, "Feminismo", os autores discutem a importância do feminismo na luta pela igualdade de gênero e pela desconstrução dos estereótipos de gênero. Eles afirmam que o feminismo não é uma luta contra os homens, mas sim uma luta por direitos iguais e por uma sociedade mais justa.

Conclusão:
"Coisa de menina? Uma conversa sobre gênero, sexualidade, maternidade e feminismo" é uma obra importante para reflexão sobre as desigualdades de gênero na sociedade contemporânea. Os autores apresentam uma visão crítica sobre a construção social dos gêneros e as consequências dessas desigualdades na vida das mulheres. O livro é indicado para todas as pessoas que buscam compreender melhor as questões de gênero e refletir sobre a necessidade de promover a igualdade entre homens e mulheres.
Por; Romeu Felix Menin Junior.

Mari BT 16/02/2023

Minhas reações: ????
Esse livro traz inúmeras reflexões necessárias demais, com dois profissionais absurdos e que tratam temas como gênero, sexualidade, feminismo e maternidade de uma maneira leve e séria ao mesmo tempo. O livro é curto mas não é tão fácil de ler de acordo com o que te faz refletir. Indico demais, uma leitura que vale a pena!

andrealog 17/01/2023

Provocativo
Contardo Calligaris, capitaneado pela batuta da maravilhosa Maria Homem, se propõe nesse texto a explicitar e discutir diversos tabus sobre a questão feminina ao longo dos mais de 2000 anos da civilização judaico-cristã. Os relatos, o conhecimento, a sensibilidade da autora, para ir além dos lugares comuns e que muitas vezes a deixaram e deixam numa posição de ?voz solitária? contra o discurso feminista majoritário nos mostram porque ela é simplesmente maravilhosa!

Sampaio 18/07/2022

Leitura necessária
? Se lutamos contra uma sociedade, vamos dizer provisoriamente, machista, paternalista, falocêntrica, então primeiro nós temos que construir uma identidade feminina na qual acreditar.?
Maria Homem e o saudoso Contardo conversam brilhantemente sobre o feminino de maneira bastante objetiva resultando em um livro de leitura fácil. Esqueça o discurso pronto e se permita a reflexão.

Montenegro 21/05/2022

Conversa franca
Num mundo que vê o pensamento cada vez mais polarizado, o casal de psicanalistas busca promover a livre reflexão para, assim, repensar o feminino.

Mawkitas 02/04/2022

É impressionante como pode caber tantas informações e provocações pertinentes num livro tão pequeno! Pra quem quer pensar em feminismo, gênero, maternidade, masculino e feminino de uma forma realmente crítica e fora da caixa, esse livro é super indicado. Consegue ser inovador mesmo entre tantos livros que vêm sendo lançados no mercado abordando esses temas.