O Caso de Charles Dexter Ward

O Caso de Charles Dexter Ward H. P. Lovecraft

Resenhas - O Caso de Charles Dexter Ward

1 | 2 | 3 | 4

Alessandro 14/05/2024

Melhor do que eu esperava
Depois de me apaixonar com a Cor que Caiu do Espaço e me decepcionar com Nas Montanhas da Loucura, voltei a me aventurar com um conto longo do Lovecraft. O início arrastado me levou a pensar que A Cor que Caiu do Espaço tinha sido mesmo um ponto fora da curva. Felizmente eu estava enganado e o conto não só melhorou, como me instigou uma profunda curiosidade até o desfecho final, muito interessante e bem amarrado.
Como nem tudo são rosas, o excesso de detalhes nas descrições de eventos do passado, me incomodou, especialmente por me parecer pouco crível que aquelas pessoas teriam descrito tudo aquilo, me retirando da imersão do livro por alguns momentos. E é claro, sabendo da xenofobia e do racismo do autor, não tem como não ler as descrições negativas de pessoas negras e mestiças sem se incomodar. Visto que esses personagens são quase sempre descritos na obra como de carater duvidoso ou ruim. Inclusive fui surpreendido quanto encontrei no texto uma única menção positiva.

Felicidade Tem Cheiro de Livro 08/12/2021

Obsessão e loucura
HP Lovecraft nasceu em 1890, nos Estados Unidos. Faleceu em 1937 e deixou um legado muito interessante!

O Caso de Charles Dexter Ward, embora escrito em 1927, foi publicado apenas em 1943.

Loucura, bruxaria, descendência parental e ocultismo criam o clima dessa história. Charles é o protagonista da história (será...?), fortemente interessado em arqueologia e assuntos antigos. Ao longo da trama, ele acaba descobrindo que um dos seus antepassados era um bruxo, Joseph Curwen, que viveu aproximadamente duzentos anos antes de Charles. Fascinado pela história de Joseph, Charles resolve reproduzir os experimentos de seu antepassado.

A medida que o isolamento de Charles aumenta, a fim de ter privacidade para conduzir seus estudos e testes, a história vai ficando mais sinistra, a obsessão e loucura de Charles aumentam, enquanto o médico da família, Dr. Willett, tenta entender o que realmente está acontecendo com o rapaz.

Li O Caso de Charles Dexter Ward na edição super bacana da @pandorgaeditora, que veio em um box com outros dois livros que tem um conjunto de pequenos contos cada um. Isso sem contar no pôster super bacana que veio no box, com o ?polvo? mais legal de literatura. Recomendo!

FlAvia 06/11/2021

Denso, MUITO denso!
Se você espera um conto rapidinho, volte duas casas e busque outra leitura. Eu tentei, mas foi impossível terminar rápido. A escrita do Lovecraft é densa, com palavras bem rebuscadas e muito diferente de tudo que eu já li. A forma como ele constrói a história também não me agradou muito, acho que tô mais acostumada com outros tipos de narrativa, mesmo que do mesmo gênero.

O ritmo é bem lento, com muitos detalhes que às vezes beiram a chatice. Eu comecei a ?gostar? e sentir mudar depois dos 60% ou 65% de leitura, quando finalmente começaram a acontecer coisas interessantes.

A história é legal, mas o jeito que foi escrita me fez quase desistir do livro umas 10 vezes. Eu fui muito perseverante.

Bom, recomendo pra quem tem curiosidade, mas a dica é: disponha de tempo e força de vontade, viu. Este livro vai ficar um bom tempo dando a sensação de que as páginas estão se multiplicando e que não vai acabar nunca.

Danilo.Araujo 24/04/2020

Mediano pra ruim
Lovecraft é meu autor favorito desde a infância, porém eu só recomendaria este livro a alguém que já leu boa parte de seus contos. Livro chato e de final previsível, caso tivesse 50 páginas, e não 170, seria um ótimo conto.

Kit 14/09/2021

Na apresentação do livro, nessa edição da pandorga, eles dizem que essa história é uma obra-prima, daí você fã de histórias de terror vai todo empolgado para ler, mas a real é que não chega nem perto de outras histórias como ?A cor que caiu do céu? e ?Sussurros na escuridão? (só pra citar duas histórias publicadas no box anterior da editora). A narrativa segue a linha padrão do Lovecraft, contando a história de um doidão metido a bruxo que invoca uns capiroto e acaba atraindo a atenção do povo, ou seja, não traz nada de muito novo pro universo do escritor. Achei a história muito arrastada e cansativa, tudo meio repetitivo e pouco assustador? Gostei, mas esperava mais.

Ricardo.Rincon 02/06/2021

Lovecraft em sua melhor versão
Como é estranho saber que essa história só foi publicada depois que ele morreu.
De todas as histórias que eu li até hoje do Lovecraft, essa foi a que mais me impactou.

jusqua 16/01/2022

O melhor do conjunto
O maior em extensão e apresentação de conteúdo.
Realmente não esperava muito, mas gostei do desfecho, no qual demonstrou o aspecto comum entre todos os contos que li, o horror inacabado, porém com um sentimento de dever cumprido, apesar de que os acontecimentos não revelem nenhum real vencedor.
Realmente muito bom.

Gisa Petry 28/05/2020

Não era o que eu esperava
Sinto desapontar os fãs de Lovecraft,mas eu esperava mais,muito mais dessa leitura.
É o primeiro livro do autor que leio,recebi esse na caixa do Clube Literatour,fiquei empolgada,mas...
A história não é ruim,mas enrolada demais,detalhista ao extremo (há quem goste disso,mas neste livro achei até repetitivo alguns detalhes). Outro ponto foram as palavras dificeis,descobri aqui que gosto de boas leituras, porém, sem um português exageradamente correto,sem palavras habituais sendo usadas em seus sinônimos desconhecidos. Claro,isso é um ponto de vista bem particular, há quem seja atraído por escritas assim,tão coloquial.
Mas falando dos personagens...
Gostei da trama,do fim... Mas,eu já imaginava que terminaria +ou- dessa forma. A história não deixou claro em se tratando do que,ou quem era Corwen...vampiro? Feiticeiro? Não sei!!
Lovecraft não ganhou meu coração neste livro... Talvez num próximo!
Nimori.S 28/06/2020minha estante
Muita enrolação pra um fim bem previsível... Eu tô com um box com mais dois livros pra ler, e confesso que já tô desanimada. Já tinha lido outros livros dele e tinha gostado... Mas esse foi bem ruim...

Partilho da mesma experiência que você.

Gisa Petry 28/06/2020minha estante
Verdade Nimori, um fim que já era esperado num livro muuuito enrolado. Não sei se quero ler outros dele kkkkkkk

Elisson 17/07/2021

Sem dúvidas o meu preferido do Lovecraft até agora!
Que história, como fortes são os detalhes sobre o personagem Charles Dexter. E o Dr. Willet simplesmente S E N S A C I O N A L!

Ernan 28/01/2022

Que livro meus amigos
O livro começa lento, mas com o passar do tempo você acaba percebendo que ele precisa ser assim para ter as revelações grandiosas e muito bem escritas do final. Simplesmente recomendo a todos.

JL Marcal 01/09/2020

Suspense e mistério do início ao fim!!
Conto maravilhoso, muito bem escrito, e com um plot-twist muito bom no final. Recomendo, com certeza!!

Jaqueline 08/04/2022

Uma história interessante, apesar da leitura ser um pouco massante, não dando muita vontade de continuar lendo. O que é normal devido a época em que ele foi escrito.
É um conto interessante de terror, onde a alquimia está presente.

Tati Freitas 23/11/2020

Está entre meus favoritos de Lovecraft
Terror e mistério que vão atiçando a sua curiosidade e como sempre, o talento de Lovecraft para deixar muita coisa pra sua imaginação.

Rabelo 29/05/2024

HORROROSOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO

Paulo.Diniz 25/04/2023

Gostei
A história em si é bastante interessante, acho que pode ter influenciado diversos conteúdos atuais, como Castlevani. Porém, a leitura tem muitos detalhes que torna um pouco desgastante.

1 | 2 | 3 | 4