O Caso de Charles Dexter Ward

O Caso de Charles Dexter Ward H. P. Lovecraft

Resenhas - O Caso de Charles Dexter Ward

1 | 2 | 3 | 4

skuser02844 15/06/2023

"Não traga o que não puder mandar de volta..."
O Caso de Charles Dexter Ward é uma narrativa incrível. A ideia, a proposta, o desenvolvimento e o desfecho são cativantes. Porém, é impossível não comentar sobre como a ideologia do autor estraga a experiência da narrativa. Comentários racistas são observáveis em todas as suas obras.

Lovecraft, de fato, construiu uma mitologia rica e estonteante, mas, na mesma proporção, podemos questionar sua identidade como ser humano.

Sobre a história, digo que é boa e intrigante, mas o excesso de detalhes em coisas que não são utilizadas posteriormente, descrições extensas para coisas sem importância e ambientação excessiva ? com nomes de ruas, locais e cidades ? me deixou mais desorientado do que ambientado, pois para entender completamente o cenário eu teria que pesquisar de 5 em 5 mimutos onde a história estava se passando.

No geral, é um livro Okay.

Paulo.Diniz 25/04/2023

Gostei
A história em si é bastante interessante, acho que pode ter influenciado diversos conteúdos atuais, como Castlevani. Porém, a leitura tem muitos detalhes que torna um pouco desgastante.

godochiplay 21/10/2022

Um caso sombrio
Logo de cara vi a influência que king tem em Lovecraft, detalhamentos de personagens e demônios capazes de assustar. A leitura foi o maçante em alguns momentos pela escrita rebuscada do final de 1800, mas isso de maneira nenhuma tira o brilho dessa obra e o legado que lovecraft deixou para a literatura. Pude constatar que minha escrita também é parecida. Da para entender porque Lovecraft se tornou tão influente e até hoje é usado para a cultura pop se basear com seus personagens. O Caso de Charles Dexter Ward é um prato cheio aos que gostam de um suspense sombrio, que prende o leitor do inicio ao fim. Dou 4,5 estrelas, pelo belo conto e o plot no final, não foi um livro favoritado pela escrita densa mas com certeza vou me lembrar dele por muito tempo. Lerei mais duas obras dele mas não por hora, são elas "A Chave de Prata e "O Navio Branco", vou ler com muita expectativa.

Sariitinha 08/07/2022

Quero filme
Perfeito para adaptação ou jogo
Tudo de maluco reunido em vários acontecimentos
Até o final foi emocionante

Tati Freitas 23/11/2020

Está entre meus favoritos de Lovecraft
Terror e mistério que vão atiçando a sua curiosidade e como sempre, o talento de Lovecraft para deixar muita coisa pra sua imaginação.

Jaqueline 08/04/2022

Uma história interessante, apesar da leitura ser um pouco massante, não dando muita vontade de continuar lendo. O que é normal devido a época em que ele foi escrito.
É um conto interessante de terror, onde a alquimia está presente.

Victor 20/12/2020

Um belo amálgama de clássicos do horror adaptados ao universo Lovecraftiano
Depois de tantos contos, contos e mais contos, finalmente li um romance de Lovecraft — e que romance!

Com uma vibe de "A ilha do Dr. Moreau", a obra faz referências explícitas a "O médico e o monstro" e a "O retrato de Dorian Gray". Também acredito que haja algo de "Frankenstein" e "Drácula", embora não tenha lido esses.

Maravilhosamente construída, é sem dúvida minha história favorita do autor até agora, junto com "O modelo de Pickman".

icrxme 10/01/2023

h.p sendo foda e fazendo mais conto pik Frankenstein com o necromante, mt foda aiaiaiaiaiaiiaaiaiaiai

@fabio_entre.livros 14/01/2020

O (novo) Prometeu moderno
Se o subtítulo “O Prometeu Moderno” já não pertencesse ao clássico “Frankenstein”, ele seria perfeitamente apropriado a “O caso de Charles Dexter Ward”. Como no romance de Mary Shelley, Lovecraft parte de uma ideia amplamente explorada na ficção científica e no terror: a obsessão humana por um conhecimento transcendental e as consequências catastróficas que resultam dessa busca. Contudo, se em “Frankenstein” o horror decorrido da sede de conhecimento científico do protagonista trilha um caminho de discussão moral ainda atrelado aos interesses do nosso “mundo real”, o livro de Lovecraft se embrenha por veredas mais nebulosas.
Narrado em 3ª pessoa, o livro apresenta o estudo de um caso que vem intrigando os médicos que trataram do jovem Charles Ward, o qual parece ter enlouquecido em circunstâncias misteriosas e apavorantes. Assim como em seus contos de horror, a loucura é um tema recorrente neste livro, um lembrete de que a mente humana não foi feita para suportar o conhecimento do além e das monstruosidades que nele habitam.
Para compreender as causas da suposta loucura de Ward, Lovecraft faz um longo e minucioso flashback onde conhecemos Ward desde a infância, quando já demonstrava um vivo interesse por antiguidades; posteriormente, ao crescer, ele descobre seu parentesco com Joseph Curwen, ancestral quase totalmente apagado dos registros históricos. Conforme se torna obcecado por obter mais informações sobre esse antepassado sinistro, Charles encontra vagas referências a ciências ocultas e magia negra, desde necromancia até invocações demoníacas.
De forma análoga à estranha relação entre Jekyll e Hyde em “O médico e o monstro”, Ward e Curwen também compartilham uma ligação macabra – embora estejam separados por mais de um século. A investigação sobre o vínculo que os une fica a cargo do Dr. Willett – médico da família Ward com uma função similar à de Mr. Utterson na história de R.L. Stevenson. Enquanto adentra naquele mundo de horror e malignidade, Willett percebe que o caso de Charles Dexter Ward é muito mais grave do que “simples” loucura. Esta é uma leitura surpreendente, e se há algo negativo que eu tenha a dizer é que me incomodou um pouco o fato de Lovecraft privar os personagens de voz em mais ou menos 90% do livro: a história é quase toda narrada em forma de relato indireto, ou seja, sem diálogos (exceto o trecho final, que é eletrizante). Eu não diria que isto é um defeito, pois é uma característica já bem conhecida nos contos do autor; acontece que num romance, dada a sua extensão mais longa, essa técnica narrativa acaba se sobressaindo e obscurecendo a dinâmica da história.
Rayhan Chamoun 14/01/2020minha estante
Sem dúvida um excelente romance, já começar 2020 com uma leitura assim é recompensador! A minha parte favorita tirando o final, é quando Willet entra no verdadeiro laboratório de Charles. Realmente foi a parte mais emocionante, pois finalmente estávamos adentrando ao desconhecido, e Lovecraft escreveu as ações de Willet de uma tal maneira que só ficamos cada vez mais intrigados e compadecidos do horror daquela atmosfera.

@fabio_entre.livros 14/01/2020minha estante
Realmente, essa parte é ótima! Como Willett representa, até então, o mundo real e científico, esse momento foi uma ruptura na racionalidade, quando ele percebe que suas convicções foram abaladas pelo horror sobre-humano que emana dali. Contudo, o que mais gostei foi do clímax na cena final. Trouxe-me à memória o filme, que assisti há tanto tempo que já nem lembrava do desfecho.

Roms 01/09/2023

O caso de Charles Dexter Ward
Um conto bastante interessante, a história em si é mostrada de uma forma muito nítida e bem escrita pelo autor.

Em algumas partes do livro são relatados muitos detalhes que não são importantes para a história, o que pode tornar a leitura cansativa em alguns pontos do livro.

No mais é um bom livro pra que gosta de algo mais sombrio, uma trama muito bem elaborada, confesso que esperava um pouco mais perante toda expectativa que outros comentários haviam criado.

Gabzzz 21/01/2022

SIMPLESMENTE ESTOU EM CHOQUE
A história em si é muito boa e supreendete e leva do incio ao fim a intrigar o leitor sobre o caso do jovem rapaz, Charles Dexter Ward. Os pontos negativos em si foram as palavras muito eruditas que faziam vc estar o tempo todo de frente para um dicionário, e também o ponto em que as descrições dos lugares eram muito chatas, tanto que as vezes eram 2 páginas apenas para descrever um local o que era demasiadamente chato! Mas eu gosto demais do desfecho final dessa história, tanto que fiquei em choque e n tive uma reação tipo: KACETADAS QUE DOIDERA. Pq o final é tão louco que eu fiquei tipo "oloko meo"

Nimori.S 07/07/2020

Muito enrolado.
Lovecraft, eu amo seus livros, mas esse não desceu nem com farinha.

Nos primeiros capítulos do livro, o escritor trás fatos que aconteceram antes da trama principal do livro; desde o início da vida de Ward até a própria vida e morte de Curven. A narrativa dessas primeiras partes é bem monótona, e pra quem já estava acostumado a ser abraçado pelo horror em outros livros de Lovecraft, esse deixou um pouco a desejar. Você só sente um pouco de suspense lá pro quase final do livro... Mas o fim já era meio conclusivo.

Não senti que perdi tempo lendo, mas acho que esperava mais dessa leitura.

Juddy.Garcez 28/06/2021

Apesar de todos os seus defeitos (não vou entrar no mérito de quem o autor era) Lovecraft sempre entrega muito mistério e não é a toa que seu pioneirismo em terror cósmico é reconhecido. Apesar desta obra ter destoado das três outras que já li em termos de "cosmicidade", definitivamente este livro se tornou um dos meus preferidos dele. Apesar da obviedade de muitos caminhos para a uma leitora treinada, O Caso de Charles Dexter Ward é intrigante e instigante e me levou ao limite em suas páginas finais.

Paulo 01/07/2020

Herdeiro de Poe
É meu primeiro de Lovecraft e fiquei embasbacado. A escrita é a definição de maestria, é genial e incrível como Edgar Allan Poe, é um herdeiro de seu intelecto
e de sua criatividade. Nessa história existe um momento tão perturbador que não me admira ele superar, por muito pouco, seu antecessor no quesito qualidade e horror.

1 | 2 | 3 | 4