O Planeta dos Macacos

O Planeta dos Macacos Pierre Boulle

Resenhas - O Planeta dos Macacos

Bruce 08/12/2022

Uma das melhores scifi que já li
De maneira espetacular, a leitura desse livro poderia ser admirada por múltiplos níveis: seu exercício de futurologia scifi clássico muito bem feito; a caracterização profunda dos personagens; metáforas filosóficas e políticas misturadas de maneira genuína a todo o enredo apresentado. É um verdadeiro deleite.

Gabriel.Bavaresco 08/12/2022

Divertidissimo
Me diverti com a leitura do inicio ao fim, o autor é muito dinâmico na narração, sendo bem objetivo e não deixando escapar os pontos cruciais, o final me deixou com cara de bobo kkkkkkkkkk

Ju 02/12/2022

?há dez mil anos continuamos iguais a nós mesmos.?
embora tenha algumas problemáticas que podem ser observadas hoje em dia, gostei da leitura de uma maneira geral. bom pra quem quer pegar o hábito de ler mais ficção científica, já que a escrita dele é prática e rápida.

a história se difere em vários pontos das adaptações, isso me surpreendeu, pois esperava algo bem parecido com os filmes. o final é bem legal, mesmo você tendo uma ideia do que vai acontecer.

Lucas Garcia 08/11/2022

"Tirando tudo que está ruim, fica bom"
Tirando os óbvios problemas que um sci-fi escrito no século passado tem, é um ótimo livro e muito fluido de se ler, e também é bem curtinho.

Pra quem já viu os filmes a história já é bem batida, mas tem algumas diferenças bem interessantes entre o livro e suas adaptações.

Resumindo, é bom tirando umas ideias que hoje são bem problemáticas.

Juddy.Garcez 25/10/2022

Um bom livro. Os relatos detalhados de determinados acontecimentos me impressionaram mais que o enredo geral, embora eu esteja sendo injusta ao considerar o impacto senti agora - e não talvez o da época em que foi lançado, que provavelmente foi bem forte. O livro segue um modelo de distopia bem básico, e é bem filho de sua época. O final me surpreendeu, mas não deveria. Resumindo: é uma obra relevante, da qual podemos observar um retrato da época em que foi escrita e do positivismo científico, permeado tanto pelo racismo quanto pelo especismo (o que, infelizmente, ainda acontece hoje em dia).

Mazinos 10/10/2022

Fiquei surpreso ao perceber como o livro se distancia do filme em muitos pontos da história. Na verdade, chega um momento em que você percebe que o filme tomou muitas liberdade em relação ao livro. Enfim, foi divertido.

Saulo.Jedi 08/10/2022

Livro muito bem escrito e leitura muito fluida, assim sendo muito acessível a todos que pretende ler essa obra de ficção científica, que é do começo ao fim cheia de surpresas e mistérios, já que não fazemos ideia de como funciona uma sociedade de macacos e o que esperar dela.

Wallace 07/10/2022

De volta ao filme de 2001
Me senti revivendo o filme de 2001, que até onde me recordo, foi bastante fiel ao livro. Por isso, já sabia dos plots, principalmente do final, que é de explodir a cabeça.

Ainda assim, a experiência foi ótima e imagino que o livro teria sido ainda mais surpreendente se eu tivesse tido contato com história pela primeira vez.

Fiquei bastante impressionado com a criação desse mundo ficcional dos macacos: a organização social, comportamentos, cultura, etc., tudo parecendo bastante crível. Também é possível se criar diversas teorias para os acontecimentos que levaram a formação desse mundo dominado pelos macacos.

David 02/10/2022

Uma ficção fácil de ler e com reviravoltas interessante.
Antes de tudo o livro e bem diferente do filme, embora o final do filme seja muito bom e marcante, o livro consegue ter seu próprio plot twist marcante. Seria muito interessante ver essa versão sendo adaptada pro cinema, já que em alguns momentos consegue ser mais violentos que o filme original. O personagem principal consegue ser bem 'sortudo' em alguns momentos e me incomoda um pouco a forma como ele se a si mesmo como um ser superior ou coisa do tipo, mas no final da contas e não é aquele personagem egocêntrico chato.
Aquele final do final (a última página) pegou de surpresa kkkk

Fábio Valeta 01/10/2022

Quando conheci o filme "O Planeta dos Macacos", não fazia ideia de que se tratava de uma adaptação de um livro. Na verdade, foi só quando vi essa edição da Editora Aleph em uma livraria que descobri isso.

Muito da essência do livro de Boulle se manteve naquela primeira adaptação de 1968 (apenas 05 anos após a publicação do livro), mas também muito foi alterado.

O livro é narrado por Ulysse Mérou, um jornalista que parte em uma viagem interplanetária junto a um cientista e seu ajudante. Os três partem em direção ao sistema solar de Betelgeuse, ondem encontram um planeta bem parecido com a Terra, inclusive com uma população humana, embora desprovida de linguagem ou qualquer outro traço daquilo que consideraríamos como "humano". Nesse novo planeta, homens e mulheres são meros animais, enquanto os macacos desenvolveram inteligência,  e são a raça dominante.

A partir da narração de Mérou, somos apresentados a esse mundo tão diferente e ao mesmo tempo surpreendentemente tão igual ao nosso e sua tentativa de ser reconhecido como uma criatura senciente perante os macacos. Provocando curiosidade em alguns, e antipatia e medo em outros.

É um bom livro, embora ache o narrador irritante em certos momentos. E mesmo que a cena mais emblemática do filme não exista na obra, também possui um final impactante (mas não totalmente inesperado), contudo um pouco corrido demais e sem explicar alguns aspectos da história.

Gabriel Seixas 28/09/2022

Submisso de macaco?
Desde que assisti o primeiro filme da franquia (o clássico, aquele primeirão) fiquei com a história na cabeça. Além dela ser muito original, mexe com a nossa imaginação trazendo elementos jamais pensados antes. E aí esses tempos descobri o livro que deu origem à tudo isso, não poderia perder a oportunidade da leitura.

Pra quem já assistiu ao filme não é muito diferente. O que percebi de grande mudança foi o aprofundamento no personagem principal, seus pensamentos mais elaborados, suas expectativas e estratégias pra conseguir entender o planeta Soror e fazer parte dele. A todo momento me pareceu que ele não conseguia acreditar 100% no que estava vivendo, uma gigantesca aventura do destino.

O autor afirmou que não se encaixa numa ficção científica e que se inspirou numa visita ao zoológico quando se deparou com um gorila e suas expressões muito parecidas com a dos humanos. É muito louco de pensar sobre isso, nosso destino sendo decidido por uma sociedade de macacos. A história se desenrola de maneira bem fluida, sem enrolações ou partes demoradas. Tudo bem direto ao ponto. Ficção super recomendada.

#resenhaliteraria #leitura #livros #literatura #poesia #historiaemquadrinhos #mangá #literaturanacional #literaturainternacional #kindle #kindlebrasil #oplanetadosmacacos

Jessika 28/09/2022

ok gostar desse eu não tava esperando
tem uns probleminhas e uns comportamentos não muito interessantes? tem. mas mesmo assim eu gostei horrores do caminho pra onde essa história vai.

eu gostei também que o Pierre aparentemente foi o próprio cebolinha gritando "AHÁ!" e sempre que possível meteu umas reviravolta chocante. deixou a história mais fluida pra mim.

Vanessa 12/09/2022

pedindo desculpas pra vanessa do passado por ter encalhado esse livro por tanto tempo na estante e não ter permitido a ela a experiência de ler esse livro maravilhoso: fluido, cativante com toque de mistério e de sci fi e com crítica social ?

Karol 01/09/2022

Socorro!
Gostei muito do livro, muito mesmo. Gosto do gênero mas não esperava gostar tanto do livro, por já ter visto o filme.
Super recomendo.