O Planeta dos Macacos

O Planeta dos Macacos Pierre Boulle

Resenhas - O Planeta dos Macacos

-natalia 19/02/2023

Quantas reviravoltas!!!
Uau!!! Apesar de não ter assistido aos filmes, eu já os conhecia faz tempo (mesmo que apenas pelo básico do título: encenam um planeta dominado por macacos), mas só há pouco tempo tive vontade de ler a obra que deu origem. Fico feliz de ter lido!!!

Mesmo não sendo um livro muito longo, acontece muita coisa, e é de uma forma tão bem explicada que poderia facilmente ser real. Várias vezes me peguei imaginando a possibilidade de algo como o relatado realmente acontecer, e, ao mesmo tempo, era tão estranha aquela realidade que eu sem querer imaginava o Ulysse como um macaco e os macacos como humanos kkkk. Adorei também toda a ciência que o autor trouxe na história. Em nenhum momento ela fica difícil de entender, e só me trouxe mais curiosidade por pesquisar alguns assuntos que eu não conheço ou sei muito pouco a respeito.

São muitas reviravoltas ao longo do livro, e o final me deixou sem palavras. Cada vez mais pretendo ler ficção científica. Super favoritado!
Vínia 19/02/2023minha estante
Amo muito os filmes, e o César nos livros é durão assim como os filmes?

-natalia 19/02/2023minha estante
Não tem nenhum César no livro!!! ??

Diovanna 16/02/2023

Livro incrível. A história trás uma reflexão sobre como a humanidade trata os animais de uma forma extraordinária, você consegue sentir a agonia que eles passam apenas acompanhando a trama. Adoro livros com histórias que contam histórias e esse é um deles, não inicia com os personagens principais, e sim com personagens lendo sobre eles. O Plot twist é maravilhoso.

Magasoares 12/02/2023

O Planeta dos Macacos.
Não vi o filme, nem pretendo ver. Vou confessar que fiquei angustiada ao ler esse livro. Penso até que numa parte do livro houve sultilmente racismo. Ou será que foi só eu que vi? Sei lá...

@_leandropaixao 04/02/2023

Uma surpresa muito interessante
Inicialmente devo destacar que esse livro é totalmente diferente dos filmes "Planeta dos Macacos", me parece que ele tem sim uma adaptação de 1968 e a minha vida toda fui enganado (risos) pois sempre pensei que tais filmes fossem relacionados, isso porque esse livro estava parado na minha estante fazia alguns bons anos. Em uma breve pesquisa vi que o autor tentou sim fazer um roteiro para o filmes, mas os diretores queriam que fugisse demais do seu livro e com isso ele acabou desistindo da ideia e desmembrando seu livro do projeto dos filmes.

Jinn e Phyllis são casados e estão no espaço, algo muito cotidiano já que estamos à frente 2.500, até que eles encontram um garrafa que contém um manuscrito informando a existência de uma família que deseja encontrar um planeta hospitaleiro para eles. Aí começa a aventura, pois nesse manuscrito conta sobre uma expedição liderada pelo professor Antelle em uma equipe com mais duas pessoas, Ulysse e Arthur e um chimpanzé chamado Hector. Nessa expedição eles encontram um planeta que dão o nome de Nova, ao chegarem já dão de cara com pessoas nuas e que não entendem nada do que dizem, obviamente eles falam outra língua, em meio a tantas descobertas eles são surpreendidos por gorilas armados e terroristas que acabam levando eles presos na tentativa de saberem mais informações sobre esses humanos através de estudos e experimentos.

Com um crítica política fortíssima e uma pitada de ironia, esse livro nos traz muitos ensinamentos e primordialmente lições que nos fazem refletir enquanto ser humanos e a forma abominável com a qual lidamos com os animais.

dido4 01/02/2023

Um livro inusitado
Para começar, a história do livro foi completamente diferente do que eu esperava, o que foi um bom jeito de iniciar a leitura. Creio que a trama e forma como ela se desenrola é bastante "realista" nos passos que segue e acho que isso é parte do que tornou (e torna) o livro um clássico dentro da ficção científica. Apesar de tudo isso, não sou o maior fã desse gênero, e o livro não me prendeu tanto. Em compensação, o final me agradou bastante, e me surpreendeu. O que fez o livro valer bastante a pena de ler.

A edição que eu li ainda tem uns textos interessantes no final, que discutem um pouco o livro e mostra algumas opiniões do próprio autor.
mari 01/02/2023minha estante
Final massa dms

Bianca Martins 30/01/2023

Incrível
Parece que o autor escreveu 400 páginas em 200, e digo isso da forma mais positiva possível, pois apesar de um livro curto a história é mto bem contada, de maneira envolvente, cheia de detalhes e reflexões.

Eu nao esperava gostar tanto do livro e assim que terminei fui sedenta assistir a primeira adaptação para o cinema. E que surpresa a minha em descobrir que o filme não tem nada haver com o livro.

O filme nao chega nem aos pés da profundidade do livro. Na vdd chega a ser ofensivo o quanto mudaram a caracterização dos personagens. No filme deixaram os macacos burros, os humanos não tão primitivos, enfiaram uso de arma, violência e religião o meio. Fi al caótico.

Enfim, recomendo demais a leitura, mas nem tanto o filme.

Mei` 29/01/2023

"não existe nada na anatomia dos macacos, sustentam, que se oponha ao uso da fala; nada, exceto a vontade."

Meu primeiro favoritado do ano, indico para todas as pessoas! Diferente de qualquer coisa que já li! Afinal, não se trata de uma história qualquer sobre ficção científica, com críticas ou elementos já batidos; aqui temos uma ideia totalmente única e chocante, recheada com diversas reflexões que iriei tratar ao longo dessa (longa) resenha.

Falando primeiramente sobre a escrita, eu simplesmente me encantei pela forma como o autor, tristemente esquecido nos tempos atuais, desenrola a história. A escrita é perfeita, senti que estava lendo três livros em um (de uma forma boa), já que mesmo sendo tão curto ele viaja sobre vários conceitos interessantíssimos, que poucos conseguem retratar de forma bem executada. O plot final é surpreendente, incrível, sem igual!! Amaria lê-lo novamente sem lembrar de nada só por conta dele ? ele vale o seu tempo, tenho certeza.

Agora, sobre as reflexões que tive durante a leitura, que não foram poucas, vou começar pela qual mais me intrigou: a evolução dos humanos. O quão sortudos somos por ser a espécie dominante, como a civilização mais brilhante pode estar fadada ao fracasso se existir uma estagnação, o que nos diferencia tanto assim dos macacos? É possível que voltemos a um estado animalesco? Por que seria melhor que não fossemos mais os dominantes? Ficaríamos mais felizes sem o peso do pensar?

A crítica que o autor faz aos abusos contra animais me deixou de estômago embrulhado. A forma não é exatamente crua, é até um pouco superficial, mas que te deixa pensando em como somos injustos com a natureza em geral e te faz odiar ser humano.

É claro que, sendo uma obra antiga, teriam alguns pontos meio absurdos (sejam as convinecias ou o machismo) mas que não chegaram a estragar minha experiência. Acho que esses são os únicos pontos que tenho a reclamar.

Em resumo, confie em mim, leia. É curto e traz mensagens muito boas. Prevejo que irei panfletar este tanto quanto panfletei 1984 no ano passado. Estou extremamente feliz por ter encontrado essa história, que infelizmente não tem alcance.

Mike Willian 23/01/2023

Maravilhoso
Eu amei a sacada do autor, não suspeitei de nada até 2/3 do livro e ainda assim, achei que o mesmo agiu com muito sucesso.

Eu nem tinha visto os filmes, mas não vejo a hora de maratona-los. Estou certo de que a história deve ser completamente diferente, mas quero explorar um pouco mais desse universo.

Azedinha 21/01/2023

Um começo mediano
Não gostei mto do livro. A história é, realmente, boa, porém não me prendeu o suficiente.

Achei o plot fraco, pois já o havia imaginado. "Ah então vc preferia que quando ele voltasse tudo estivesse normal?"
Não, mas eu queria algo diferente, alguma evolução mais surpreendente.

A história é legal, por mais que não tenha me prendido, e ela, em algumas partes, representa como algumas pessoas não acreditam no óbvio e preferem ouvir o seu próprio orgulho e ego.

Não me prendi a nenhum personagem, não achei nenhuma característica marcante neles.

O livro em si, tem uma leitura difícil, pois não prende a leitura (pelo menos a minha) e tem muitas palavras difíceis.

O livro foi bom, mas não me prendeu e foi, relativamente, entediante.

Mari 12/01/2023

Indescritível
Este livro tem uma escrita excelente, há fluxos de pensamento na história que nos fazem refletir e inconscientemente, comparar este planeta dos macacos com a Terra. Acho que poderia ter uma continuação entretanto acho que perderia toda a especialidade que esta obra carrega.

Ju 05/01/2023

Surpreendentemente
Achei que a leitura foi bem mais fácil e fluida do que esperava. Talvez por só ter assistido aos filmes novos, a história foi completamente diferente do que eu conhecia.

Recomendo a leitura, o final me pegou 100% de surpresa

ees_elisa 04/01/2023

#1 o planeta dos macacos
não é igual aos filmes.
muitos dos livros de ficção científica que eu já li têm um pouco de sátira neles. depois de terminar ?o planeta dos macacos?, não acho que ficção científica seja um bom termo pra descrever o gênero do livro. ele é mais próximo de uma sátira com um pinguinho de sci-fi.
sobre a história: brilhante! o final me fez rir demais.
capítulos curtos, linguagem simples, rápido de ler e divertido.
só não gostei de alguns momentos do livro que iam pro lado romântico, além da típica mania de escritores homens de ?sexualizar? a história sem necessidade.

nota: 4/5.

andressa 29/12/2022

simplesmente muito bom.
hiper bem construído e de uma criatividade fenomenal.
fiquei angustiada durante a leitura e ... bom, adoro o plot final.