O Planeta dos Macacos

O Planeta dos Macacos Pierre Boulle

Resenhas - O Planeta dos Macacos

Aylla.Mendes 02/03/2024

Planeta dos Macacos
Leitura ótima!!! Esperava um pouco mais do final, mas me surpreendi. Não deixo de indicar o livro, bastante interessante ?

Paulo.Vitor 29/02/2024

Os livros da Aleph sempre acabam por me surpreender, aconteceu com Eu Sou a Lenda e aconteceu de novo com esse. Nesse caso, eu não tinha visto o filme para fazer as comparações, mas, eu já tinha visto a cena final, e, fiquei bem surpreso de ver que o final é diferente.
A história é diferente, e sem saber muito o contexto já consigo ver que a série de filmes se perdeu totalmente em seu propósito.

Jóice 29/02/2024

Eu amei esse livro! Essa história é uma revolução da literatura e do imaginário. A maneira como o autor criou todo esse mundo é o detalhe contido em cada traço da história, foi sensacional. Eu fiquei presa em cada capítulo. Mesmo já tendo assistido ao filme antigo, pois muitas coisas são diferentes na adaptação, me surpreendeu e adorei o plot do final. Essa edição tem uma entrevista com o autor, com detalhes de como ele teve a ideia inicial e vários outros aspectos que enriqueceram muito a experiência da leitura.

pedro4292 29/02/2024

Que livro bom! Dinâmico e reflexivo na medida certa, o autor parece saber bem o que quer explorar e usa a sociedade de macacos pra fazer paralelos com a sua própria de maneira eficaz, mesmo sendo nada sutil.
E sem poder deixar de fazer uma comparação com o filme de 68, o único ponto em que ele se sobressai do livro é no final, que pra mim soube utilizar o plot twist de maneira mais dramática.

Adelson 27/02/2024

Mas que maravilha em
Tentei ler esse livro anos atrás e não bateu, não estava em um tempo bom e tradução não era legal.
Porém agora mais velho que leitura gostosa, ficção científica sem rodeios, o autor não enrola na história é pá pum.

vitoraprado 24/02/2024

O planeta dos macacos - 5/5
Uma clássica ficção científica que marcou a segunda metade do século XX (e com motivos)
Uma trama bem construída, que não fica nem um pouco cansativa ou viajada, porque traz discussões sobre a consciência animal e a dita "superioridade" do ser humano
O autor foi bem sagaz com o final do livro e, sim, eu prefiro o final do livro do q o final do filme (mas como eu nunca assisti o filme nao posso opinar mais)

Danii 23/02/2024

Melhor que todos os filmes
Nunca me imaginei lendo essa obra, porém como grande fã da trilogia recente de filmes, resolvi dar uma oportunidade e não me arrependo nem um pouco. Esse livro possui uma história completamente diferente e criativa onde vai cativando com o passar das paginas, e fazendo com que a leitura seja fluida, principalmente, pq não sabia o que esperar a cada pagina. Acabei devorando de uma vez só, pois estava louca pra descobrir o que acontecia, e o final ainda deixou um gostinho de quero mais. Li também a parte da entrevista que consta no ebook e fico um pouco triste em notar uma certa decepção do autor com os filmes que foram lançados na época. Nunca cheguei a ver completos mas acredito que tenham mudado muita coisa, o que é uma pena pois eu não mudaria nada desse livro.

Bruno 23/02/2024

Livro foda
?Com meu estômago pesando por essa sucessão de horrores acompanhados pelos comentários de um chimpanzé risonho, eu vi homens parcial ou totalmente paralisados, outros artificialmente privados da visão?.

?Vocês fazem esse tipo de coisa na Terra??

?Sim, nos macacos! eu retruquei em fúria?.

Dilema ético
Dilema existencial
O que determina a alma ou espírito?

Livro foda

Não esperava nada. Já havia visto o filme há uns 18-20 anos, não lembro muito, mas sei que não é igual ao livro. Fui muito surpreendido, melhor do ano até agora e o primeiro 5 estrelas do ano. Muita reflexão a ser feita.

maju.Munimu 22/02/2024

Planeta dos macacos
Achei um bom livro, bem rapidinho de ler, e é um clássico da ficção científica apesar de eu não ser tão fã desse gênero até gostei do livro. Porém, certas explicações foram muito jogadas, mas tudo bem pq serviu pra história prosseguir de um jeito bem interessante.

Neto.Coqueiro 20/02/2024

Ouvi em audiobook e gostei bastante. Mas diferente do autor, devo dizer que prefiro mais o final do filme do que do livro ?
Creio que a experiência de ter lido na época sem saber do plot deve ter explodido a cabeça de muitos ?

Henrique Vaz Martins 20/02/2024

Um clássico do cinema em sua origem tão clássica quanto! Planeta dos macacos é um livro interessantíssimo e válido para uma ótima reflexão

manumoura18 19/02/2024

Esse foi um daqueles livros que eu nunca pensei em ler, até quando apareceu pra mim como recomendação na amazon, e resolvi ler.

E ainda bem que li, se tornou um dos melhores livros de ficção científica pra mim.

A linguagem super simples, rápido e me surpreendeu em vários momentos, o final então, nem se fala.

Um clássico que merece ser lido.

yvnvitx 17/02/2024

O Planeta dos Macacos, de Pierre Boule
O Planeta dos Macacos é uma popular franquia de ficção científica que existe desde os anos 60 e segue relevante até os dias de hoje por meio de filmes, séries, jogos e revistas em quadrinhos.

A origem da saga é o romance homônimo escrito por Pierre Boule, em 1963, resolvi ler o material original por ter afinidade com alguns filmes, especialmente a versão de Tim Burron, do início dos anos 2000.

Na trama do livro, um casal de turistas espaciais encontra uma mensagem engarrafada vagando pelo espaço, e resolve lê-la. Nela encontram o relato bizarro de como o jornalista Ulysse embarca numa viagem intergaláctica que decide pousar no planeta Soror. Ao chegar em Soror, a tripulação se surpreende ao descobrir que naquele plano, os homens viviam em situação de selvageria e a sociedade civil era formada por diversas castas de macacos, símios inteligentes, de linguagem própria, política desenvolvida e cultura.

O manuscrito relata os azares que Ulysse passou no planeta e conta com um plot twist que hoje em dia é bem manjado mas que, pra época, deve ter sido super inusitado pra quem leu.

Gostei do livro, embora eu esperasse mais ação, os conflitos do livro se passam mais no campo das ideias e dos mistérios que rondam a origem da sociedade símia, os filmes de Hollywood acabaram por supervalorizar a aventura em detrimento da complexidade política e social da trama, isso diferencia os dois produtos e faz com que seja válido consumir a história dos dois jeitos, me surpreendi ao perceber esse contraste e embora não seja o maior fã de ficção científica, gostei bastante do livro.

Marcos.Detanico 17/02/2024

A habilidade do autor em criar uma narrativa envolvente que se entrelaça perfeitamente com as complexidades filosóficas é uma das características mais marcantes do livro A fluidez da narrativa permite que mergulhe profundamente na trama, explorando cada reviravolta e reflexão sem obstáculos. O capítulo dos experimentos em humanos é simplesmente fantástico e reflexivo.

Achei MUITO interessante a forma como aqui o autor usou da inversão de papéis fazendo o leitor questionar sobre quem é o verdadeiro monstro. No laboratório, Ulysse vê todos os tipos de experimentos possíveis sendo feitos com outros humanos, experimentos esses muito semelhantes aos que nós fazemos com animais em laboratórios. Com medo de seu futuro ali e querendo se libertar, Ulysse decide então provar a sua inteligência para os macacos, mostrando que não é irracional como os outros humanos dali e durante todo esse processo dele dentro do laboratório, vamos aprendendo e entendendo mais sobre os símios, desvendando os motivos que fizeram com que virassem uma espécie dominante.

Por mais previsível que a trama se tornou e achei ridículo a parte da história estar em uma garrafa perdida do espaço.

A leitura vale muito a pena .