O Planeta dos Macacos

O Planeta dos Macacos Pierre Boulle

Resenhas - O Planeta dos Macacos

Aline Maia 12/08/2023

Uma leitura bacaninha
Ler "Planeta dos Macacos" foi uma experiência bem menos frustrante do que eu imaginava que seria. Mas o que me fez ir atrás de ler mesmo foi saber que o final era diferente do final do filme estadunidense.

O livro inicia com um casal encontrando um relato de um jornalista sobre o tempo que viveu em um planeta comandado por macacos. A partir daí seguimos conhecendo a trajetória de Ulisses Merou um homem que mostrou aos macacos como os humanos eram capazes de ser seres pensantes como os macacos de Betelguese.

De maneira geral, ler "Planeta dos Macacos" foi positivo. Foi uma leitura rápida e com uma narrativa interessante. Não achei um livro grandioso e não me causou nenhum questionamento profundo. Talvez teria encarado a leitura de outra forma se não tivesse assistido um dos filmes antes.

O final foi super decepcionante.

CaioEdu 10/08/2023

Tinha uma vaga lembrança dos filmes
O livro fala sobre um grupo de humanos que viajam para outro planeta e nele encontram macacos super desenvolvidos.
A história é muito boa, simples, mas bem inovadora para a época em que foi lançado. Eu acabei gostando muito da leitura, até mais do que esperava, pois quando menor, eu olhava para os filmes e não via graça (acho que nunca tinha entendido a ideia por trás), mas ao ler o livro, eu notei o quão boa é essa história, só não gostei tanto do final, mas valeu demais!

Suzana.Kawai 27/07/2023

E se...? O evolucionismo não acabou.
E, agora, fica todo mundo discutindo se a IA será o nosso fim. Mas, e se em vez de robôs, estiver em nosso destino como espécie sermos superados por outros seres vivos? Sei lá...macacos, por exemplo? Eles são bons em macaquear e, como sabemos, a imitação é a essência da civilização... De mais a mais, andamos tão fadigados de pensar, de ler, de se concentrar... e os símios podem ser tão bons em meditar, não é mesmo?
Estas são possibilidades perturbadoras imaginadas pelo francês Pierre Boulle. Tudo, claro, numa distante galáxia, num distante futuro, porém – como costuma ocorrer na literatura de ficção científica – tudo também logo ali, bem pertinho de nós.
Grifei esse livro sem parar. Ele suscita discussões sobre a linguagem e a humanização; a imitação, a arte e a criatividade; o papel da escola e dos professores. Vinga todos os bichos submetidos a inomináveis experimentos de laboratório, ensina a Teoria da Relatividade, ri da autoridade, do mercado e dos intelectuais. O tratamento dado à Nova, nossa irmã de Betelgeuse, é um capítulo a parte. Da perspectiva feminista e de qualquer outra que se possa imaginar no século XXI, dá asco ver os abusos infligidos a ela.
Perto do fim, alguns fechamentos soam apressados, mas ainda, assim, li madrugada adentro, incapaz de largar a obra pela metade.
Vale a leitura! Sem dúvida. E não, não achei nada parecido com os filmes.

Miguel.Moreira 27/07/2023

O Planeta dos Macacos - Pierre Boulle
Uma das obras mais conhecidas do autor e que virou filme. A ideia principal é uma civilização futura, bastante tecnológica e capaz de viajar no espaço. Há uma questão filosófica em que nos colocamos no lugar dos animais, e os macacos assumem nosso lugar no mundo, com as três raças divididas: Chimpanzés, Orangotangos e Gorilas.

Este livro foi perfeito para se ler no trem, mais especificamente na linha coral, Luz-Estudantes no horário de pico. em que as pessoas se comportam como os homens do planeta dos macacos, ou seja, criaturas subdesenvolvidas e com pouca capacidade cognitiva, que pensam apenas em suas necessidades básicas só pensam em si mesmas. Esta é a ideia que o autor nos apresenta nesta narrativa simples, porém com bastante valor intelectual se pararmos para pensar no que somos capazes de fazer para a sobrevivência da própria espécie (ou do próprio espécime).

A leitura é bastante simples e corrida, vale a leitura para entretenimento e distração. A nota média é mais por um gosto pessoal do que por falta de qualidade de escrita. Mas por outro lado é uma mediocridade apresentada na edição, em que o posfácio é de uma viagem absurda, em que o crítico diz ser algo relacionado a gênero (discussão que já está bastante chata e que as pessoas a enxergam em tudo).
"Aonde você vai Sam?" 27/07/2023minha estante
Salve Miguel! Me diz você quer trocar esse? Quero ler nessa edição vermelha!

Cris 18/07/2023

Bom livro
Eu gostei desse livro principalmente por causa da originalidade da ideia. A escrita é simples, direta, rápida. Não há grandes enrolações quanto ao desenrolar dos fatos, isso é muito bom. Quase chega a ser um livro sucinto. A história é daquele tipo que você pensa: pq não fui eu que tive essa ideia? De qq forma, eu não saberia colocar em prática? Enfim?

Henrique Fernandes 15/07/2023

Fantástico!
Que livro fantástico, mas eu sou suspeito pra falar, já que é meu gênero favorito kkkk. Pois o livro se passa em alguns cenários bem característicos, tendo a maior parte da sua história em um planeta no sistema da estrela Betelgeuse. Nesse planeta, a racionalidade não é um atributo dos humanos, mas sim de outra espécie, o que em si foi o ponto mais intrigante pra mim. O livro se desenvolve com o autor tentando interagir com essa outra espécie e tentando compreender, juntamente com alguns aliados que foram postos ao seu lado ao longo da história, como se deu a origem da racionalidade com essa outra raça. É de fato muito intrigante e possui um plot twist bem sufocante, ótima leitura.

Benicio 11/07/2023

Que livro
Confesso que não esperava muito quando comecei, mas aos poucos a história foi me envolvendo e li rapidamente. Os capítulos curtos ajudam na fluidez e o plot twist no final é surpreendente (e diferente do filme), recomendo a todos.

ferbreck 26/06/2023

Muito bom! Tem plot twist, tem viagem no espaço, futurista, questionador. Se quiser você pode levar a inquietude para além do livro e repensar sobre as formas que o homem domina outros animais.

Adalberto 15/06/2023

Surpreendente!
Com uma pegada de Jules Verner, esse livro matou minha curiosidade de saber o "final original" que soube que era diferente do filme clássico, e é mesmo, recomendo a leirtura.

Alan.Felipe 15/06/2023

Um clássico
O livro até tem uma história muito boa e uma narrativa muito fluida, mas para mim teve alguns "problemas" que me incomodaram no decorrer da trama. O protagonista achei um pouco chato e a parte de ficção científica achei bem despropositada.

O final foi, para mim, o ponto alto da trama, que me pegou desprevenido.

DeniseSC 01/06/2023

O que nós faz humanos?
Uma leitura rápida, fluida e ótima para quem gosta de ficção científica ou até mesmo para curar uma ressaca literária.
Apesar de ser uma história já conhecida e vastamente adaptada, o livro me deu um novo olhar sobre o que nos faz ser humanos, linguagem? Cultura? Escrita? Raciocínio ou senso coletivo?
Além de questionar sobre uma possível estagnação da espécie humana, em tempos de fake news e IAs cada vez mais inteligentes esse futuro ainda parece possível, quando simplesmente deixaremos de lutar e seremos dominados por uma nova raça que imitou a nossa? O final apesar de não ser fiel ao do livre, e até prefiro, foi igualmente impactante!

Dude 12/05/2023

Macacos me mordam
Excelente ficção científica sobre um planeta onde os macacos são a classe superior e os seres humanos animais sem inteligência.

Amanda 11/05/2023

Assisti ao filme que adapta esse livro muitos anos atrás e gostei da premissa. Ler esse livro foi uma experiência diferente, em partes pq não sou mais criança, em partes pq a história apesar de similar possui algumas diferenças grandes. Mesmo os capítulos sendo curtos, assim como o livro, demorei a engatar na história. No geral, diria que é um ótimo livro, que da para fazer várias reflexões a respeito e que vale a leitura.