Os testamentos

Os testamentos Margaret Atwood

Resenhas - Os Testamentos

Kristine Albuquerque 12/02/2020

"Amanhã há de ser outro dia."
Ainda preciso de uns dias para digerir totalmente esta estória, mas também preciso fazer esta resenha "no calor do momento". Não é à toa que a primeira resenha que escrevi por aqui foi de O Conto da Aia, porque eu precisava falar alguma coisa, qualquer coisa. Margaret provoca isso em mim. Ainda que seja difícil ler e digerir tudo isso, ou talvez por isso mesmo, considero essenciais essas leituras (dos dois livros) nos tempos em que vivemos. Margaret nos entrega uma continuação com muitas respostas que desejávamos, mas o mais marcante aqui é o desfecho e a esperança no futuro, apesar de tudo.

Em O Conto da Aia a narrativa é feita pela June (Offred) e é restrita ao que ela vivia em Gilead, com alguns flashbacks. É uma narrativa intimista, e por isso experimentamos de perto o que ela sente e vive ali. Em Os Testamentos a estrutura muda, e com isso nossas percepções. Temos três pontos de vista e três linhas temporais, que em algum momento convergem para um objetivo. Para quem viu a série, dá para perceber desde a sinopse quem são essas personagens e foi por isso que eu fiquei com tantas expectativas para esta leitura. Felizmente, elas foram cumpridas. Para quem só leu o primeiro livro, talvez a experiência não seja tão completa e até fique um pouco confusa inicialmente, porque a autora incorpora elementos da série e, cronologicamente falando, os acontecimentos principais de Os Testamentos se passam anos após o fim da segunda temporada. (Mais detalhes: A primeira temporada é fidelíssima ao livro e ambos encerram com a mesma cena; a segunda temporada expande o contexto do primeiro livro e funciona como uma ponte para o segundo livro; o segundo livro narra o período pré-Gilead, o durante e o pós, e as consequências após o desfecho da segunda temporada.) Estou tentando resumir ao máximo para não entrar em spoilers, acreditem.

A Tia Lydia é uma das personagens mais complexas e bem trabalhadas que já vi. Já ouviram aquela máxima de "não confundam a violência do opressor com a reação do oprimido"? Pois então. E a própria Tia Lydia diz: "como é que eu pude ser tão má, tão cruel, tão burra?, você vai se perguntar. Você pessoalmente nunca teria feito as coisas daquele jeito! Mas você pessoalmente nunca precisou fazê-las."

A Daisy e a Agnes, as outras duas personagens, são igualmente bem construídas. Elas nasceram no mesmo lugar, mas cresceram e viveram em contextos totalmente opostos e, por isso, têm visões de mundo opostas. O exercício entre elas é superar as intolerâncias que aprenderam desde sempre como naturais e desenvolver a empatia e a disponibilidade do encontro com outras percepções. Necessidade essa das mais atuais aqui mesmo, na nossa realidade. E essa não é a única conexão possível. Há vários temas que a autora faz questão de trabalhar que são tirados daqui mesmo, que vemos dia após dia nas notícias do mundo afora. Como ela diz nos agradecimentos, nos trinta e cinco anos que separam as duas obras ela pensou em muitas respostas possíveis para uma continuação, e muitas dessas respostas já se tornaram realidade.

Ainda que seja injusto - e desnecessário - comparar as duas obras, Os Testamentos é uma excelente continuação e impactante à sua maneira. Não me decepcionei nenhum pouco com os acontecimentos, embora gostaria de ter visto mais o desenvolvimento de algumas relações. Mas isso não é um deslize da autora, e sim algo de provocativo, de nos deixar imaginar como aquelas pessoas viveram a partir dali. E com o simpósio de História, anos depois, vemos algumas brechas desses acontecimentos. Nessa reconstituição, a mensagem: que não esqueçamos o nosso passado. E sigamos resistindo.
Dessa 12/02/2020minha estante
Eu fiquei com muita raiva qdo terminou o livro , o primeiro, e a gente fica sem entender o que aconteceu. Assisti o seriado e isso supriu essa minha necessidade de 'saber'. Pensei em não ler esse livro, com medo de um final sem final. Mas agora com sua resenha, maravilhosa por sinal, fiquei empolgadíssima !!! Obrigada por compartilhar sua opinião!!

Lua 12/02/2020minha estante
Ainda vou ler O conto de Aia, mal posso esperar pra conhecer essa história! ?

Kristine Albuquerque 12/02/2020minha estante
Obrigada Dessa! Vale muito a pena a leitura, sem dúvidas. Essa questão de querer ver mais é algo que fica mesmo no primeiro livro, e a série é maravilhosa nesse ponto, em mostrar mais e explorar isso com coerência. Me parece que esse segundo livro também vai guiar as próximas temporadas, então estou bem ansiosa para acompanhar isso também!

Kristine Albuquerque 12/02/2020minha estante
É uma leitura impactante e necessária, Lua. Espero que goste também! E fica a dica para conhecer a série também depois da leitura, não vai se arrepender!

Dessa 12/02/2020minha estante
Kristine, sabe me dizer se a autora participa no roteiro do seriado?

Lua 12/02/2020minha estante
Já vou adicionar a série aqui na lista pra poder ver depois que concluir a leitura ?

Kristine Albuquerque 13/02/2020minha estante
Sim, Dessa! A autora participa da produção da série desde o início, dando consultoria aos roteiristas para manter essa coerência entre os dois. :)

Dessa 14/02/2020minha estante
Que bom saber disso!!!

Debora 25/06/2020minha estante
Maravilhosa resenha.
A série é mto fiel ao livro, exceto pela Serena(isso me decepcionou um pouco). Mas, os testamentos é sem duvida excepcional, nos tira qqr duvida e nos da um final.

Kristine Albuquerque 25/06/2020minha estante
Obrigada, Debora. É mesmo uma continuação excelente, ainda bem que a autora resolveu escrevê-la.

A.Paula.Sz 27/06/2020minha estante
Que resenha!!! Estou tão impactada c sua resenha quanto fiquei com o primeiro livro. Vou ler esse com certeza, mesmo não tendo assistido à série.

Fabi 21/09/2020minha estante
Agora vc facilitou e muito meu caminho pela história. Li O conto da aia e agora estou assistindo a série. Obrigada por compartilhar.

Kristine Albuquerque 21/09/2020minha estante
Obrigada, Paula! E fico feliz por saber que ajudei, Fabi! Espero que gostem do livro também!

Fabi 24/09/2020minha estante
Só fiquei com uma dúvida Kris, leio Os testamentos antes ou depois de assistir a terceira temporada?

Kristine Albuquerque 24/09/2020minha estante
Olha, Fabi, não sei te dizer porque ainda não vi a terceira temporada! Hahaha mas funcionou comigo, então acho que não tem problema ler antes. Aliás, parece que essa terceira temporada segue um caminho independente, porque Os Testamentos vai ser adaptado separadamente em uma nova série!

Marlon Hneda 26/11/2020minha estante
amei essa resenha! acabei o livro ontem e corri aqui ler sobre =)

Lucas Taveira 06/02/2021minha estante
Incrível essa resenha. Inspiradora!

mari 07/03/2021minha estante
Que resenha perfeita! Eu li o conto da Aia e adorei , mas confesso que fiquei um pouco confusa em algumas momentos, senti que precisava de algo mais visual pra poder entender mais afundo do livro. Vi sua resenha aqui agum tempo, e vi o que você falou sobre ver a série para entender melhor, e estou vendo a série, já terminei a primeira temporada e tô amando! Agora vou ver a segunda e correr pra ler Os Testamentos.

erbook 04/04/2021minha estante
Comecei a ler agora Os testamentos e adorei sua resenha. Também estou amando a leitura...

Camila2019 05/04/2021minha estante
Só uma ressalva: June é personagem da série, não dos livros.

fe.pauli 05/03/2022minha estante
Amei a descrição

Vânia 18/03/2022minha estante
Eu acabei de devorar cerca de 150 páginas agora a noite, chega em um determinado ponto que é impossível parar de ler. O começo é um pouco chatinho, mas do meio para o final ele vai em uma crescente impressionante. Super recomendo o livro!

Alice 31/01/2023minha estante
Acabei de acabar a leitura é só fiquei com uma dúvida (não assisti a série) Daisy e Agnes são filhas da June?

Karina 16/02/2023minha estante
Eu amei demais o livro e gostei muito da sua resenha, mas discordo em um ponto: eu nunca vi a série, apenas li os livros e desde os primeiros capítulos de Os Testamentos imaginei que as personagens eram quem elas eram.

Clara 26/11/2023minha estante
Resenha maravilhosa.

Lenas 10/11/2021

Expectativas superadas com sucesso
Conforme esperado depois de ler os primeiros capítulos, eu realmente gostei mais desse do que de ?O Conto da Aia?.

Além do estilo de escrita ser bem diferente entre os dois livros, o ritmo nesse é bem acelerado, a leitura é mais dinâmica e os capítulos conseguem gerar expectativa para o final na medida certa.

Também adorei o fato de o livro trazer bastante detalhes novos sobre Gilead e como tudo começou.

Recomendadíssimo.
Aline Michele 11/11/2021minha estante
Hum bom saber

Patricia Lima 10/08/2020

Os Testamentos
Eu estava com medo de ler ele, achando que ia me decepcionar, mas dei uma chance e acabei sendo muito surpreendida. Eu encontrei uma história, que mesmo que se passe no mesmo universo de O Conto da Aia, ela tinha um clima diferente.

Pois em O Conto da Aia, nós vemos esse lugar governado por uma doutrina absurda pelo ponto de vista da aia, que é a pessoa que mais sofre nesse lugar.

E nesse livro temos o ponto de vista de três mulheres em situações bem diferentes de uma aia. Então isso deixou o livro diferente, interessante e impressionante para mim.

Para ler esse segundo livro é importante que vocês leiam O Conto da Aia antes, ou tenham assistido a série de tv, pra entender bem como essa distopia funciona.

E o livro também é totalmente diferente da segunda temporada da série, porque no livro é uma história que se passa 15 anos depois de O Conto da Aia.

(Tem resenha mais completa no canal)

site: https://www.youtube.com/watch?v=5rL7rLNl-sU

Suzart1 21/01/2021

De tirar o fôlego!
Conheci os livros pela série e na primeira oportunidade li os livros. Então depois de assistir a todas as temporadas já fiquei comparando e esperando muitas coisas. O livro não decepcionou!
Gostei da abordagem na visão das três mulheres, ainda que por vezes tenha dado nos nervos por que o relato de uma parava na parte mais interessante e eu queria saber logo o que houve!
Gostei do desenvolvimento das personagens, só achei a Nicole/Daisy muito bestinha as vezes. Mas considerando que ela era bem nova, podemos relevar.
Em relação à tradutora do livro, gostaria que tivesse sido a mesma, achei muito interessante as notas de rodapé com as indicações sobre as ambiguidades do textos em inglês, que a gente acaba perdendo na tradução.
Por fim, esse livro me deixou um desejo de reler o outro, fiquei com a sensação geral de que não o li corretamente. Meta de leitura para o próximo ano, quem sabe!
cath 21/01/2021minha estante
Estou lendo e amandoooo

DanielSchaefer 13/06/2021

A continuação de O Conto da Aia é arrebatador e enriquece muito a distopia aterrorizante de Gilead. Quem mais brilha no livro é a Tia Lydia e a sua narrativa, manuscritos tão íntimos que são desconfortáveis. E achei o final mais satisfatório que o do primeiro livro, vale a pena a leitura!

Jéssica | @jehbreda 27/06/2020

Ainda melhor que o primeiro livro!
Confesso que a leitura de O conto da Aia foi um pouco lenta e preguiçosa para mim, não sei se isso ocorreu devido ao fato de eu ter assistido a série primeiro.

Mas, este livro... É cheio de emoção e aventura. Cheio de esperança e desejo de mudança. Você lê cada página querendo saber se vai dar certo, o que vem depois, quem será punido, quem sobreviverá.

Vale a pena!

Wynny0 13/01/2021

NECESSÁRIO.
E mais uma vez eu batendo palmas pela escrita, trama, personagens e enredo de Margaret Atwood!

Desde O Conto da Aia, que foi um livro que eu gostei muito ? me trouxe diversas reflexões e curiosidades ?, eu fiquei ansiosa para ler essa sequência, afinal, o anseio de saber a continuação e sobre como será destruída a grande massa totalitária de Gilead é algo imprescindível.

Nesse livro, a autora cria três personagens em situações distintas (e ao mesmo tempo tão parecidas), aonde o leitor acompanha a narração de cada uma delas.

Temos Agnes, criada em Gilead, com princípios fortes de uma criação teocrática, filha de um Comandante de boa classe e possui uma mãe que a ama. Mas, suas opiniões convergem quando tem grande perda e é obrigada a seguir um caminho que não deseja.

Temos Tia Lydia, uma mulher com grandes influências na criação de condutas, éticas, princípios e leis... Bom, isso sempre nos bastidores, porque obviamente os homens são quem levam todo o crédito, afinal, em Gilead uma mulher não pode exercer poderes em ninguém.

E temos Daisy, uma adolescente que fora criada no Canadá por bons pais, mas que tem sua vida mudada radicalmente quando vai em uma passeata contra Gilead.

Com uma forma muito bem escrita e desenvolvida, a autora consegue unir três grandes mulheres para uma só missão, e isso é o que nos prende. Eu, particularmente, achei a escrita muito bem fluída, a cada página há maior anseio do capítulo vindouro e a construção de cada personagem é bem feita. O livro por inteiro me fez pensar no quanto a igualdade de gênero é importante, e além disso, o quanto a sociedade precisa ? SEMPRE ? se opor quando um governo opressor e totalitário tenta se levantar.

"A memória era uma coisa tão cruel. Não conseguimos lembrar do que foi que esquecemos. Do que nos obrigaram a esquecer. Do que tivemos que esquecer, para poder fingir que vivemos aqui com alguma normalidade." p. 351

Livro excelente!
@eimarianagomes 13/01/2021minha estante
Eu amei esse livro, e poder conhecer o lado das outras mulheres

Natália 13/01/2021minha estante
Fiquei com vontade de ler!

martinho.bia 06/02/2024

Em Os Testamentos vemos a vida rotineira de Gilead sobre outra perspectiva, uma filha de Comandante. Mas também as maquinações internas do regime com Tia Lydia, e o impacto de um governo totalitário na política e cultura mundial, com Nicole.

Ivan 18/01/2022

Fantástico
Na década de 80, a escritora canadense Margaret Atwood publicou o livro "O Conto da Aia", uma distopia que tratava sobre um governo totalitário e teocrático onde as mulheres perderam todos os seus direitos. Mas o desfecho do livro foi bastante aberto e deixou várias dúvidas. Teria Offred se salvado e fugido de Gilead com sua filha? O que teria se passado entre os eventos finais e a conferência realizada 200 anos depois? Para ajudar nestas respostas, ela lançou sua continuação após quase 30 anos, com o título "Os Testamentos".

Lançado no final de 2019, "Os Testamentos" traz de volta o universo de Gilead, a teocracia fundamentalista norte-americana. Atwood retorna ao universo criado no livro publicado em 1985, com uma história que se passa cerca de quinze anos depois do desfecho de Offred. A sequência serve para retratar como foi a queda de Gilead, situação abordada no final do primeiro livro. Este livro é consequência de inúmeros pedidos dos fãs.

As normas e “mandamentos” já se tornaram hábitos inquestionáveis em Gilead e está surgindo uma nova geração que só conhece aquela realidade como verdade. Meninas que foram criadas naquele regime, mulheres forçadas aceitar seu destino e comandantes cada vez mais seguros da impunidade de suas atitudes. Porém, ao olhar este governo bem de perto, já aparecem rachaduras.

O livro dessa vez não traz a visão de uma só pessoa. O leitor acompanha relatos de três personagens diretamente envolvidas com Gilead, cujas histórias serão cruzadas em algum momento. A narrativa é feita em formato de depoimentos. A primeira é uma Tia que escreve os seus “testamentos” em Ardua Hall, a sede onde moram as Tias. Ela participou da instauração do governo de Gilead. As outras duas são meninas que, de formas diferentes, tiveram contato com regime de Gilead: a testemunha 369A, diretamente de dentro da república, filha de um importante Comandante; e a testemunha 369B, de fora, uma adolescente do Canadá que cresceu ouvindo as histórias horrendas do país vizinho. Num primeiro momento a identidade das personagens não são identificadas, o que cria um mistério e nos instiga a seguir com a leitura.

É através desses três pontos de vista que conhecemos melhor a criação e o funcionamento deste sistema opressor, com capítulos intercalados para cada uma das personagens. Há uma linha em comum que permeia a história das três. Ela não é evidente à primeira vista, o que é uma artimanha muito bem construída pela autora.

Diferente do primeiro, o livro não foca apenas nas aias. Além de acompanharmos o declínio de Gilead, temos a oportunidade de conhecer melhor a vida das Tias. O que elas eram antes, como foram escolhidas, como é viver em Ardua Hall (onde todas moram juntas) e como é ser a única classe de mulheres cultas (podem ler e escrever) e com algum "poder”. É possível entender a política existente por trás da organização das Tias e compreender o processo de casamento das jovens. Isso fornece uma visão mais ampla de Gilead.

Também é possível entender mais sobre as demais "categorias, como as econoesposas ou as Marthas. Além da introdução de uma nova categoria: as Pérolas, mulheres de Gilead que são enviadas ao Canadá para conquistar novos adeptos.

De forma muito inteligente, a autora exibe o fato de que grandes regimes totalitários também são feitos por pessoas comuns, e não somente de indivíduos com desvios evidentes de caráter. Quando alguém toma a decisão de apoiar ou participar do regime? É uma escolha consciente? Quais são as opções?

O livro é uma resposta as perguntas realizadas após a publicação de "O Conto da Aia". E traz um desfecho mais completo para aqueles que buscam uma resposta fechada. Com temáticas pesadas, é triste e frustrante em vários momentos. Mas a importância da leitura e a discussão que esses temas trazem é muito grande. Tanto o primeiro quanto o segundo livro. E, como disse Atwood: "livros como O Conto da Aia e Os Testamentos não devem e nem podem ser levados apenas como distopias e ficção. Em tempos nacionais e mundiais nebulosos em que vivemos, nunca se esqueça que conhecimento é poder. Não permita que tirem isso de você!"

É muito comum a continuação de um livro decepcionar, ser inferior ao primeiro. Não ocorreu neste caso. Na minha opinião, "Os Testamentos" está entre os melhores livros que já tive a oportunidade de ler.

Nado 15/03/2020

Leitura fascinante
O livro tem a medida exata de páginas para prender o leitor. O começo soa um pouco monótono, mas a cada página a história ganha força e enfim você entende os segredos de Gilead.
luquescunha 24/04/2020minha estante
Vale a pena ler os dois então ?

Nado 24/04/2020minha estante
Vale muito a pena. Recomendo.

Jac 15/08/2020

SUPEROU TOTALMENTE MINHAS EXPECTATIVAS
Livro maravilhoso, o primeiro livro tinha me decepcionado bastante mas ele acabou sendo apenas uma base pra essa continuação que fechou com "chave de ouro"

Se você já leu "O Conto da Aia" esse livro se torna uma leitura totalmente necessária.

Como foi bem escrito, bem distribuida a história, me prendeu do começo ao fim!!

Muita coisa que ficou no ar é explicado, principalmente toda a história da "Tia Lydia" e a importância dela para a história de Gilead.

? Entrou para os favoritos

Rafa 14/07/2020

Desfecho incrível
Os Testamentos nos mantém aficionados com a narrativa de três personagens heterogêneas. Como se não bastasse, remonta ao contexto político de diversas épocas, sempre ressaltando as injustiças que subjugam a liberdade e os direitos das mulheres.
Renato Paniagua 14/07/2020minha estante
Cara, se esse for tão bom quanto o Conto da Aia ta sendo, vou ficar muito satisfeito... Distopia muito foda

Rafa 14/07/2020minha estante
Eu achei melhor rs

Gabi Daiub 02/08/2020minha estante
Eu estava com medo de me decepcionar com Os Testamentos mas também achei melhor que o primeiro. Me prendeu do início ao fim, virei 2 madrugadas lendo.

Tatiane554 19/01/2022

Muito bom!!!
Esse livro não é uma continuação tão direta de o Conto da Aia,porém podemos conhecer um pouco mais,ter uma ampla visão do sistema de Gilead!!Podemos ver como funcionava tudo!! O livro é alternado por 3 perspectivas diferentes!Gostei muito mais desse segundo livro,apesar de ainda seguir com algumas coisas que são difíceis de ler,coisas absurdas,mais o livro trás mais fluidez na leitura principalmente quando a vidas das personagens se interligam,não dá vontade de parar de ler ! Muito bom,estou sem palavras ,emocionante o final também!! A escrita de Margaret Atwood neste livro está de parabéns, recomendo a leitura! Agora vou começar a assistir a serie de TV!
Raul.Grenchi 20/01/2022minha estante
Também gostei mais desse.
Certeza que vai curtir a série também

Tatiane554 20/01/2022minha estante
Sim Raul,muito bom ! É espero gostar da série também, estou no comecinho ainda !

Julia Manjko 06/02/2024

Cruelmente maravilhoso
Tanto o livro como a série do O Conto da Aia estão entre as minhas obras favoritas da ficção, e ao ler a continuação essa admiração despertou ainda mais.

Foi uma história muito envolvente, que ajudou muito a desenvolver o universo e, oq eu mais gostei, respondeu a muitas dúvidas q eu tinha.

Com certeza, recomendo muito !!!

@naayaires 24/05/2020

que livro, meus caros
Essa autora é um gênio!
Ela simplesmente conseguiu fechar a história do conto da aia de modo perfeito, e ainda me deu esperança de lutar por dias melhores.

Vamos a luta!