Os testamentos

Os testamentos Margaret Atwood

Resenhas - Os Testamentos

Gabms 17/02/2020

Encerramento perfeito
Margaret Atwood, passados 35 anos, lança um livro que seria a continuação do tão aclamado Conto da Aia. Em Os Testamentos conhecemos um pouco mais da história de Tia Lydia, figura importante que nos foi apresentada no primeiro livro. A partir dos capítulos de Tia Lydia passamos a entender porque ela se empenhou para o sucesso de Gilead, quais foram as circunstâncias de seu ingresso e o que a levou a continuar por tanto tempo acobertando e fazendo coisas horríveis. Quem leu O Conto da Aia provavelmente vai se interessar por essa continuação. E se você ainda não conhece, fica a recomendação. Mergulhem na história que Atwood criou. Uma realidade que parece distante e distópica, mas que encosta em pautas e situações vividas diariamente por mulheres.

Thami 22/02/2020

Difícil parar de ler
Muito gostoso voltar ao mundo de Gilead mais uma vez.

Fernanda 23/02/2020

Superou o conto da aia
Na minha opinião a sequência aprofunda o universo do Conto da Aia muito bem. A leitura ganha um ritmo dinâmico, revezando entre 3 personagens cujas histórias se entrelaçam. É ainda mais criativo ao pensar o ponto de vista das mulheres que se viram obrigadas a participar ou que não conheceram outro mundo além de Gilead.
Sgt_Pm_Jamis 23/02/2020minha estante
Então vc orienta a ler os dois? Primeiro o conto, depois o testamento

Fernanda 23/02/2020minha estante
Sim, recomendo!

Paula 30/06/2020

Continuação perfeita
Li ?O conto da Aia? há uns 3 anos, assim como acompanho a série do Hulu, e essa continuação não decepcionou em momento algum. A Margaret Atwood tem uma escrita fabulosa, fluída, não consegui parar de ler o livro. Uma das pouquíssimas vezes em que tive o sentimento de querer saber o final, mas não querer que ele acabe.
Algumas das surpresas do livro são relativamente fáceis de prever, mas não tiram o interesse pelo livro. As personagens são cativantes, e conhecer um pouco mais sobre a história da tia Lydia, dá uma dimensão totalmente nova a ela.
Os detalhes pequenos - como os capítulos, identificação das personagens tanto gráfica quanto a escrita (testemunha 369A) - são provas de como o livro foi escrito e elaborado com tanta atenção.

Recomendo a todos e pretendo, em um futuro não tão distante, ler mais livros da Atwood.

Gilda.Mayumi 25/02/2020

Recomendo!
Adorei a continuação do livro o Conto da Aia. São narrativas diferentes, sendo que o primeiro é mais lento, pouco explicativo e com uma carga emocional bastante pesada. Já Os Testamentos é dinâmico e se propõe a dar mais explicações. Os seus personagens são interesssantes e eu gostei muito da complexidade da 'tia' retratada nessa história.
O Conto da Aia é o meu preferido, mas Os Testamentos é muito bom e quase impossível de parar de ler até o final!

Henrique Sanches 14/06/2023

Ficção Científica / Distopia / Ficção Feminina
Leitura #036 / 2023

Os Testamentos, de Margaret Atwood

Cheguei a 36ª leitura do ano e pra variar é um scifi.

Terminei essa leitura no sábado passado e foi a última de Maio. Li junto com a galera que faz parte do Grupo Letras Cadentes, comandado pela @christianealvescs

Quando li o Conto da Aia, foi aquele baita soco na boca do estômago... conhecia o livro pelos posts, sabia que era uma distopia, mas não estava preparado para aquela leitura.

Foi uma experiência bem tocante. Este segundo livro, Os Testamentos, é mais interessante, mas continua pesado.

A Atwood consegue manter a história e ir um pouco além. Gostei muito, principalmente porque eu não sabia nada sobre este livro.

Descobri que ele foi escrito 35 anos depois e é um tipo de expansão do universo do Conto da Aia.

Comentei no debate de domingo, o livro tem muita coisa impressionante, a começar com a divisão de narração.

Eu não sabia que era dividido entre três narradoras e descobri durante a leitura... são três pontos de vista com impressões diferentes.

Como eu não assisti a série, não pude identificar nem comparar histórias e personagens, mas a experiência da leitura foi muito bacana.

Se você gosta de distopias, Testamentos e O Conto da Aia são super indicados!

O próximo post de Leitura vai sair no ritmo da próxima leitura, ou seja, voltei a programação normal.

É isso, boas leituras!

#contoDaAia #osTestamentos #margaretAtwood
#ficçãoCientífica #distopia #ficçãoFeminina

site: https://www.instagram.com/p/Cs7nKVxLdUh/

kelly | @leiturasagridoces 19/08/2020

Os Testamentos: três contos de sororidade
Quando eu terminei O conto da aia eu só pensava que a República de Gilead tinha que cair. Era isso o mais provável. Nenhum regime como aquele vive pra sempre. E, assim como no primeiro livro eu tinha certeza de que não era uma distopia, no segundo eu tinha certeza da queda de Gilead.

Eu não suportaria ler outra história de terror da Margaret Atwood. A narrativa da Offred me traumatizou o suficiente (mas não o suficiente pra não ver a série). Era horrível pensar no quanto é frágil a nossa liberdade. Mas em Os Testamentos a gente têm esperança. Porque Gilead não vive pra sempre.

A história é muito dinâmica. Diferente do primeiro que é pesado e denso, nessa Atwood trás três histórias de três mulheres: uma que cresceu em Gilead, outra que cresceu no Canadá e uma terceira com seus relatos sobre o lado podre e escondido desse regime teocrático. Pra quem viu a série, consegue entender a história já nas primeiras páginas, mas ainda assim a escrita consegue manter preso o leitor até as últimas linhas. A leitura flui de forma que você quer mesmo saber como será a queda de Gilead. E ele é glorioso! E, assim como no primeiro temos a narração de uma mulher, nesse temos a luta das três mulheres.

Nesse segundo livro, depois de uns 30 anos do lançamento do primeiro, a gente têm esperança, luta e sororidade. Sororidade de quem a gente menos espera. Mas a gente ainda é obrigado a ler discurso machista, e não só isso como também cenas de tamanha nojeira que é a pedofilia, e tudo isso adubado por um discurso de que -essa é a vontade de Deus-, -porque o plano de Deus não é o plano dos homens, e com toda certeza não é nem um pouco o plano das mulheres-. Só que tudo isso é regado à muita crítica, a todo esse fanatismo, de uma forma bem menos sútil e mais sarcástica.

-Você não acredita que o céu está caindo até que um pedaço dele caia em cima de você.-

Sob o olho Dele!

site: https://kellyschuebel.wordpress.com/

Cintia295 17/02/2022

Demorei tanto para começar a ler esse livro, pois achava que não tinha necessidade de uma continuação e precisa simmmm, foi muito esclarecedor e compreendi muita coisa.
Ter mais de uma visão no livro de estilos de vida diferentes foi genial.
Fernanda.Marques 18/02/2022minha estante
Está na minha meta desse ano e fiquei mais curiosa ainda

Janet 28/03/2020

Sensacional! Chegou um momento que não conseguia fazer outra coisa, senão ler para descobrir o que ocorre no final.

Igor.Camilo 16/12/2020

Margaret Atwood, você ganhou meu coração.. mais uma vez!
Há um mês atrás, conclui a leitura de O Conto da Aia, e o impacto da obra sobre mim foi GIGANTESCA.
Já havendo assistido 3 temporadas da série de TV, não esperava que o livro pudesse trazer muito mais do que foi
passado na adaptação, e ao final da leitura, percebi que estava enganado.

Muitas pessoas não tiveram uma boa experiência com o Conto da Aia, pois ele de fato deixa algumas
"pontas soltas" e apresenta um final inconclusivo sobre as personagens principais e o cenário político de Gilead.

Pois bem, a leitura de "Os Testamentos" fecha algumas das lacunas abertas no livro anterior
e expande de forma PRIMOROSA, o universo criado por Margaret Atwood, no livro e na série.

A narrativa condutora de "Os Testamentos" se passa 15 anos depois dos acontecimentos do primeiro livro,
tendo como narradoras 3 mulheres de realidades completamente diferentes, relatando os percalços de suas vidas.

Inicialmente, não se pode ver com clareza de que forma essas narrativas se interligarão, porém,
quando menos se espera, grandes coisas são reveladas até o momento em que tudo se alinha e acaba "explodindo"
a cabeça do leitor (Ainda estou recuperando os pedaços do meu cérebro).

Brincadeiras à parte, "Os Testamentos" foi uma incrível experiência literária, que entra para o hall de melhores
leituras do ano, sem sombra de dúvida, que recomendo tanto para pessoas que gostaram muito de "O Conto da Aia",
quanto para pessoas que não gostaram tanto, pois muitos dos "problemas" que foram encontrados lá,
podem aqui serem esclarecidos.

E para uma melhor experiência, recomendo também que se assista a série de TV, pois além de ser muito bem produzida e premiada, serve de peça complementar
para uma maior apreciação da grande história idealizada pela autora.

Evelin Graceffi 05/11/2020

Uma distopia quase não tão longe assim... mais uma vez o fim fica em aberto. Amei a leitura

Natália 21/04/2021

Excelente continuação de O Conto da Aia
Esse livro é a continuação da distopia O Conto da Aia. O Conto da Aia foi escrito em 1985 e retrata um Estado totalitário teocrático, em um local chamado Gilead (onde um dia foi os Estados Unidos), em um sistema de patriarcado em que mulheres têm seus direitos civis suprimidos. Os Testamentos foi um livro escrito após o grande sucesso da série, em 2019, e narra a história de três personagens: uma Tia, a testemunha 369A (que vive em Gilead) e a testemunha 369B (que vive no Canadá). As testemunhas são reveladas ao longo do livro e também é mostrado através da narrativa da Tia em questão, como é formada Gilead e o sistema opressor. De linguagem mais fluida que O Conto da Aia, esse livro vai mostrar o desfecho do primeiro livro, com revelações bombásticas e um final de tirar o fôlego.
Recomendo demais os dois livros, mas aviso: tem que ter estômago, principalmente para O Conto da Aia, porque tem umas cenas bem fortes. Não sou de ler livros sequenciais porque gosto de variar os estilos literários, mas essa história me prendeu demais e já assisti a primeira temporada da série. Com a finalização do segundo livro, vou assistir as outras duas temporadas.

Paulinha 20/11/2020

Fantástico!
A história de Gilead, incluindo sua derrocada, narrada por três personagens surpreendentes.

Sara 30/09/2020

Margaret Atwood é perfeita!
Para os fãs de o conto da aia esse livro é perfeito. Uma escrita excelente que te prende do começo ao fim com muitos pontos de vistas diferentes sobre Gilead que ajudam a nos aprofundar nesse mundo e entender melhor sua história. Leitura muito fluída e rápida, excepcional!