As bruxas da noite

As bruxas da noite Ritanna Armeni

Resenhas - Bruxas da Noite

Beatles 17/11/2022

Livro muito bom falando de um assunto que nunca foi abordado completamente , apenas vi em alguns livros algumas linhas falando delas.
Livro cumpre o que promete, sem enrolação.

Giovanna 08/06/2021

sendo sincera comecei sem grandes expectativas, porque não gosto muito desse modelo de livro, mas me surpreendi bastante. a escrita é fluída e a história é muito envolvente, imagino que ainda mais pra quem não está tão familiarizado com o tema. a autora conseguiu alcançar um equilíbrio interessante entre o registro biográfico sem perder de vista o cenário mais amplo da guerra e sem deixar de lado a análise pessoal dela sobre o relato. muito bom.

Rafa 14/06/2021

As Bruxas da Noite
A Segunda Guerra Mundial foi um marco divisor em todo o Mundo, sendo um dos assuntos mais discutidos e estudados ao redor da Terra.

O conflito fez surgir grandes heróis e heroínas nos campos de batalhas, sendo lembrados até hoje nos livros de histórias. Infelizmente não foi o caso das aviadoras do 588° Regimento de Bombardeiro Aéreo Noturno Soviético. Conhecidas como "As Bruxas da Noite".

Ritanna Arneni, jornalista italiana premiada, traz para o público e entusiastas da Segunda Guerra Mundial, gloriosas mulheres que voavam pelos céus da Europa para por fim ao Terceiro Reich.

A obra descreve de forma simples porém intensa das mulheres que tinham uma vida e modesta na antiga URSS, porém! Da noite para o dia, estavam bombardeando posições inimigas. Sendo temidas pelas forças Nazistas.

Irina Rakobolskaja, aos 96 anos foi a última "bruxa da noite", seus relatos são instigantes, parecendo cenas de um verdadeiro filme de guerra. É emoção do começo ao fim da leitura.

Porém! Nem tudo foi glória e honrarias, Ritanna Arneni destaque de foram imparcial os momentos após o fim do conflito todas as "bruxas da noite" foram esquecidas e até mesmo proibidas de contar suas histórias e experiências nos céus da Rússia.

Uma leitura carrega de emoções e aventuras, mostrando toda coragem e destrezas do qual faziam essas habilidosas mulheres.

O livro possuí uma leitura bem fluida, agradável logo no primeiro capítulo. Esse é uma obra indicada para o público que busca conhecer todos os lados da Segunda Guerra Mundial.

Jéh 05/07/2021

Uma parte da história que a humanidade precisa conhecer!
Sensação de abandono.... É isso que eu sinto ao chegar ao final desse livro tão grandioso! O que eu posso começar a dizer?

"Os horrores da guerra sobrepujam o entendimento humano, só quem o viveu sabe o que fez para sobreviver e lembra de todos os amigos e parentes que perdeu!"

Aqui Ritanna Armeni esteve cara a cara com a última Bruxa da Noite, Irina Rakobolskaya, mulher forte e corajosa que defendeu o seu país usando um avião de madeira e lona utilizado para a fertilização dos Campos - períodos pré 2° guerra. Neste livro ela narra as façánhas das mulheres do regimento 588 e 46° Regimento de Guarda, onde apenas mulheres pilotavam, manuteniam, guarneciam os mesmos com bombas pesadas e os abasteciam, mulheres com garra suficiente para se aventurarem fora de suas casas, no frio intempérie e sem muita tecnologia. Elas se sujeitavam a voos sem paraquedas, somente pela pátria e isso me instiga, me dá um comichãozinho no peito daqueles quando você se sente representada, mesmo estando a quilômetros de distância e mesmo tendo se passado anos e anos desta guerra sangrenta e amarga.

Não posso me alongar muito sobre o livro sem correr o risco de contar algum spoiler, minha intenção não é esta. Mas acredito que para nós mulheres no atual cenário, não podemos deixar de não exaltar tamanha coragem com a qual essas mulheres lutaram de igual pra igual ao lado dos homens. Acho digno passar adiante tal informação e dar minha opinião sobre tal livro. Acredito que a história delas, das Bruxas da Noite não deva ser esquecida.

"Uma mulher é capaz de tudo!" - Marina Raskova

cinnamongirl612 02/04/2023

Um livro extremamente necessário para a preservação da memória e da história de heroínas tão importantes e que pouco se falam a respeito. Bruxas da Noite traz uma narrativa emocionante, construída a partir da entrevista da autora com Irina Rakobolskaya, a última "bruxa" viva na época e cuja memória guarda com detalhes os rostos, nomes e lutas vividas pelo regimento aéreo feminino soviético durante a 2a Guerra Mundial. Uma leitura que desperta os mais variados sentimentos, raiva, tristeza, horror e principalmente admiração. Essas mulheres enfrentaram os nazis e a misoginia diária (que muitas vezes vinha dos próprios companheiros de batalha) de cabeça erguida e com uma coragem espantosa. São heroínas de guerra e merecem ter seus lugares na história devidamente marcados e lembrados.

Alice 21/07/2021

O terror dos nazistas
As bruxas da Noite abriram um caminho de oportunidades para muitas mulheres por todo o mundo, assim como as pilotas pioneiras na década de 10/20!
Um regimento que ficará eternamente conhecido pela valentia e empenho das aviadoras corajosas que se lançavam em aviõezinhos que mais pareciam de brinquedo, e detalhe, sem paraquedas e sem uma certeza de êxito na missão.
Cumpriram seu trabalho, foram realizadas mais de 23 mil missões de ataque, sendo a pilota recordista Irina Sebrova, realizando 1004 missões de combate.
Após o fim da segunda guerra mundial acabaram por ser desligadas das forças armadas, não tiveram seu reconhecimento por parte do Estado, mesmo com todas as medalhas e condecorações.
Mulheres que tiveram a vida após a guerra marcada por cicatrizes, miséria e solidão.

Ana 23/08/2021

As bruxas da noite
A leitura é rápida, mas converterá nunca esquecerei.

Consegui sentir a segunda guerra, entendi tudo que Irina explicava, quase me senti como se estivesse no regimento.

O livro vai contar a história das ?Bruxas das noites? um regimento aéreo formado somente por mulheres. Vamos ver momentos diferentes da guerra e sentimentos de perca.

Para quem gosta do tema ?segunda guerra? recomendo a leitura, pois dificilmente você encontrará em um livro didático.

Carol 29/08/2021

Uma mulher pode tudo
Quando o exército alemão começa a avançar sobre a União Soviética cria se um regimento só de mulheres, especialistas em polikarpovs, um avião pequeno e de pouca segurança, para realizar bombardeios noturnos às tropas alemãs. Ao desligarem os motores para não serem ouvidas, o barulho do vento as fazem parecem bruxas sobrevoando os exércitos alemães.
A coragem que essas jovens tiveram para enfrentar tudo e defender seu país, e acima de tudo provarem que eram iguais aos homens é de uma magnitude tão grande, e q deveria ser mais difundida na história.

Danieli37 13/07/2023

Heroínas!
Sempre amei estudar história, mas nunca havia ouvido falar das "bruxas da noite" até começar a pesquisar sobre o feminismo.
A história das bruxas se tornou a minha favorita para estudar, elas eram incríveis, fortes e corajosas, enfrentaram coisas que muitos duvidavam que uma mulher era capaz de fazer.
Acabaram com vários nazistas e mesmo vendo suas amigas morrendo. Elas não desistiam, pelo contrário, se sentiam ainda mais motivadas a continuar lutando contra os nazi.

Sempre vão ser lembradas por mim!

Diessica 04/10/2021

Todos deveriam conhecer essa história!
Bruxas da noite foi o apelido dado às mulheres aviadoras do 588° regimento de Bombardeiros Noturnos, conhecido mais tarde como 46° Regimento de Aviação de Bombardeiros Noturnos da Guarda. Não tenho palavras para expressar o quanto essas mulheres que aterrorizaram os nazistas na escuridão da noite são inspiradoras para as mulheres!
???????

verotopia 16/05/2023

Não conhecia a história das Nachthexen e pra mim foi uma descoberta empolgante. A narrativa fictícia escolhida pela autora foi perfeita. Um livro de extrema importância com personagens e fatos que jamais deveriam cair no esquecimento.

Kesy 19/12/2023

Amo as Bruxas da Noite!
Que história para ser contada, lida e relida!

Já havia lido A Guerra não tem rosto de mulher
da Svetlana Alexijevich, que foi um divisor de águas nas minhas leituras. Livro amado e idolatrado por minha pessoa.?

Apesar de ser um livro curto As bruxas da noite, é de tirar o folego. Eu ri, vibrei e chorei, mesmo já conhecendo a história. ??

Chegar tão perto dessas heroínas, entrar em seus corações, compartilhar de seus pensamentos, vencer as batalhas junto delas, sentir as perdas, viver suas vidas após a Grande Guerra Patriótica, é de um encantamento que só pode ter sido conjurado por bruxas!??????

Halfleggr 11/02/2022

As bruxas voam
É ótimo podermos sermos transportados a memórias tão antigas e precisas a respeito de um período que nos encanta, enfeitiça. Temos muitas memórias de veteranos americanos, ingleses, franceses e alemães do conflito, mas cada vez que as memórias de um veterano russo são descritas, é um deleite. Melhor ainda quando muito bem escrito, como no caso desse livro.

Mariana 20/02/2022

Fazia muito tempo que eu não lia um livro tão bom com tema que costuma ser pesado.

A forma de escrita foi ótima, te carregando pra uma narrativa imersiva e que trás a "realidade" depois.