Por que lutamos?

Por que lutamos? Manuela D’Ávila

Resenhas - Por que lutamos?

Caroline.Santana 09/02/2021

Leitura leve e rápida ao mesmo tempo que aborda fatos complexos
O único defeito desse livro é que ele acaba!
Gostei muito da escrita da autora, da beleza da obra (linda edição), e gostei ainda mais da forma como a obra foi desenvolvida, pois tem páginas com linhas para o leitor responder a questionamentos feitos pela autora no decorrer dos tópicos, relacionado ao tema apresentado.
Eu optei por terminar de ler a obra e voltar para responder as perguntas (pois estava adorando a leitura). Mas, não sem antes fazer aquela pausa e pensar acerca da provocação, qual é minha resposta para essa pergunta? E depois seguia.
Nessa obra, é abordado problemáticas como os desdobramento do machismo intersecionado com a desigualdade social, o racismo, entre outros.
Está aí uma ótima dica de leitura, leve e rápida (eu terminei em um dia), e que ainda assim, aborda temas complexos com dados importantes de pesquisas.
Exemplo:
- 73% dos jovens LGBTQ+ foram verbalmente agredidos na escola por conta de sua orientação sexual. E segundo a Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Travestis e Transexuais – ABLGT, 31,90% dos colegas não aceitam bem o fato de terem um colega LGBTQ+ e 24,6% dos alunos com essas orientações sexuais já sofreram agressão física dentro do ambiente escolar.
- 2017 a Rede Trans (Rede Nacional de Pessoas Trans do Brasil), apontou que 82% das mulheres trans e travestis abandonam o ensino médio entre os 14 e os 18 anos.
No livro é questionado "você já deu um presente que estimule o pensamento e a capacidade criativa para uma menina?". Pensei, poxa, venho falhando nisso, se penso que meninas não podem ser impedidas/desestimuladas a brincarem com carrinhos e ferramentas, entre outros, porque nunca comprei esses brinquedos de presente de aniversário?
Por gosto tanto da leitura, lindo processo de percepção.

Débora 05/02/2021

Um livro com muitos ensinamentos, uma leitura fluída e linguagem de fácil entendimento. Manu tras várias questoes a serem pensadas e comentadas, esse livro deveria ser uma leitura obrigatória para todos.

Bia 31/01/2021

Um livro fácil e rápido de ler
Um livro maravilhoso para feministas com bagagem porque nos faz desacelerar e lembrar de voltar a falar uma língua mais comum que todos entendam sobre o que é feminista. Um livro perfeito para quem quer iniciar e entender mais sobre feminismo com textos curtos, objetivos, informativos e com muitos exemplos reais do cotidiano misógino que temos por ideal mudar até torná-lo mais igual para todes.

manucanafistula 27/01/2021

Um livro que trata de temáticas sensíveis e necessárias de forma acessível, propondo reflexões muito pertinentes em tom de uma conversa mais informal. A Manuela esclarece muitos termos de forma simples e nos convida a uma constante autoanálise.

mayaraliye 25/01/2021

Um livrinho introdutório e cheio de amor sobre feminismo(s)
"Mulheres são como águas, crescem quando se encontram", "É preciso falar sobre o que vivemos para que não nos sintamos sozinhas", "O feminismo é o contrário da solidão".

Neste livro, Manu suscita, sempre de forma bastante convidativa, reflexões sobre o que, para ela, significa ser feminista. Para tanto, ela vai trazendo relatos sobre como foi a sua trajetória até que se descobrisse feminista e se envolvesse com esse ativismo, a fim de propor um diálogo com as leitoras, voltando-se principalmente para nós, mulheres, sejamos nós mulheres que já estejamos engajadas ao movimento feminista, sejamos nós mulheres que ainda não conheçamos o movimento e queiramos conhecê-lo. Dessa forma, a autora vai discorrendo sobre as várias facetas da opressão vivenciada pelas mulheres, produto de uma estrutura social machista, a fim de demonstrar o quanto cada sofrimento vivenciado aparentemente individualmente pelas mulheres são, na verdade, reflexos desse sistema opressor. Manu também aborda o quanto as mulheres, apesar de possuírem causas em comum, como a busca pela desconstrução do machismo estrutural e oposição a ele, também são muito diferentes entre si, diferenciadas conforme os privilégios que possuem, relativos à raça e classe em que se reconhecem e, logo, não existe um feminismo, mas uma pluralidade de feminismos. Apesar dessas diferenças, Manu realça a fundamentalidade da sororidade para o fortalecimento das mulheres, separadas pelo próprio machismo que incita a competitividade feminina, para que estas possam, primeiro, acolher outras mulheres e fazerem do amor a força que as movam para a transformação social em prol de um mundo em que não exista mais desigualdades de gênero, assim como qualquer outro tipo de desigualdade, produtora das opressões vivenciadas pela humanidade e causadoras de intenso sofrimento. Este livro é para mim, pois, um convite proposto com muito carinho pela Manu para que as mulheres possam se despertarem feministas, a partir de uma escrita bastante intimista e acolhedora, como a autora descreve que deve ser os movimentos feministas. Por fim, considero esta uma leitura introdutória ao movimento e que foi muito gostosa de ler, pois me pareceu que eu estava numa mesinha conversando com a própria Manu sobre o tema. Recomendo o livro para todas as mulheres e pessoas interessadas no feminismo! ??

LAINE 23/01/2021

Pelo que lutamos ? Por quem ?
É um texto muito escrito , onde muitas vezes me vi parada refletindo sobre feminismo , família , valores. Uma conversa simples , empática , é como se a Manu pegasse na nossa mão e chamasse a gente pra ter uma conversa entre amigas . ??

Joyce 18/01/2021

Muito bom e necessário!
Ganhei de amigo secreto e amei! Da pra ler em um dia se estiver livre.. muito informativo e útil, devia ser leitura obrigatória pra todas as mulheres e homens também.

Camila.Schvanz 06/01/2021

Entendendo o básico de algumas questões feministas
O livro possui uma linguagem muito fácil de compreender e a leitura é fluida, simplifica alguns termos que facilita o acesso a informações que toda mulher deveria ler e compreender em relação ao feminismo e sociedade patriarcal.

Bia 04/01/2021

Aprendizado
Muitos ensinamentos e respostas nesse livro. É essencial adquirir conhecimento sobre a história do feminismo, saber o por que lutamos além dos motivos que nós mulheres já sabemos devido a nossa vivência no dia a dia.

Rosina.Forteski 04/01/2021

Leitura válida e necessária
Manuela traça um panorama esclarecedor, por meio de uma escrita pessoal e empática, sobre a condição da mulher e suas limitações sistêmicas na sociedade atual, apontando assim as razões de precisarmos de um feminismo ativo, abrangente e inclusivo. É um leitura rápida e tocante. O livro trás ainda provocações e espaço para reflexões da/o própria/o leitor.

Karol Rodrigues 04/01/2021

Como uma conversa entre amigas, Manu fala sobre os conceitos, apresenta reflexões, oferece referências para pensar e construir um feminismo popular. Um olhar amoroso e cuidadoso para todas as mulheres, incluindo aquelas que ainda não entendem as lutas feministas. Vale a leitura, uma escrita de fácil compreensão e muito enriquecedora.

Van 31/12/2020

Introdutório ao tema
O livro é de fácil leitura, portanto ela não se propõe a se aprofundar nos pontos tratados. Achei muito interessante a relação que ela traça de sua própria trajetória com o feminismo, o que deve despertar muitas reflexões em quem está iniciando no movimento.

Ully 30/12/2020

Muito bom.
Esse livro é ótimo, principalmente pra quem não tem muita noção do feminismo ou tem uma noção distorcida do que é o feminismo. Vale muito a pena a leitura.

Kari 27/12/2020

Para todos, todas e todes
Trazendo vários momentos em que o leitor pode contribuir com o que sabe, "Por que lutamos?" é um livro que serve de introdução ao feminismo, em que cada capítulo aborda, de forma leve, uma face: desde a diferença que a sociedade impõe entre meninos e meninas, o comportamento machista que a autora tinha, reconhecido por ela mesma, passando pelos contos de fadas e o feminismo negro.
O trabalho traz muitas informações (dados, menção a outras pessoas e a outros livros), tornando-o ainda mais rico e de leitura atraente.
Nota 0-5:5

Paloomasantana 12/12/2020

Que leitura sensacional, fluida, parece que você tá tendo um diálogo com a autora. Apaixonada (mais uma vez) pela Manuela ?