Mais Pesado Que o Céu

Mais Pesado Que o Céu Charles R. Cross

Resenhas - Mais Pesado que o Céu

Ynara 14/04/2012

Pesado mesmo.
Parabéns ao escritor, que escreveu uma biografia envolvente sem ser tendenciosa, com detalhes relevantes, e também detalhes bobos mas ao mesmo tempo marcantes que conferiram uma cara própria à biografia de Kurt. Não li nenhuma outra biografia sobre Kurt para comparar, mas o autor escreve de um jeito imparcial e ao mesmo tempo cuidadoso com os detalhes, sem nunca "endeusar" Kurt, cuja vida infelizmente não poderia ser usada como bom exemplo. O autor não faz de Kurt o "herói-grunge-drogado-incompreendido", mas descreve o líder do Nirvana com todos os seus traumas, demônios internos e fantasias bizarras, que de alguma forma contribuiu para sua genialidade.
Nirvana estourou para o mundo na minha adolescência, e eu era viciada em MTV (1992/93) e lembro bem do estardalhaço causado por 02 clipes: "Losing my religion" (R.E.M) e "Smell like teen spirit", e o tipo de música que Kurt e companhia fazia não era o que eu gostava na época, mas lembro bem do impacto causado pelo povo de Seattle, e o clip passava exaustivamente na MTV. E na época se olhava para Kurt do mesmo modo que se olhou na atualidade para Amy Winehouse: a qualquer momento se esperava a notícia sobre sua morte por overdose ou suicídio, e a maioria pensava que era só uma questão de tempo. E então depois de ler essa biografia revisitei "Smell like..." no YouTube, e vi com outros olhos o mesmo clipe tantas vezes visto na adolescência, e pude então ver como Kurt estava acabado pelo vício, o faxineiro que era seu alter-ego e outros detalhes só conhecidos na biografia...e o Unplugged da MTV, Kurt cantando tão tranquilamente que não se nota como naquele momento ele estava esgotado, achando que ninguém estava aprovando sua performance, tão inseguro e debilitado. Kurt nunca foi meu ídolo adolescente, mas o autor da biografia fez um trabalho maravilhoso de pesquisa e envolvimento.

Si 31/03/2012

Kurt Cobain
Uma biografia com certeza completa e através dela, é possível entrar no mundo obscuro e depressivo de Kurt Cobain. Mas também entender um pouco mais o porque de toda essa raiva e angústia que ele sentia e que o levou a dar fim na própria via (à controvérsias).
Quando fui chegando ao final, foi me batendo um desespero, porque sabia o quão seria triste ler como foi, apesar de já ter lido em outros lugares, mas no livro, foi diferente, teve alguns detalhes e que não me deixaram dormir, não por me impressionar, mas por pensar que ele injetou tanta heroína e ainda deu um tiro pra se certificar que desta vez não teria erro, não iria falhar, ele realmente não queria acordar!
Tem uma frase, que na verdade era pra fazer parte da música Smell Like Teen Spirit, mas que ele acabou mudando e que acho que diz tudo sobre o que ele realmente queria fazer afinal: "...The finest day I ever had was when tomorrow never came". Foi realmente algo que ele sentia e queria mesmo que acontecesse, como em quase todas as músicas, ele sempre colocava seus sentimentos, por isso fez tanto sucesso. A gente pode sentir em cada letra, em cada toque um pouco de Kurt.
Me apaixonei pelo Nirvana e pelo Kurt Cobain há pouco tempo, apesar de ser da geração que viu eles nascerem, mas agora, mesmo após 20 anos, vi a grandeza das músicas e me identifiquei com alguns dos tormentos pelo qual Kurt passou, não falando em drogas é claro, mas como ele se sentia em relação a ele mesmo, fato que acontece o tempo todo comigo!
Adorei esse livro, acho que foi muito importante pra uma fã como eu!
Com certeza lerei mais vezes apenas pra ter a sensação de que, pelo menos, nas páginas onde conta sua infância e o começo da carreira, que ele ainda vive! Embora eu ache que a vida que ele estava levando, não era vida, e sim sofrimento!
Pra quem é fã do Nirvana, vale muito a pena ler e pra quem o julga, também é bom saber que há doenças que levam a esse comportamento dele!!!

Keth 12/03/2012

"In Bloom"
Emocionante. Ate a metade, onde era tudo absurdamente obvio. Final pobre. Autor imbecil. Sr Cross, o sr nao entendeu nada. Absolutamente NADA!! "os olhos azuis brilhando ao sol de inverno". Faça-me o favor. Quase posso ouvir Kurt rindo desse comentario totalmente estupido!

Bruna 13/10/2011

Uma Biografia de Kurt Cobain
Biografia completa do líder da banda Nirvana, responsável por colocar Seattle no cenário do rock internacional e apresentar o estilo “Grunge” para o mundo. A pesquisa do jornalista Charles Cross durou quatro anos. Foram mais de quatrocentas entrevistas e livre acesso a diários, letras e fotos do cantor. Ele reconstitui a infância de Cobain, que vivia num trailer com a família, a ascensão meteórica e sua conturbada relação com Courtney Love, entre outros detalhes.

A história polêmica de Kurt foi retratada por Cross com um olhar cuidadoso e simpático sobre sua vida onde desde o começo enfatiza o comportamento auto-destrutivo e suicida do conturbado cantor, para quem não conhece sua história e só sabe que ele se suicidou, quando lê o livro tem a impressão de que o suicídio vai acontecer a qualquer momento, nada de bom acontece com o garoto.

No entanto ao ler o livro nota-se que os fãs acabam tendo outra visão do seu ídolo e visam, a partir de então o lado emocional dele.

Nenhum outro livro se iguala a esse quanto à pesquisa e precisão. Essencial pra qualquer fã dele e do Nirvana.

Larissa 13/10/2012

Para quem quiser, tenho o livro em pdf, entrar em contato! :)

Becky Cunha 20/05/2011

Biografia maravilhosa. Na verdade, foi a primeira que eu li inteira, então não sou bem a pessoa certa para dizer, já que não tenho muita idéia de como uma biografia deveria ser.
O fato é que conhecer um pouco mais da mente insana de Cobain é deveras interessante. Acho que se fosse nos dias de hoje, iriam querer trancafiá-lo com milhares de psiquiatras que iriam querer destrinchar a mente doentia e genial dele. Mas como dizem: Se não é uma alma atormentada que faz a arte, ela simplesmente não presta.
Se você ver a raiz dos problemas dele, não é diferente de muita gente. Mas ele já nasceu com predisposição genética para a loucura e a autodestruição - o que me lembrou muito uma amiga minha... -, então eu acho que no fim das contas, tudo iria terminar em morte prematura de uma maneira ou outra...
Bom, eu poderia tentar destrinchar o livro e tudo, mas iria ficar muito grande. O único defeito, na minha concepção, é que o autor especulou demais em torno da morte dele, romanceando o ato como se fosse algo digno e bonito - o que não é. E também protegeu e idolatrou demais a Courtney Love, que eu devo dizer, fontes não autorizadas dizem muito ao contrário para uma biografia do Kurt protegê-la tanto...
Anyway, é ótimo e eu quero muito esse livro na minha estante. u.u

Andressa 25/05/2011minha estante
Concordo com o seu comentário sobre a morte.
Ele nem ao menos comentou sobre as especulações e tudo mais. Ficou "bonito" de mais.

Yara 03/05/2011

Emocional
Para quem não sabe, Kurt Cobain era o vocalista do Nirvana, ele se suicidou em 1994 após varias tentativas de se livrar do vicio em heroína. Quando eu comecei a ler “Mais Pesado que o Céu”, eu não sabia quem era Kurt, quero dizer, eu já tinha escutado algumas musicas do Nirvana, mais eu realmente não sabia quem era a pessoa Kurt.
Ler esse livro foi muito difícil, é um livro muito emocional. Muitas vezes eu tive que parar a leitura, principalmente no inicio, pois as cosas que aconteciam com o pequeno Kurt Cobain aconteceram comigo também, eu não conseguia ler porque eu não queria enfrentar os meus próprios medos e magoas.
Uma das partes mais legais do livro foi ver como o Nirvana nasceu, normalmente quando agente vê uma banda de muito sucesso vem logo a cabeça que é fácil chegar ate ali, que é apenas compor musicas legais e toca-las que a banda vai ser reconhecida (pelo menos eu pensava assim), porem não é assim. O pessoal do Nirvana ralaram muito para chegar onde chegaram, literalmente passaram pelo inferno para serem conhecidos mundialmente. Isso foi uma lição de vida para mim, mostrou que para conseguir alguma coisa devemos nos esforçar e lutar pelo o que queremos.
Bem, o livro é ótimo, houve um verdadeiro trabalho de se buscar a verdade na historia do Kurt, o autor está de parabéns pela pesquisa. É um livro recomendado para quem quer saber um pouco mais sobre o punk rock, sobre o Nirvana e lógico para entender Kurt Cobain.

mura 29/04/2011

Um bom livro que mostra a vida de um dos maiores ídolos do rock na década de 90. O autor tenta justificar a rebeldia e entrega às drogas de Kurt Cobain, usando a rejeição que o músico sentia em relação a seus pais. Ele se entregou ao vício e mostrava um comportamento autodestrutivo e egoísta em relação aos parentes, amigos e companheiros de banda. Vale a leitura.

Manu Uchoa 13/04/2011

Eu não conhecia muito bem o Cobain, nem o nirvana, só de nome, já que na época da banda eu era uma criança, mas minha irmã me indicou e eu comecei a ler, e nossa! me apaixonei pelo Kurt, virou meu ídolo, li tudo sobre ele, vi videos, li sobre a Courtney, Frances, o resto da familia, vi documentários, não tem como não ficar apaixonada por ele, ele era tão frágil, sensível, dava vontade de cuidar, fazer tudo por ele.
Kurt era genial, uma pessoa totalmente inigmática, nem sei explicar, ele conseguiu tudo que queria, e quando conseguiu, era mais infeliz de que quando não tinha nada, as pessoas gostam de falar que a Courtney é a culpada, eu não acho isso, ele sempre foi assim,se não fosse ela, tinha sido outra, e o sucesso só piorou tudo.

Enfim, o livro é muito bom, faz com que as pessoas conhecem o lado Kurt, e não o lado Kurt Cobain - vocalista do Nirvana. Me fez chorar muito.

Pati 11/03/2011

Pesado demais, pra mim, pra nós.
Nunca tinha lido uma biografia. No começo me prendeu completamente mas foi perdendo a emoção no decorrer da história, parecia tudo muito repetitivo. Antes de enjoar me lembrei que não era uma história fictícia e sim, a vida de um cara que eu posso chamar de comum e, ao mesmo tempo, nada comum. Um trauma na infância, uma adolescência complicada, um talento nato, uma fase adulta mais complicada ainda. Assim eu posso (quase) definir: Kurt Cobain.

Eu mal conhecia o cara; nasci um ano depois da sua morte, o que não quer dizer nada, apenas que não estava viva para ter uma real ideia do impacto que ele causou em uma geração. Desde que ouvi falar dele, em 2008, venho procurando tudo que posso pra entender o que se passava nessa mente brilhante, na alma dessa cara, que escolheu dar um adeus definitivo as dores da vida. Talvez uma boa escolha, ou não. Tudo é realmente confuso quando se trata de entender a mente de um ídolo em depressão.

Bom, eu sou péssima com resenhas, mas queria deixar escrito o que eu penso agora que terminei de ler essa história incrível. Me considero fã dele, eu o admiro. Confesso que achei uma história realmente pesada pra mim, pesada demais pra ele, acho que foi por isso que ele não aguentou.

Leitor Cabuloso 14/02/2011

MAIS PESADO QUE O CÉU
” … Se meus olhos mostrassem a minha alma, todos, ao me verem sorrir, chorariam comigo … ” Kurt Cobain

Faz um tempinho que terminei de ler a biografia do Kurt Cobain (“Mais pesado que o céu/paraíso” do Charles R. Cross lançado no Brasil pela editora Globo) e tenho digerido sua história de vida.Sua infância marcada pelo divórcio dos pais, adolescência conflitada tendo que dormir na casa dos outros e já na fase adulta, seu envolvimento com o sucesso e as drogas, tudo isso agregado a uma dor insuportável de estômago, cuja razão nenhum médico sabia o porquê.

Confesso que gosto de Rock, apesar de não ser mais um adolescente sempre ouço bandas que me cativaram nessa fase de minha vida,quando conheci o Nirvana, seu vocalista já havia se matado há uns 3 anos e só vim descobrir isso pela televisão, já que onde eu morava não passava nenhum canal musical interessante e também não tínhamos computador e muito menos internet, que nos idos dos anos 90 era surreal pelo menos pra mim que era um legítimo filho da classe operária, apenas um eufemismo para: pobretão.

Para mim, ser “roqueiro” era bastante conveniente, pois além da atitude que eu achava que tinha, ao usar uma calça jeans velha (pois só ganhava uma por ano) e um tênis (que também só ganhava um par por ano, e usando-o para todo e qualquer evento social, inclusive para ir à escola), qualquer camisa preta ou de banda me fazia um “rebelde do rock”, já que quando eu era adolescente só quem conseguia pegar mulher era quem freqüentava casas de pagode ou era muito “bonito” ou tinha $abedoria $uficiente para $e dar bem com as mulheres, eu não tinha nenhuma dessas qualidades.

Juntando isso a vinhos baratos (vinho carreteiro) e acordes mal executados em violão de nylon e um pouco de revolta(medo) que é bem peculiar a alguns adolescentes me considerava “roqueiro”, mas do tipo que não se drogava e não tinha as chaves de casa, para não chegar em casa de madrugada, pois meus pais só dormiam quando eu estivesse sã e salvo em casa na frente da TV rsrsrsrsr.

Quando eu terminei o livro sobre kurt cobain fiquei um pouco estarrecido como as pessoas não enxergavam o sofrimento dele! o cara era um maníaco-depressivo desde os 9 anos de idade! Ele estava dando todos os sinais de que iria dar cabo da própria vida!

RIP Kurt…

Lembro que fiquei algum dias triste por causa do livro(mesmo sabendo de cor o final dele), eu sou fã da banda e sempre ouço as músicas e depois do livro começo a perceber a fúria e frustração que ele sentia e que sua letras explicitavam com a coragem que os gênios têm para expor seus sentimentos.

Senti-me um velho após a leitura do livro, um velho ranzinza e frustrado, mas quando eu me olhava no espelho eu ainda era jovem…

Minha vida “Smells Like Teen Spirit” parece um mar de rosas, comparada com a que à dele foi, mas cada um sabe a vida que tem e os problemas que enfrentou e enfrenta pra continuar vivendo e sonhado em ser uma pessoa melhor e casar e por crianças no mundo, que vão correr e voar no seu pescoço quando você chegar cansado física e mentalmente do trabalho.

Às vezes acho isso muito comovente, às vezes acho um super clichê, às vezes fico encantado com algumas atitudes das pessoas que convivem comigo ou pessoas que mal conheço. Quando eu era adolescente eu achava todas as pessoas ridículas, mas percebia que muitas vezes eu era muito mais que elas…

Ouvindo: Nirvana – Sappy

por Leitor Cabuloso (http://cabulosocast.wordpress.com/)

Pzambe 27/01/2011

Kurt vive!
Uma biografia séria e dramática de um dos maiores cantores e porta voz dos jovens da década de 90! A vida sofrida desde a separação de seus pais até a conturbada relação com Coutry love e seu suicídio! Vale a pena entrar neste mundo sombrio de kurt!

Yara Guez 26/11/2010

Minha opinião.
Conta a trajetória de vida do líder da banda que revolucionou o cenário musical do rock.Desde do nascimento,a infância,trajetória,ápice e a morte de Kurt Cobain,líder da banda Nirvana.

Biu.V 09/05/2010

Era mais pesado que o Céu. Ponto Final. Uma excelente Biografia principalmente para os fãs do Nirvana, como é o meu caso.