O sonho de um homem ridículo

O sonho de um homem ridículo Fiódor Dostoiévski




Resenhas - O sonho de um homem ridículo


500 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |


Maria4935 16/05/2024

Admito que tenho um pouco de dificuldade em me conectar com obras clássicas.
Comparado com o meu primeiro contato com o Dostoievski, em Noites Brancas, o enredo de O Sonho de Um Homem Ridículo me interessou muito mais, e o início da leitura me prendeu mais. Porém, no decorrer do livro esse meu interesse foi se perdendo um pouco, o oposto do que aconteceu enquanto lia Noites Brancas.
Inegável que é uma obra belíssima e espero me conectar mais com as futuras obras do Dostoievski.

?Na nossa Terra, podemos amar verdadeiramente apenas com o tormento e só através do tormento! De outro modo não sabemos amar e não conhecemos outro amor. Quero o tormento para amar. Eu quero, eu anseio, neste instante, beijar, coberto de lágrimas, apenas aquela Terra que eu deixei, e não quero, não aceito a vida em qualquer outra!??
comentários(0)comente



Mirella307 15/05/2024

Vale muito a pena ler
Sempre ouvia pessoas nas redes sociais comentando sobre os livros do Fiódor Dostoiévski, e parecia ser um tipo de leitura que eu iria gostar, e eu realmente tinha vontade de ler, li o livro e ele me prendeu do início até o fim, super recomendo para quem ainda não conhece os livros dele.
comentários(0)comente



Evellyn 14/05/2024

- O SONHO DE UM HOMEM RIDÍCULO
Eu geralmente não gosto de livros com teor religioso. E esse não diferiu apesar, de ter sido uma leitura rápida e de fácil entendimento ainda, sim, eu não consegui me fascina por essa obra igual as outras dele, de fato pode trazer alguns questionamentos para quem acredite, porém, foi decepcionante, pelo título esperava algo totalmente diferente e não foi o que esperava, então dificilmente eu leria outra vez.
comentários(0)comente



Isabella 13/05/2024

Bom, mas podia ser melhor
Dostoiévski é muito bom, não tem erros, mas esse livro não prendeu tanto quanto os outra dele, a história não flui tanto, mas traz uma reflexão muito boa
comentários(0)comente



Bryan54 13/05/2024

Dostoiévski despensa palavras
O Sonho de um Homem Ridículo é imperdível, uma síntese do melhor que esse "louco russo" pode oferecer sobre a superação do nilismo rumo a transcendência e a revalorização da humanidade.Como sempre, o escritor é uma cirurgião em perfuração no âmago humano para extrair dele aquilo que de mais precioso se oculta, aquele reflexo de uma coisa simples que revela se há ou não esperança para um homem ridículo..se houver para ele, haverá esperança para todos nós. Não direi mais nada, quem conhece Dostoiévski sabe da purificação psicológica que ele vai nos fazer passar junto aos seus personagens.
comentários(0)comente



Bruna 10/05/2024

Esperei mais do que entregou
O livro é bom e remete vários aspectos cristãos, de modo que quem não tem conhecimento mínimo sobre a bíblia não conseguirá perceber e talvez tenha interpretações distintas do que o autor talvez quisesse passar. Eu peguei as referências mas ainda assim o livro não me cativou.
comentários(0)comente



demarchi_ 08/05/2024

Questionador.
Em um mundo completamente cético e niilista, será que a evidência concreta é a base de tudo? Será que não existe algo a mais, algo que ninguém pode explicar, mas ainda assim, é inato na natureza humana? Será que a solução para nossos problemas e nossa maldade não está mais óbvio do que imaginamos? Um livro sobre um homem que acordou em um sonho. Um livro que te tira da inércia material e te faz flutuar acima das trevas da vida contemporânea. Fez-me questionar coisas que tinha quase como dogmas. Livro curto e fácil, que deveria ser lido por todos que buscam parar de aceitar fatos prontos e construir suas próprias ideias.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



pabloegc 29/04/2024

Intenso.sem mais. Fui ler ele meio que por acaso, apesar de já ter sido muito fã do "dosta", estava apegado a outras leituras.Erro meu. O livro é de tirar o fôlego e entra no hall dos meus preferidos do autor.
comentários(0)comente



Sol 62 29/04/2024

O Sonho de um homem ridículo é um monólogo, narrado pelo protagonista, um homem que se vê ridículo e se sente deslocado no mundo, por conta disso decide por cabo a sua vida. Todavia, antes de cometer o suicídio, dorme e tem um sonho onde conhece a verdade. De posse dessa verdade onírica, desiste de seu intento e, sua dor é transformada em energia para, a partir de então, amar a todos sem medida, principalmente aqueles que o ridicularizam.
comentários(0)comente



Mari Vannucci 27/04/2024

No início, era o sonho.
Na fantasia utópica de Dostoiévski, o homem ridículo percebeu o propósito da vida depois de tentar acabar com a sua. Que viver, de verdade, é amar.
Um evangelho sem Cristo.

A leitura em si foi bem fluida, fácil de ler e estava curtindo bastante. Essa puxada para o religioso não costuma me pegar muito, é ok, mas fui xoxando? Mas é uma obra bacana para passar o tempo (e eu curti muito as ilustrações).
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Felipe Lapa 21/04/2024

O sonho de um homem ridículo
Com certeza um livro para vida toda. A história traz muitas reflexões sobre a vida humana e o sentimento do personagem em relação a vida que, aparentemente, não faz mais tanto sentido, simplesmente perdeu a cor. Através de alguns acontecimentos, o personagem é levado a refletir sobre a vida e de como tudo era mais simples e feliz em um mundo pouco evoluído, onde todos estavam em harmonia e não havia mal para poluir suas mentes. Após isso, ver a felicidade humana lhe concede esperança na humanidade.

É a minha primeira leitura do Dostoiévski e eu gostei muito, admito que a história não me tocou tanto assim, mas a reflexão que ela apresenta é muito boa e me deixou surpreso de como o autor tratou o assunto com o auxílio do sonho.
comentários(0)comente



Rafaela.Fuchs 20/04/2024

?
Surreal como ele descreve o indivíduo que está alienado com a racionalidade se afasta de crenças e tem toda uma melancolia por trás onde a indiferença traz um sofrimento pela solidão e simplesmente o personagem decide se matar

?A cada ano crescia e fortalecia-se dentro de mim aquela mesma consciência de meu aspecto ridículo em todos os sentidos. Todos riam de mim o tempo inteiro. Mas nenhum deles sabia e sequer imaginava que, se alguém na Terra reconhecia de fato que eu era ridículo, esse alguém era eu mesmo."
comentários(0)comente



Manu 20/04/2024

Perfeito.
"Supliquei que me crucificassem, ensinei a eles como fazer uma cruz. Não consegui, não tive forças para me matar por conta própria, mas eu queria que eles me torturassem, eu ansiava pelas torturas, ansiava que, naquelas torturas, meu sangue fosse derramado até a última gota."
comentários(0)comente



500 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |