O sonho de um homem ridículo Fiódor Dostoiévski

Resenhas - O sonho de um homem ridículo

Bellesbooks 13/07/2022

Sonho ou pesadelo?
Não sei se foi uma boa ideia ter o primeiro contato simultaneamente com o Dostiéseviski e essa obra. Não funcionou para mim, não é meu tipo de leitura, mas valeu a pena a tentativa.

Giovanna 14/07/2023

Leitura rápida e marcante
Que livro lindo, queria na minha estante? Fui ler com receio de representar mais do mesmo, porém Dostoiévski é precursor em diversos temas filosóficos e nunca me decepciona!

?Cada um tornou-se tão zeloso de sua individualidade, que apenas tentava, com todas as forças, rebaixá-la e depreciá-la nos outros, e nisso empenhavam sua vida. Surgiu a escravidão, surgiu até a escravidão voluntária: os fracos submetiam-se de bom grado aos mais fortes, só para que aqueles os ajudassem a oprimir os ainda mais fracos que eles próprios. Surgiram os justos, que iam até aqueles humanos, em lágrimas, e lhes falavam de seu orgulho, da perda da medida e da harmonia, do sumiço de sua vergonha. Os outros riam-se deles ou batiam neles com pedras. Sangue sagrado foi vertido nas soleiras dos templos. Em compensação, começaram a surgir humanos que se puseram a imaginar: como todos poderiam unir-se novamente, de maneira que cada um, sem deixar de amar a si mesmo acima dos outros, ao mesmo tempo não atrapalhasse mais ninguém, e que, desse modo, vivessem todos juntos, como que numa sociedade harmoniosa? Guerras inteiras foram travadas por causa dessa ideia.?

?será que conseguiremos superar nossa ridícula condição afeita ao ego para vivenciarmos, com (e como) o sonho espiritual de Dostoiévski, a dimensão de que nenhum ser humano é uma ilha, inteiramente isolado, e de que a dor de qualquer ser nos diminui, porque somos partes de um mesmo todo, somos partes de uma mesma humanidade??

?Acreditar que o mundo pode ser acolhedor, justo e verdadeiro seria ingenuidade juvenil ou sabedoria ancestral que se perdeu? Uma pessoa é ridícula se acredita na vitória do bem sobre o mal? O mundo do deus dinheiro é tudo que podemos almejar nesta existência? Por que os adultos se esquecem de como é ser criança? Qual é a trajetória humana, qual é o nosso destino??

?Para que a dor espiritual seja aplacada é preciso eliminar de vez a dor material. É preciso construir as bases da felicidade geral de uma vez por todas?e para isso precisamos conhecer melhor a nossa história. Quem tem fome de comida precisa de sustento, quem tem fome de cultura precisa desse alimento. A desigualdade no acesso aos bens imateriais é tão violenta quanto a desigualdade material. Arte, ciência, esporte e odara sem excluir ninguém: essa é a verdadeira revolução na agenda planetária.?

Danilo Parente 12/02/2022

“Eu não quero e não posso acreditar que o mal seja o estado normal dos seres humanos”
Literatura russa sempre surpreendendo. Inclusive, a literatura russa e a brasileira são as minhas favoritas.

Em O sonho de um homem ridículo, Dostoiévski traz um personagem considerado ridículo e que está prestes a praticar um suicídio por não ver mais sentido algum em nada na vida. Todavia, um encontro inesperado com uma criança faz mudar algo dentro do personagem. Ao tentar o suicídio, o protagonista acaba dormindo e tendo um sonho que irá perfurar a razão e adentrar no campo da emoção.

O sonho de um homem ridículo é um conto por isso é bem curtinho, mas é incrível como Dostoiévski consegue trazer temas tão profundos em tão poucas páginas. Essa é uma leitura para refletir a ideia de religiosidade, razão, sentimento, sociedade ideal e pecado.

A edição da Antofágica conta com textos complementares, vídeo-aula para antes e depois da leitura e tem ilustrações lindas.

Jeane Tertuliano 08/02/2023

Típico
Dostoievski e sua mania de conceber personagens desgraçadas, que se lamentam demais, pensam demais. É uma estória reflexiva, como de praxe, e a leitura certamente agradará mentes inquietantes e melancólicas.

Isabella1264 19/08/2023

Pesado
Duro e cruel mas também com uma lição importante. O livro não me pegou, acredito que só li tão rápido por ser realmente curto. Mas consigo admitir a genialidade do autor. Tenho lido outras obras Dostoiévski antes de ler Crime e Castigo (não me sinto preparada ?)

Murphy 28/03/2024

"Às vezes o homem prefere o sofrimento à paixão."
Geralmente eu prefiro fazer minhas resenhas logo depois de terminar o livro, enquanto minhas emoções ainda estão frescas e vívidas, pra não perder nenhum sentimento que tive durante a leitura. Este livro em específico, é um tanto difícil de passar em palavras, sinto como se estivesse tentando capturar o vento em um punhado de termos de um vocabulário que eu não conheço. Porque, mesmo depois de fechar o livro, minha mente ainda ecoa com a profunda ressonância das emoções despertadas, é como se meu cérebro não pudesse processar as informações que li, na mesma velocidade que capturou os sentimentos que a obra quis passar.

Ainda que tenha lido apenas uma outra obra do autor (duas, incluindo esta), arrisco em afirmar que Dostoiévski possui uma habilidade singular em sua escrita, capaz de fazer o leitor se sentir pequeno e simplório diante da grandiosidade e complexidade da existência que ele desvela. É incrível a forma que ele repassa para o papel a verdadeira essência da condição humana, desvendando camadas de sentimentos complexos que ecoam no próprio ser.

Acompanhando o protagonista em sua jornada, somos levados a confrontar os labirintos escuros da alma, onde a tristeza se entrelaça com a esperança, a dúvida com o ressentimento, e a solidão com o desejo ardente por conexão humana. Todos esses sentimentos são chacoalhados em nós como uma batida maluca, que depois de um tempo, de certa forma, acaba sendo tão complexo, que faz sentido.

Não sei se eu bati a cabeça durante a leitura, mas senti como se Dostoiévski destrinchasse o personagem, de forma que ele se tornasse um reflexo distorcido do próprio leitor, me senti intimidada com a convocação para explorar os abismos da minha própria existência. Confesso que geralmente me sinto tão ridícula quanto o próprio homem ridículo, mas a forma que o autor descreveu o "despertar" do personagem, me deixou motivada para olhar de outro ângulo alguns aspectos da vida.

Esse livro não se encontra apenas uma história, mas um espelho no qual é possível se ver refletidos seus próprios medos e desejos mais profundos. É uma narrativa que não apenas me comoveu, mas me deixou com uma sensação de vulnerabilidade e ânsia por encontrar significados diferentes em meio ao caos da vida. Tenho uma inclinação a gostar de coisas dramáticas, melancólicas e vulneráveis, e esse livro apesar de começar com essa premissa, ele traz acima de tudo, esperança... Então vamos ver, né?

Duda 31/03/2022

O sonho de um homem ridículo
História curta e muito boa, faz vc refletir sobre muitas questões. Os textos extras são excelentes me ajudaram muito.

O resenheiro 25/05/2022

Um pequeno grande conto!
Dostoiévski é fenomenal! Um pequeno conto, mas que não deixa nada a desejar para quem gosta deste mestre da literatura! Ele consegue nos envolver em pouco tempo, trazendo o lado filosófico da vida. Afinal, para o homem petersburgues e personagem principal, de nada mais vale a vida, nada o interessa, nada importa. Um niilista que acaba mudando de opinião e resolve enfrentar a vida depois de um sonho fantástico. Incrível sua capacidade de descrição deste sonho, da fantasia misturada com espiritualidade, da definição de um mundo utópico cópia da Terra. Um mundo em que o pecado não existiu nem corrompeu a humanidade. Diferente do nosso, questionado na comparação de como somos e como poderíamos ser, como poderíamos enxergar os outros, a natureza e os animais. Alguns trechos são surpreendentes, como quando ele imagina como seria o seu fim após a morte: seria tudo encerrado enfim, em si mesmo? Seriam todos parte do seu próprio ser, acabando tudo junto com ele, já que nada existiria depois, mesmo que fosse somente pra ele? Dostoiévski me impressiona a cada leitura! E esta edição da Antofágica é ótima, maravilhosa! Os cinco textos após o conto são deliciosos de se ler também! Cada estudioso nos dando mais informações e pontos de vista sobre este pequeno de tamanho mas grandioso conto! Leiam, por favor!

marcelinho 02/03/2022

Ler Dostoiévski é ter certeza que a história vai ti catizar de alguma forma.

O Senhor de um Homem Ridículo, Dostoiévski me cativou de forma extraordinária! Eu não imaginava o desfecho. Não imaginava que choraria tanto ao ler.

O personagem não tem nome. Ele é só um jovem progressista e niilista. Ver o mundo como uma poeira cósmica e está desiludido. Não ver transformação, somente desgraça injustificada. Ele resolve tirar a própria vida. Mas ele tem um sonho muito espetacular, miraculoso, que muda a vida dele.

Agora não posso falar mais nada. Porém índico fortemente esse livro, principalmente para os cristãos. Você verá no livro tantos elementos do evangelho. Verás a criação, o pecado original, e verás o pregador. Leiam esse livro! ???
Joabe.Gileade 02/03/2022minha estante
Pense num livrao

marcelinho 02/03/2022minha estante
É incrível!

Rebeca445 20/03/2023

A clássica redenção.
Dostoiévski traz nesse livro o personagem que, tende a aparecer em alguma de suas obras, sempre após um grande sofrimento consegue alcançar a sua própria redenção.

Durante a leitura do livro acompanhamos o momento em que o personagem chega ao estado extremo no niilismo, acreditando que já não havia mais nenhum traço sentimentalmente humano dentro de si e ele decide tirar a sua própria vida.

O autor trouxe o personagem ao um encontro com a verdade após ter passado por o ápice do seu próprio ridículo, através de um sonho a verdade se apresenta ao personagem de maneira genuína trazendo um insight e finalmente: esperança e vida.

- Aos cristãos: leiam esse livro, possui muitas referências bíblicas. ??

Luiza 31/05/2023

Utopia?
Eu gosto muito da escrita do autor, por me identificar pessoalmente com os mesmos questionamentos. E termino a resenha com uma frase do conto que gostei bastante ...." Não quero, não posso acreditar que o mal seja a condição normal das pessoas".

Jeldefreitas 28/04/2020

É um bom livro que nos leva a refletir sobre nossa existência.

Julyane Polycarpo 11/09/2022

O sonho de um homem ridículo
Não tenho muito o que comentar. Esse foi meu primeiro contato com o Dostoiévski, escolhi esse livro por ser curto, e essa edição por ter conteúdos extras que ajudaram na compreensão. Mas não tive tanta dificuldade para entender a obra. É muito boa e indico para todos!