O sonho de um homem ridículo Fiódor Dostoiévski

Resenhas - O sonho de um homem ridículo

Cris 27/02/2024

27.02.2024
Essa obra nos traz muitas mensagens que nos serve até hoje. Conta a história de um homem que é rotulado ridículo pelas pessoas que o cercam e que resolve se suicidar. Algo acontece que o faz sonhar e nesse sonho, tudo muda, inclusive sua atitude para com a vida. É ridículo uma pessoa que sonha com um mundo melhor? Que enxerga não só a maldade nas pessoas? Bom, gostei muito dessa obra. Os questionamentos são muito mais profundos e há muito o que se refletir sobre como vivemos a nossa vida.
CPF1964 29/02/2024minha estante
???????

Janaina Edwiges 17/03/2024minha estante
Adorei sua resenha. Parece ser uma ótima história.

Julyane Polycarpo 11/09/2022

O sonho de um homem ridículo
Não tenho muito o que comentar. Esse foi meu primeiro contato com o Dostoiévski, escolhi esse livro por ser curto, e essa edição por ter conteúdos extras que ajudaram na compreensão. Mas não tive tanta dificuldade para entender a obra. É muito boa e indico para todos!

Fernandes83 30/04/2023

Reflexivo e incostante
Comecei a ler e tomei um baque com a falta, do que eu achei que seria humanidade, do personagem. Depois, ao longo do conto, o que havia me chocado também perturba o próprio personagem (sendo uma ação dele mesmo).
Acho q no fundo é sobre isso: será que somos pessoas ruins? Ou será que ninguém é bom o tempo todo? Refletir sobre nossas ações e sobre qual o momento que a tomamos... Eu pensei em tanta coisa enquanto li que mal conseguia de fato prestar atenção no conto. Foram tantas caixinhas abertas na minha mente com as reflexões causadas pelo livro, que minha leitura se tornou inconstante. Sei lá, o jeito que Dostoiévski mexe com as vozes da minha cabeça é genial!

Patrícia.Bilibio 27/02/2022

Li a linda edição da Editora Antofágica do excelente conto O sonho de um homem ridículo, escrito pelo incrível Dostoievski. Com ilustrações inquietantes de Helena Obersteiner, sensível apresentação de Sidarta Ribeiro e sublimes posfácios de Cecília Rosas, Flávio Vassoler, Helena Obersteiner e Celso Frateschi.

ealveselis 12/04/2024

Existencialista ?
Um sonho nítido, que me parece mais com um desdobramento astral.
Uma oportunidade para ressignificar diversos pontos.

Enquanto estava lendo me coloquei no lugar do sonhador, e me senti aterrizando em um novo planeta.
Será esse um planeta utópico?
Ou um planeta que já existiu e pode existir em outro canto do universo?
Pode um mero humano tirar a sua vida e acreditar que isso será a resolução?
O próprio sonhador se vê corrompendo todo o planeta ?O fruto proibido?

É fascinante como Dostoiévski consegue fazer um relato impecável de crises existências, e referências bíblicas.

LeonardoGS89 28/03/2023

Obra incrível de Dostoiévski!
Um conto pequeno, mas nem por isso menos intenso do que outras obras do autor, leitura rápida e reflexiva, um conto genial e alinear sobre o estranhamento que se instala na alma de um homem niilista oprimido pelo mundo que o cerca e o acha ridículo.
É de começar a ler até acabar.
É um conto em que o protagonista questiona a si e a humanidade com argumentos tão atuais, edição bem caprichosa com as ilustrações.
Vale a pena a leitura.

Paulo Silas 09/09/2022

"O Sonho de um Homem Ridículo" é um conto de Dostoiévski escrito no ano de 1877 - na fase mais madura de sua literatura, portanto. Dividida em cinco partes, a obra apresenta um narrador-protagonista que determina para si mesmo que não há mais nada para ser vivido, optando então pela via do suicídio, externalizando logo no início da história as razões pelas quais decidiu tirar a própria vida. O personagem acaba dormindo e tem um sonho utópico e revelador que faz com que de plano passe a enxergar a vida de forma completamente distinta, cessando assim seu intento de cometer suicídio.

Ainda na primeira parte da história, enquanto vaga pelas ruas de São Petersburgo, o protagonista tem contato com uma menina que corre em sua direção pedindo por ajuda, ignorando-a por já ter decidido dar cabo da própria vida. Esse encontro representa algo significativo para o personagem, mas que só fará sentido após o seu sonho revelador. Essa sua abertura de olhos acontece ao adormecer na poltrona do apartamento em que reside, o que se dá através de um grande sonho que é narrado com detalhes ao longo do conto, fazendo com que, ao despertar, o homem passe a pregar a verdade recém-descoberta, amando a vida, a si próprio e aos outros.

A edição publicada pela editora Antofágica recebe ilustrações oníricas de Helena Obersteiner, reproduzindo visualmente parte daquilo que o narrador sonha, além de também ter textos de Sidarta Ribeiro, Cecília Rosas, Flávio Vassoler, Celso Frateschi e da ilustradora, os quais comentam tanto a obra em questão em uma abordagem de critica literária quanto as aspectos extraídos do conta - como é o caso da apresentação assinada por Sidarta Ribeiro em que se escreve sobre o sonhar. Tem-se assim uma excelente obra que faz jus a notoriedade de seu escritor, a qual conta com uma excelente edição nessa publicação da editora Antofágica.

manu.villa 01/08/2023

"Eu sou um homem ridículo."
"O conhecimento está acima do sentimento, a consciência da vida está acima da vida. A ciência nos dará a sabedoria, a sabedoria revelará as leis, e o conhecimento das leis da felicidade está acima da felicidade?.

Jade 15/04/2022

Que edição linda da antofágica, com posfácio e ilustração que se destaca. Sobre o livro, achei curto mas definitivamente não é uma leitura rasa. Existem pontos que dá pra se identificar com o personagem principal mas em geral o livro não me causou muita curiosidade. Não foi dos meus favoritos, infelizmente.

Acácio 01/09/2023

Simplesmente perfeito
O livro conta a história de um homem absolutamente ordinário, ridicularizado e à beira do suicídio, que, prestes a cometer este ato cai no sono e tem uma revelação.
A história é cativante, gostosa de ler e com mensagens absolutamente profundas e atemporais.
Recomendo fortemente a leitura.
Para melhorar, só tiraria o texto introdutório que é bastante desconexo da mensagem central da obra e bastante ideologicamente enviesado. Enfim, Dostoiévski fez foi perfeito em sua obra, o duro foi ter que ler o texto de apresentação.

Adriane 11/10/2021

[eu ainda to sem palavras]
Eu não esperava que coubesse tanto em 30 páginas, e ainda menos os tapas que recebi.

A narrativa é sobre um homem desiludido com a realidade. Talvez numa tentativa de dirigir a hostilidade que sente em relação ao mundo sobre si, está determinado a tirar a própria vida naquele mesmo dia. Só que algo acontece e ele não se mata - em vez disso, acaba dormindo e sonhando com o próprio suicídio. E aí se engana quem pensa que essa história não teria muito pra dizer por se tratar de um sonho ? um quase acontecimento (?) dentro de uma trama já fictícia. Esse conto mostra que existir é (r)existir. É o pati aude proposto por Viktor Frankl. É sobre esse absurdo que é escolher. É também sobre como nos mantemos longe do Paraíso e o perdemos todos os dias - e o que é pior, sem ao menos se dar conta disso.

Uma vez alguém me disse que erudição em excesso fazia mal, mas só depois de ler esse conto compreendi. É como se os ecos do lema iluminista sapere aude ainda pudessem ser ouvidos hoje, talvez até com maior intensidade. E essa nossa necessidade de conhecer e explicar tudo, ironicamente, também pode nos impedir de experienciar justamente aquilo que buscamos conhecer. E a resposta de Dostoievski vai bem no estilo de Machado de Assis na frase: ?A melhor definição de amor não vale um beijo de moça namorada?

Leiam. Este. Livro. Sério. É muito bom para quem quiser começar a ler Dostoiévski; e, para quem já o conhece, quem sabe ainda se surpreenda ao perceber-se também ridículo. As poucas páginas passam rápido e são divididas em cinco partes, contadas como um monólogo, num misto de sentimentos, reflexões e críticas à sociedade e ao modo como vivemos.

?Se todos quisessem, tudo mudaria sobre a Terra num momento.?
Kássio Meniglim 01/03/2022minha estante
????

Vini 02/11/2022

O sonho de um homem ridículo
Dostoiévski possui um dom na escrita, trazendo à tona assuntos sempre tão profundos que nos fazem pensar por dias após o término da leitura.
É um livro curto e rápido, vale a pena se aventurar.

V_______ 26/04/2022

O Sonho de um Homem Ridículo
Fiódor Dostoiévski, um dos maiores nomes da literatura russa é o autor de O Sonho de um Homem Ridículo, que trata-se de um conto, rápido e de excelente qualidade.
O conto é narrado pelo protagonismo, que não falta de um nome o chamaremos de homem ridículo. O homem ridículo, faz parte da massa trabalhadora da São Petersburgo do século XIX, ele mesmo se classifica como ridículo, não se importa com nada que ocorre, ou venha a ocorrer, um verdadeiro niilista e por isso decide que colocará um fim a tudo, e colocará um fim com um tiro em sua cabeça. Comprou uma arma exclusivamente para a ocasião, se prepara para o grande momento quando acaba caindo no sono. Em seu sonho concretiza o suicídio, mas não é o nada que acredita que encontra, encontra um pós vida, e nele é transportado para um mundo utópico que o fará refletir sobre o homem e qual seu propósito.
Minha primeira experiência com Dostoiévski, e me deixou muito satisfeito, se esse conto é uma síntese do que o autor escreve, vou gostar muito de suas outras obras.

Pol 25/04/2022

Não Há Verdade
O meu primeiro contato com Dostoiévski não poderia ter sido de uma maneira melhor eu acho. Além da história ?simples?, rápida e de fácil entendimento sabendo ler as entrelinhas e com a consciência dos diversos assuntos que o autor aborda no livro (como pode ser visto em um dos epílogos dessa edição da antofagica), tem também as lindíssimas ilustrações para mexer com o (sub)consciente do leitor despertando para algo que não seria de fácil acesso sem elas.

A história é muito boa, rápida e deixa indagações de talvez como viver depois dela, pelo menos de imediato logo depois da leitura. A edição da antofagica como sempre traz tudo que o leitor precisa para absolver a história por completo.

Danielle.Almeida 07/09/2023

Sonho ou revelação
Achei esse livro interessante mas não a ponto de me encantar. A escrita do Dostoiévski é muito bonita e poetica mas essa história mais parecia revelação do povo da igreja.
Não é ruim mas achei muito evangelístico na minha opinião.