O Dia Em Que Luca Não Voltou

O Dia Em Que Luca Não Voltou Luís Dill




Resenhas - O Dia Em Que Luca Não Voltou


9 encontrados | exibindo 1 a 9


Fabio Shiva 08/08/2021

coragem
Existem muitos motivos para admirar esse livro. Começando pela coragem de abordar um tema tão difícil em uma obra destinada ao público infantojuvenil: crianças desaparecidas. Como informa o autor no apêndice, há somente em nosso país “200 mil pessoas sumidas a cada ano / entre 10% e 15% dos casos ou nunca são solucionados ou têm como consequência a morte do desaparecido”. E os dados assustadores continuam: “Estima-se que quatro crianças com menos de doze anos desapareçam todos os dias no Brasil.”

Diante de informações tão alarmantes, fica mais do que evidente a necessidade desse livro, “um relato ficcional sobre uma história muito real para muitas pessoas”. Dificilmente, contudo, o que é necessário é também fácil ou simples. Li “O DIA EM QUE LUCA NÃO VOLTOU” em crescente estado de angústia. Imagino a carga emocional que não deve ter representado para Luís Dill a tarefa de escrever esse livro.

Mesmo porque trata-se um texto de muito engenho e arte. Começando pela exibição do título dos capítulos logo ao começo do livro:
1. AS HORAS SEGUINTES
2. OS DIAS SEGUINTES
3. AS SEMANAS SEGUINTES
4. OS MESES SEGUINTES
5. OS ANOS SEGUINTES

Essa é outra decisão corajosa do autor, que deliberadamente abre mão de explorar o suspense fácil (Luca irá voltar? O que aconteceu com ele?), em nome de uma meta mais elevada e muitíssimo mais difícil. Parece que o desafio já é grande o suficiente, mas Dill está disposto a ousar mais ainda, ao estruturar sua narrativa de forma inovadora, em longos parágrafos com os diálogos embutidos na narração em primeira pessoa, novamente escolhendo o caminho mais árduo ao dispensar os travessões que ventilam o texto e facilitam a leitura para os leitores iniciantes.

E quando mergulhamos nas páginas de O DIA EM QUE LUCA NÃO VOLTOU, em meio a tantas demonstrações de coragem, algo vai ficando muito claro: Luís Dill é um escritor e tanto. Se ele comete tantas ousadias, é porque cacife não lhe falta para isso. A narrativa flui com muita sensibilidade, com a história sendo contada pelo ponto de vista de Everaldo, o Dô, filho da empregada doméstica que trabalha na casa dos pais de Luca, e que é também seu amigo, até pelo fato de os dois estarem na mesma faixa etária. Como pano de fundo ao tema principal, do desaparecimento de Luca, Dill vai apresentando diferentes matizes de dramas paralelos, que traçam um contexto social e emocional para a tragédia.

Com mais de 50 livros publicados, Luís Dill é um autor versátil e muito talentoso. Dele eu já li uma obra completamente diferente, o excelente suspense “SAFÁRI” (http://comunidaderesenhasliterarias.blogspot.com/2018/05/safari-luis-dill.html). Amo ver um autor ser capaz de transitar com tanta habilidade em obras tão diversas. Claro que pretendo ler muitos outros livros dele! E salve a nossa Literatura Brasileira!

https://comunidaderesenhasliterarias.blogspot.com/2021/08/o-dia-em-que-luca-nao-voltou-luis-dill.html

Viane 08/08/2021minha estante
Uma bela de uma resenha, você se expressa bem pra caramba
Já quero muito ler esse livro também


Aline Michele 09/08/2021minha estante
Parabéns pela resenha! Gostei


Fabio Shiva 09/08/2021minha estante
Oi Viane e Ale! Valeu demais pelos comentários e pela energia boa!




spoiler visualizar
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



ediney 31/10/2017

um drama louco!
Eu gostei do livro, pois gosto de drama e suspense, o que me deixou impressionado, já que não gosto de livros infanto juvenis, claro que tem seus defeitos mais são muito poucos, quase nenhum.
Eu recomendo esse livro para os leitores que gosta de ler drama infanto juvenil, e pessoas que são emotivas.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Enzolino 09/11/2017

O Dia em que Luca não voltou
O DIA EM QUE LUCA NÃO VOLTOU
Autor: Luís Dill
Editora: Cia. Das Letras.
Número de páginas: 112
Lançamento: 29/10/2009 O livro o dia em que Luca não voltou é um livro que trás uma nova visão de desfecho mostrando que nem todos os finais são felizes, mas que sempre tem algum ponto positivo nisso. Realmente o livro possui muitas descrições desnecessárias como a descrição de Everaldo em relação ao seu pijama (do nada ele começou a falar de seu pijama). O livro mostra muitas realidades do nosso mundo, como o desaparecimento de crianças, a vida de empregadas domésticas, relação entre ricos e pobres e o medo que a mãe de Everaldo tem do preconceito. Outro ponto ruim do livro é o fato repetitivo dá história, toda hora eles ficam falando do Luca, sendo que com o tempo você já sabe o que vai acontecer com ele no final.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



9 encontrados | exibindo 1 a 9


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR