O Cortiço

Resenhas - O Cortiço    [em quadrinhos]

1 | 2 | 3 | 4

Carina 10/09/2013

Ruim demais
Depois de já ter lido as versões em quadrinhos de Memórias de um sargento de milícias e Memórias póstumas de Brás Cubas, esta foi a última chance que eu dei para este projeto da Escala Editorial. Incrível como, apesar das adaptações não serem tão ruins (o que não deve ser tomado como elogio), os desenhos são péssimos!

As cenas de erotismo, tão fortes em O Cortiço, são um exemplo do que eu digo: os personagens sem roupa são absolutamente desproporcionais e nem um pouco "eróticos". Dá mais pena que prazer de ver.

Enfim, nada como a obra original, em alguns casos.
Tainã Almeida 14/02/2015minha estante
eu achei ruim d+. p/ quem nao leu o livro acho q se perde na leitura. sou mto mais a obra escrita ;)

Danilo 22/05/2015

O cortiço
O livro narra inicialmente a saga de João Romão rumo ao enriquecimento. Para acumular capital, ele explora os empregados e se utiliza até do furto para conseguir atingir seus objetivos. João Romão é o dono do cortiço, da taverna e da pedreira. Sua amante, Bertoleza, o ajuda de domingo a domingo, trabalhando sem descanso.

Em oposição a João Romão, surge a figura de Miranda, o comerciante bem estabelecido que cria uma disputa acirrada com o taverneiro por uma braça de terra que deseja comprar para aumentar seu quintal. Não havendo consenso, há o rompimento provisório de relações entre os dois.

Com inveja de Miranda, que possui condição social mais elevada, João Romão trabalha ardorosamente e passa por privações para enriquecer mais que seu oponente. Um fato, no entanto, muda a perspectiva do dono do cortiço. Quando Miranda recebe o título de barão, João Romão entende que não basta ganhar dinheiro, é necessário também ostentar uma posição social reconhecida, frequentar ambientes requintados, adquirir roupas finas, ir ao teatro, ler romances, ou seja, participar ativamente da vida burguesa.

No cortiço, paralelamente, estão os moradores de menor ambição financeira. Destacam-se Rita Baiana e Capoeira Firmo, Jerônimo e Piedade. Um exemplo de como o romance procura demonstrar a má influência do meio sobre o homem é o caso do português Jerônimo, que tem uma vida exemplar até cair nas graças da mulata Rita Baiana. Opera-se uma transformação no português trabalhador, que muda todos os seus hábitos.

A relação entre Miranda e João Romão melhora quando o comerciante recebe o título de barão e passa a ter superioridade garantida sobre o oponente. Para imitar as conquistas do rival, João Romão promove várias mudanças na estalagem, que agora ostenta ares aristocráticos.

O cortiço todo também muda, perdendo o caráter desorganizado e miserável para se transformar na Vila João Romão.

O dono do cortiço aproxima-se da família de Miranda e pede a mão da filha do comerciante em casamento. Há, no entanto, o empecilho representado por Bertoleza, que, percebendo as manobras de Romão para se livrar dela, exige usufruir os bens acumulados a seu lado.

Para se ver livre da amante, que atrapalha seus planos de ascensão social, Romão a denuncia a seus donos como escrava fugida. Em um gesto de desespero, prestes a ser capturada, Bertoleza comete o suicídio, deixando o caminho livre para o casamento de Romão.

z..... 04/07/2016

O Cortiço (Literatura Brasileira em Quadrinhos)
As adaptações em quadrinhos são introduções para os romances e sempre terão pontos refutáveis, agradando uns e desgostando outros. Para mim são sempre uma curtição, que coleciono e me ajudam a ter uma visualização mais clara das obras retratadas..

Gostei dessa versão. Penso que seu principal aspecto é o resumo didaticamente bem apresentado. As cenas se sucedem sem confusão ao leitor, tendo continuidade coesa e fluindo sem mistérios. Ponto positivo, pois a obra tem várias personagens e, no final das contas, fica em destaque o cortiço com suas faces diversas, em tipos humanos e particularidades de seu universo. Na minha visão essa HQ representa bem isso.

De negativo, achei a arte muito limpa para o meio que se quer retratar. No livro ficamos com uma sensação desagradável de odores, miséria, feiura, dificuldade e isso não é alcançado na HQ. Faltou essa caracterização, que parece sub humana e fica em paralelo com a alma pouco nobre de muitas personagens (algumas delas estão também com uma imagem muito elegante, destoando da proposta do romance). Ah, eu queria perceber de maneira mais clara a miseria em suas representações no livro.

A HQ tem situações que deixa de apresentar ou mostra parcialmente. Detalhes que podem ou não ter relevância. Entre o que deixou de ser apresentado, não considero dispensável o momento em que a Bertoleza intima o João Romão para lhe dar a sua parte no que acumularam ao longo dos anos (episódio anterior à sua morte, que fortaleceu o João Romão em seus asquerosos propósitos). A parte do roubo que o português efetuou ao velho Libório, durante o incêndio, é outro drama miserável que poderia ser mostrado.

Observações apenas. Fundamentalmente, curti muito a HQ, que também soube ilustrar bem os momentos de sensualidade latente.

z..... 04/07/2016

O Cortiço (Clássicos Brasileiros em HQ)
A HQ explora bem o lado sarcástico e deplorável da obra, no roteiro e na arte. Muita coisa passa um impacto desagradável, irônico e de contexto miserável.

Em relação ao roteiro, penso que algumas coisas não foram apresentadas com maior clareza, pois tem cenas que se desenrolam sem uma atenção reveladora do narrador. É o caso da confusão entre os carapicus e cabeças-de-gato, que vão até o cortiço para vingar a morte do Firmo (não é explicado e fica confuso ao leitor que não conheça o romance). Isso de deixar cenas soltas, sem justificativas, eu não curti. Por outro lado o roteiro tem um humor sagaz, divertido e interessante.
Ainda sobre o roteiro, não gostei da disposição mostrada nos quadrinhos finais, por introduzir falas inexistentes no livro (uma tentativa de gerar impacto que não ficou legal). A cena, nese caso, deveria falar por si mesma nas percepções do leitor (é o que o romance propõem).

A arte está bacana. O ilustrador retrata com propriedade as facetas daquele meio, seja nas feições das personagens ou ambiente dificultoso. Destaque para as imagens abertas, como a da página 12 (ótima representação do cortiço). Há uma atenção a detalhes no contexto histórico e me amarro quando os ilustradores introduzem rostos famosos na multidão que é para passar despercebida (como o Machado de Assis e Rui Barbosa, que aparecem discretamente). O ilustrador dá também uma de Stan Lee (ou Hitchcock) e aparece em cena.

A obra parece ideal, e mais aproveitável, para se curtir após a leitura do romance.

Luis.Miguel 07/11/2016

Mais Ou Menos
Sinceramente o cortiço em forma escrita formal vale muito mais a pena se você está procurando algo para ler.
Mas se você quer aplicar esse livro para alunos peço que ponha a partir dos 12 anos contem algumas cenas consideravelmente fortes.
A história é muito resumida e os desenhos são básicos(na internet pior ainda) o livro possui 60 páginas...então realmente é muito resumido, o livro contém cenas de homossexualidade,brigas,mortes(contendo sangue exagerado)
Mas se você quer realmente ler para ter sua própria opinião digo que lembre o nome dos principais personagens Bartoleza = negra,gentil,ex escrava, casada com João Romano= Branco (Português) dono do cortiço e líder dos carapicus, Piedade= Branca (Portuguesa) Casada com Jeromo= Branco (Brasileiro) trabalha para João e sua amante Rita A Baiana = Negra Dançarina Sensual Porem De Mal Coração!
Os Personagens São Muito Confundíveis pois os desenhos mal feitos e nomes parecidos deixam essa confusão
e não recomendaria o livro pela sua péssima ilustração... e péssimo resumo que não mostra o que realmente é importante!

site: Escritório Nerd Canal No Youtube!

Canal Rayssa Lemos 18/04/2019

Top, estou muito feliz de ter lido!
Adorei a adaptação, foi uma leitura rápida e muito gostosa, me deixou com água na boca querendo ler o livro imediatamente!!!

BuBs Literario 31/08/2020

Só tem putaria
?? SÓ TEM PUTARIA ??

QUE DELÍCIA!!!!!!!! O jeito que esse livro me puxou pela orelha pra me encantar por estar história foi diferente. CALANDO A BOCONA DE NOVO.. Esse classico é babado e gritaria.. A cada virar de página vc se ver é uma loucura diferente e ao final do livro, minha única vontade, era não deixa personagens irem sabe.. A história sobre os cortiços tem sim putaria "Amoo" ,mas, tem também critica a realidade, crueldade, desigualdade social etc. Até que ponto nos seres humanos somos cruéis e amáveis. Enfim, só vivendo pra ver ou melhor, lendo pra ver.

custodiovitoria 26/10/2020

Não tenho o hábito de ler quadrinhos. "O Cortiço" é uma das minhas obras favoritas e, porventura, acabei encontrando esse livro. É interessante para relembrar de alguns detalhes da obra de Aluísio Azevedo. No entanto, acredito que alguém que não tenha lido o livro original, possa se sentir um pouco perdido na narrativa em quadrinhos. No mais, a obra consegue transmitir a história do livro e, talvez, consiga estimular os mais jovens a lerem "O Cortiço".

Ana Letícia 23/12/2020

Readaptação
Uma adaptação da obra original, com ilustrações. Gostei bastante!

Gi 15/01/2021

O cortiço (em quadrinhos)
Acho legal essa proposta de um clássico ser abordado em quadrinhos
É rápido de ler e vc tem uma ideia geral do que o Aluísio Azevedo quis retratar em sua obra
Eu particularmente tive um pouco de dificuldade pra entender por causa da forma de falar da época, mas nada q impeça a compreensão da HQ

Alessandra Coutinho 29/01/2021

Com certeza é uma obra bem resumida, mas é legal para ter uma idéia de como é o livro, já é possível "garra" um ranço de determinados personagens... eu particularmente adoro histórias em quadrinhos, acho divertidas e dinâmicas.

milena. 03/02/2021

O livro apesar de ser mais rápido e simples de ler pois conta com ilustrações, é muito superficial comparado a obra original, tudo acontece rapidamente e lendo a obra original é mais fácil de compreender, apresenta muitos personagens muito rápido. É um livro q aborda a realidade da época "nua e crua", mostrando situações q ocorrem até hj. É um pouco pesado mas ao menos tempo te prende nos acontecimentos Adorei o bônus no final com curiosidades, a maioria imperceptíveis ao longo da HQ deixando qualquer um maravilhado com o modo que a dupla que adaptou pensou nos mínimos detalhes.

1 | 2 | 3 | 4