O Cortiço

Resenhas - O Cortiço    [em quadrinhos]

1 | 2 | 3 | 4

cibz 09/05/2024

Legal
Fiquei intrigada na história, apesar de ser em wuadrinhos, deu para ter um panorama legal sobre oque estava acontecendo e fiquei realmente curiosa para ler o livro, já que é mostrado de uma forma bem mais geral do que a história original.

Sara.Goncalves 14/04/2024

Eu já havia lido o livro, e agora foi em hq. Apesar da hq ser bem mais minuciosa para contar a história, deixando escapar muitas coisas (porque é assim que funciona), me veio os mesmos sentimentos, e o final me chocou quase que igualmente ao livro. Houveram tantos João Romão por aí, ainda há?

stelaris 27/02/2024

Acho um livro difícil de entender por ser um português mais "rebuscado". O livro em si é bom e por ser HQ faz com que a história seja mais dinâmica, não sei se recomendaria para alguém mas se você gosta de livros mais antigos, leia

Hpjoao_ 15/12/2023

Rita baiana arraza
Muito legal, mas ainda prefiro o romance! ??????????????????????????????????????????????????????????????

_My 08/11/2023

Muito bom. Li pq a professora pediu, mas amei a obra. Bem diferente do romantismo e até mesmo do realismo. Muito bom. Animada para ler a versão original

S RAGS BLOODSCAR 25/10/2023

Quando Arte e História se Misturam
"Quando Arte e História se Misturam: Uma Olhada na Adaptação de 'O Cortiço' em Quadrinhos"

E aí, pessoal? Recentemente, mergulhei na adaptação em quadrinhos da obra clássica "O Cortiço" de Aluísio Azevedo, publicada pela editora "Escala Educacional". Minha jornada pelas adaptações de clássicos literários continua, e essa foi uma parada obrigatória.

Vamos direto ao ponto: o que eu estava realmente ansioso para descobrir era como essa adaptação lidaria com a complexidade da história e dos personagens. No entanto, assim como aconteceu com a adaptação de "A Causa Secreta", o estilo de desenho não me deixou muito animado. Os traços pareciam apressados e carentes de detalhes, o que me fez pensar que talvez essa seja a marca registrada da editora.

No que diz respeito à história, "O Cortiço" é conhecido por sua trama rica e cheia de personagens cativantes. No entanto, nesta adaptação, acabei me sentindo um pouco perdido no emaranhado de pessoas e histórias. A complexidade das relações, os dramas pessoais, as lutas e as conquistas dos personagens são difíc seeis de capturar em uma adaptação tão breve.

Não tenho dúvidas de que a leitura da obra original de Aluísio Azevedo irá responder a muitas das questões que essa adaptação deixou em aberto. No entanto, algumas perguntas que surgiram durante a leitura da adaptação podem não ter relevância para a história principal, e isso me deixou curioso.

No futuro, planejo comparar essa adaptação com outra da editora Principis para avaliar como diferentes abordagens podem impactar a experiência do leitor. É uma maneira interessante de entender como diferentes editoras adaptam as mesmas histórias clássicas.

No geral, "O Cortiço" em quadrinhos é uma introdução, mas deixa um gostinho de querer mais. Se você é um fã de clássicos literários, vale a pena explorar essa adaptação para ter uma ideia geral da história. Mas, como sempre, a verdadeira riqueza da narrativa provavelmente será encontrada na obra original.

Vivi 05/10/2023

Bem divertido
Achei uma leitura muito fluida e bem gostosa; acredito que por ser adaptado pra uma hq alguns pontos ficaram meio abertos e algumas coisas deixadas de lado e um pouco confusas, mas nada que atrapalhasse muito a leitura.
Adorei a qualidade da hq ilustrações muito bonitas e escrita de fácil compreensão mesmo usando gírias daquela época.

alinasjornadas 27/09/2023

Indicação Semanal = ?O Cortiço"
Indicação Semanal = ?O Cortiço"
PUBLICAÇÃO DE = Aluísio Azevedo
PÁGINAS = 80
Avaliação: 5.0;

A versão em quadrinhos dessa obra clássica não decepciona, mesmo que se vislumbre significativas mudanças nos diálogos e/ou narrações, o que designa uma acessibilidade e devida ?simplificação? ao propósito original, que acompanha descrições ?consideráveis?. O enredo expõe o processo de confecção e experiências vivenciadas no famigerado Cortiço, que considera-se o principal personagem do romance, pois além de cenário para drama, comédia e inúmeras críticas ou análises sociais, constitui como uma entidade viva, fluida.

#literaturainternacional #literaturanacional #resenhaliterária #análiseliterária #biblioteca #livraria #história #leitura #livros #books #livroseleituras #indicaçãodeautores #bookstan
#perfilliterário #booklovers #leitores #nerd #geek #orgulhonerd #culturanerd #geekpride #geekculture #OCortiço #AluísioAzevedo

Sara 28/06/2023

Acredito que tenha faltado um pouco mais de sensibilidade ao apreciar a obra, foi deixado de lado muitas partes que eram necessárias ao enredo. A minha concepção só não ficou prejudicada porque eu estava lendo a obra concomitantemente.
Infelizmente, a diagramação também deixou a desejar.

sofsversion 17/05/2023

A realidade ne
Gostei bastante, mas achei meio confuso e nn entendi mt coisa, sem contar q nn tem nenhum personagem cativante

Maria Martini 09/05/2023

Já havia tentado ler o livro
Não consegui passar da primeira página, mas tinha curiosidade em saber da história. Esse livro é bem bacana, o problema são os inúmeros personagens que ficam perdidos, não consegui associar bem a história de cada um deles.

Che 22/04/2023

SÍNTESE DO BRASIL
Boa adaptação em quadrinhos da obra-prima de Aluísio Azevedo, atualmente meu segundo livro brasileiro favorito (atrás somente de VIDAS SECAS).

O traço de alguns personagens ficou bem marcante, com destaque para o capoeirista Firmo.

Há evidentemente perdas e simplificações inevitáveis na adaptação, que no geral faz as escolhas certas. Porém, a força da obra naturalista de Aluísio é incrivelmente atual cerca de um século e meio depois de redigida.

Com um clímax devastador, um protagonista que resume a pequeno-burgesia tupiniquim e um desfile de ótimos personagens coadjuvantes, O CORTIÇO em quadrinhos evidencia a atualidade de um livro que, como vinho, só ganhou com o passar das décadas.

1 | 2 | 3 | 4