Meus prêmios

Meus prêmios Thomas Bernhard


Compartilhe


Meus prêmios





Em obra póstuma publicada em 2009, o austríaco Thomas Bernhard, um dos maiores escritores em língua alemã do século XX, comenta com sua acidez característica e fina ironia os prêmios literários que recebeu, tanto na Áustria como na Alemanha.

Não foram muitos: nove, no total, desde Frost, o romance de estreia (1963), ainda inédito no Brasil, a Extinção, de 1986. E um deles é considerado o maior prêmio literário da Alemanha: o Büchner.

Alguns, pelo menos, foram dotados de uma soma - decerto bem-vinda, ainda que insuficiente - em dinheiro. Mas estamos falando de Thomas Bernhard. E o que ele tem a dizer sobre prêmios literários, em especial sobre aqueles que lhe foram outorgados ao longo da carreira, nem sempre é muito lisonjeiro.

Meus prêmios, obra que Bernhard preparava para publicação pouco antes de morrer, em 1989, reúne nove relatos, três discursos e a carta em que o autor explica seu desligamento da ilustre Academia de Língua e Literatura de Darmstadt, a instituição que concede o cobiçado prêmio Büchner. No livro, Bernhard relata a rotina muitas vezes hilária da concessão e da outorga de prêmios literários, muitos dos quais o escritor foi receber em companhia da tia septuagenária. Ainda que não se trate de obra de ficção, a escrita de Meus prêmios revela o Bernhard afiado de sempre, revisitando aqui e ali algumas das passagens mais brilhantes de sua obra ficcional, como O sobrinho de Wittgenstein (Rocco, 1992), ou autobiográfica, como Origem.

Biografia, Autobiografia, Memórias

Edições (1)

ver mais
Meus prêmios

Similares

(10) ver mais
Extinção
A língua exilada
Origem
O imitador de vozes

Resenhas para Meus prêmios (2)

ver mais
MEUS PRÊMIOS
on 11/2/23


Em “Meus Prêmios”, Thomas Bernhard traça um panorama corrosivo sobre as premiações literárias que participou na Áustria, sua terra natal. Cada capítulo do livro é a respeito de uma delas e não falta ao autor uma observação analítica e extrema mordacidade, a fim de desmanchar toda e qualquer hipocrisia e expor as inutilidades que permeiam tais premiações. O autor parte de detalhes corriqueiros para atingir grandes provocações sobre o vazio e o patético de tais eventos, desde políti... leia mais

Estatísticas

Desejam18
Trocam1
Avaliações 4.3 / 30
5
ranking 53
53%
4
ranking 33
33%
3
ranking 10
10%
2
ranking 0
0%
1
ranking 3
3%

66%

34%

Hélio
cadastrou em:
09/08/2011 16:57:55
Jenifer
editou em:
12/06/2021 10:39:49

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR