Notas do Subterrâneo

Notas do Subterrâneo Fiódor Dostoiévski


Compartilhe


Notas do Subterrâneo





"Considerado por muitos críticos como um dos mais refinados e instigantes trabalhos de ficção do grande mestre russo, podendo figurar com destaque ao lado de Crime e Castigo, O Idiota e Os Irmãos Karamazov, Notas do Subterrâneo nos coloca diante da grandeza e da miséria da condição humana. O personagem central do romance é um homem que vive solitário entre a multidão, oscilando entre o orgulho e a autodepreciação, que busca ser entendido e amado pelos seus semelhantes e, ao mesmo tempo, despreza a necessidade de se conformar a padrões tidos e havidos como aceitáveis ou até recomendáveis pela maioria. A crônica de sua paradoxal existência, quase sempre dominada pela humilhação e pela insegurança, revela uma figura marcante e inesquecível que se incorporou para sempre ao universo literário do mestre russo.

A figura central do narrador/protagonista, oscilando entre grandeza e miséria, coragem e covardia, lucidez e delírio, a cada instante nos propõe desafios morais e intelectuais que nos tocam no mais fundo de nossa capacidade de refletir e julgar, levando-nos às certezas da dúvida e à instabilidade emocional que, segundo Dostoievski, são inerentes a todo e qualquer ser humano e para todo o sempre lhe dificultarão a plena conquista da felicidade.

Existencialista, o escritor russo apela simultaneamente aos nossos sentimentos e ao nosso intelecto ao tecer um painel que nos coloca, perplexos e angustiados, diante de situações-limite onde ser e não-ser deixam de ter a transcendência a que o mundo da realidade material nos condicionou, para se subordinarem aos caprichos de um eu interior pleno de contradições e incertezas. Contradições e incertezas que podem conduzir os personagens a escuros subterrâneos de humilhação e degradação, não porque deles não consigam escapar, mas porque neles encontrem o perverso prazer de paradoxalmente se retemperarem através do sofrimento e da autopunição." (Texto de autoria de Ênio Silveira, que compõe as orelhas do livro.)

Literatura Estrangeira

Edições (3)

ver mais
Notas do Subterrâneo
Notas do Subterrâneo
Notas do Subterrâneo

Similares

(2) ver mais
La confesión de Stavroguin
Cadernos do Subterrâneo

Resenhas para Notas do Subterrâneo (9)

ver mais
Obra de desmistificação e intensidade.
on 17/8/09


"Notas do Subterrâneo" não é uma obra de pretenção palavrosa. Em uma linguagem simples, expõe aspectos da natureza humana de forma crua e sem rodeios, deixando que o personagem e suas atitudes mostrem, por si mesmas, cantos esquecidos da subjetividade do leitor, de forma que esta identificação entre o leitor e o personagem bate de frente com conceitos estabelecidos pela convenção social, e neste confronto, o sujo aparece como sinônimo de humano, mostrando que a sordidez é mais natural... leia mais

Estatísticas

Desejam55
Trocam1
Avaliações 4.4 / 368
5
ranking 59
59%
4
ranking 30
30%
3
ranking 9
9%
2
ranking 1
1%
1
ranking 1
1%

46%

54%

Diego Lustosa
cadastrou em:
22/01/2009 13:23:14