O volume do silêncio

O volume do silêncio João Anzanello Carrascoza


Compartilhe


O volume do silêncio





O volume do silêncio é o balanço da produção contística de João Anzanello Carrascoza. Selecionados por Nelson de Oliveira, os dezessete contos do livro revelam a trajetória de um autor ímpar no cenário literário atual.



Carrascoza é autor de alto risco para o leitor desavisado. Nada de violência gratuita ou palavras artificialmente impactantes. Seus textos revelam paciência e depuração. O resultado vem na forma de um bordado delicado, adequado ao olhar de aproximação e afastamento. Não há cores fortes. Não há facilidades. São narrativas que exigem cumplicidade do leitor. Em determinados autores, o leitor mergulha de cabeça; em Carrascoza, afunda em areia movediça. Exemplo disso é o magistral “O vaso azul”, em que as engrenagens do conto geram a tepidez e o peso do encontro entre mãe e filho.







Veja ficha técnica e link para compra neste site



Com sua prosa hipnótica, cada passo num conto de Carrascoza é decisivo, criando um mundo de pequenas expectativas: é o leitor assimilando a voltagem poética de Carrascoza. As miudezas ganham vida. Os detalhes são aumentados pela lente da lupa. Prova disso é a leitura dos contos “Dias raros” e “Janelas”.



A arte de Carrascoza é marcada pelo poder de aglutinação das miudezas do cotidiano. A tensão de sua prosa imanta as limalhas do prosaico. Nas palavras de Nelson de Oliveira: “As pequenas epifanias da vida cotidiana, na literatura de Carrascoza, põem em xeque o intervalo entre o sujeito e o objeto, o eu e o outro. Elas acontecem entre pessoas solitárias que, separadas pelo silêncio e pela rotina, subitamente se encontram”. Nas palavras de Alfredo Bosi: “O lado de dentro do cotidiano é feito de imagens que vêm de fora. Em si mesmas estas podem parecer apenas prosaicas, mas a novidade destas epifanias nos faz sentir e ressentir as figuras do mundo como se fossem vistas pela primeira vez”. “Iluminados” e “O menino e o pião” são exemplares.



Foi dito acima que Carrascoza é um risco para o leitor desavisado. Pode-se dizer que Carrascoza é um risco para Carrascoza. As narrativas exigem vivência do autor. Seu olhar sutil parece ter sido constituído pela observação dolorosa, tensão entre angústia e doçura. A angústia vem do estreito envolvimento com suas personagens. Um autor implacavelmente terno.



O volume do silêncio, título repleto de significados, sintetiza a poética de Carrascoza. O volume do silêncio: silêncio palpável, muitas vezes encorpando no decorrer do texto. O volume do silêncio: silêncio ruidoso, ora calmo, ora turbulento. Segundo Nelson de Oliveira: “Não se trata do silêncio mudo, da ausência de som típica da depressão ou do vácuo. Trata-se do silêncio eloqüente que reveste o mistério de que somos feitos. Os contos de Carrascoza entram na quietude, agitam qualquer coisa sonora que há lá no fundo e fazem o silêncio falar”. Sempre a expectativa. Sempre o desejo. Aproximações equivocadas, afastamentos necessários. A vida em alta voltagem.

Contos / Infantojuvenil / Literatura Brasileira

Edições (3)

ver mais
O volume do silêncio
O volume do silêncio
O volume do silêncio

Similares

(5) ver mais
Espinhos e alfinetes
Aquela água toda
Catálogo de perdas
Duas tardes

Resenhas para O volume do silêncio (10)

ver mais
on 2/11/21


"Assim se mede um homem, pela capacidade de mudar as coisas, pelo peso de seus sonhos". Assim é Carrascoza, um grande autor que conheci através dos microcontos do livro Linha Reta e me encantei. Nesta reunião de contos que trazem o lado de dentro do cotidiano em seus silêncios e encontros, virei fã do autor. Confesso que o que me chamou atenção foi o título e essa capa linda, mas o conteúdo é ainda mais bonito. As histórias que aqui se contam são praticamente um sussurr... leia mais

Estatísticas

Desejam69
Trocam1
Avaliações 4.3 / 71
5
ranking 52
52%
4
ranking 39
39%
3
ranking 7
7%
2
ranking 1
1%
1
ranking 0
0%

27%

73%

Petê Rissatti
cadastrou em:
22/01/2009 13:48:32

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR