Odorico na cabeça

Odorico na cabeça Dias Gomes


Compartilhe


Odorico na cabeça





Eleito para a Academia Brasileira de Letras em 1991, Dias Gomes traz em Odorico na cabeça uma narrativa sobre as andanças de Odorico Paraguaçu, o Prefeito de Sucupira, com seu talento e engenho ímpares.

“Da peça teatral O bem-amado ao vitorioso seriado de TV com o mesmo título — uma das melhores produções televisivas de todos os tempos, em qualquer país —, e finalmente aos contos de Sucupira: ame-a ou deixe-a, e agora deste Odorico na cabeça, o que resultou não foram apenas variantes da irresistível crônica desse tão contraditório chefete político do interior, mas recriações completas, com linguagem e características adequadas a três veículos de comunicação com sintaxe própria.”

Ênio Silveira Dias Gomes foi tão bem-sucedido em cada uma de suas criações que, hoje, Sucupira é um município conhecido em todos os cantos do Brasil, e suas figuras mais evidentes – Odorico, Zeca Diabo, Dirceu Borboleta, Lulu Gouveia, as Cajazerias, Dona Chica Bandeira e Padre Honório – transformaram-se em personalidades nacionais.

Sempre com teor contestador, este Odorico na cabeça reúne os textos O chafarótico, Só cai quem monta, A guerra das malvadas, Um analista em Sucupira, Um jegue no Vaticano, O finado que o vento levou, e o roteiro original do primeiro episódio da trilogia de Sucupira vai às urnas – à época, por solicitação do PDT e do PTB, proibido de ir ao ar pelo Tribunal Regional Eleitoral.

Talento e engenho são duas qualidades marcantes em toda a produção literária do premiado Dias Gomes. Profundamente ligado às alegrias e tristezas do povo, o autor não apenas escolhe temas que estabelecem comunicação ampla com grandes massas humanas, mas que contribuem para edificá-las, ajudando-as a tomar consciência de si próprias e de seu legítimo direito de ter voz e voto sobre assuntos de interesse nacional. Romancista, dramaturgo, autor de telenovelas e membro da Academia Brasileira de Letras, Dias Gomes foi um dos mais célebres nomes da escrita do século 20. Tendo falecido em 1999.

Contos / Ficção / Literatura Brasileira

Edições (5)

ver mais
Odorico na cabeça
Odorico na Cabeça
Odorico na cabeça
Odorico na cabeça

Similares

(16) ver mais
o bem amado
O Bem-Amado
O Bem-Amado
Os falsos mitos, vol. 2

Resenhas para Odorico na cabeça (9)

ver mais
on 22/4/22


Um compilado de histórias ótimas de um dos personagens mais icônicos das novelas brasileiras. Vale a pena a leitura só pelo linguajar único do prefeito de Sucupira.... leia mais

Estatísticas

Desejam5
Trocam4
Avaliações 4.0 / 44
5
ranking 20
20%
4
ranking 57
57%
3
ranking 23
23%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

48%

52%

Jenifer
cadastrou em:
25/03/2022 16:38:13
Alê | @alexandrejjr
editou em:
26/10/2023 21:43:22

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR