Pedra Bonita

Pedra Bonita José Lins do Rego


Compartilhe


Pedra Bonita





Publicado pela primeira vez em 1938, 6 anos após o lançamento de Menino de engenho (sua obra de estreia), Pedra Bonita dá início ao que ficou conhecido como o “Ciclo do Cangaço” nas narrativas de José Lins do Rego. Se nas obras que compõem o “Ciclo da Cana-de-Açúcar” (Menino de engenho, Doidinho, Banguê, Usina e Fogo morto) Zé Lins mostrou um Brasil em transição e declínio, com o fim dos engenhos de açúcar tradicionais e a chegada das máquinas, aqui ele explora um Nordeste profundamente marcado pela seca e pelo movimento do cangaço, no qual o próprio presenciou no começo da sua infância. Para isso, ele usa os mesmos recursos narrativos e explora personagens complexos, que são sempre profundamente marcados pelo pano de fundo social no qual estão inseridos.

O protagonista da obra é Antônio Bento, também conhecido como Bentinho, uma criança que, por causa da seca, é deixado pela mãe aos cuidados do tio, o padre Amâncio. Os dois vivem na Vila do Açu, que fica bem próximo a Pedra Bonita, lugar onde ele nasceu. Tentando passar um pouco dos seus ensinamentos para o sobrinho, Amâncio coloca Bentinho em um seminário, onde ele acaba sendo mal visto por causa do local do seu nascimento e envolvimento do seu irmão no cangaço. Assim, Bentinho tem que decidir seguir os ensinamentos do seu tio e aguentar as implicâncias da vila, ou seguir os passos do irmão.

Com uma história que fala sobre amadurecer, achar seu lugar no mundo e lidar com preconceitos, sempre com um forte teor histórico e social, Pedra Bonita reforça o melhor de José Lins do Rego: consciente, imersivo e complexo. A ilustração da capa é de Mauricio Negro, e o texto de apresentação é da jornalista e escritora Adriana Negreiros, autora de Maria Bonita: sexo, violência e mulheres no cangaço (Objetiva, 2018) e A vida nunca mais será a mesma: cultura da violência e estupro no Brasil (Objetiva, 2021).

Ficção / Literatura Brasileira / Romance

Edições (8)

ver mais
Pedra Bonita
Pedra bonita
Pedra Bonita
Pedra Bonita

Similares

(31) ver mais
Pureza
Doidinho
Riacho Doce

Resenhas para Pedra Bonita (24)

ver mais
"O caminhar do sertão era aquele, monótono"
on 14/3/21


Meu primeiro contato com José Lins do Rego não poderia ter sido melhor. O livro me soou um tanto quanto estranho e lento no começo, mas aos poucos as descrições acuradas da vida cotidiana sertaneja foram ganhando meu afeto. E acabei por perceber a importância dessa lentidão na narrativa que tanto serve para aclimatar o leitor como serve de espelho para vida rural, sertaneja. Ao longo do romance, o autor explora a questão do fanatismo religioso, passando pela formação de uma identid... leia mais

Estatísticas

Desejam43
Trocam5
Avaliações 4.2 / 259
5
ranking 48
48%
4
ranking 33
33%
3
ranking 15
15%
2
ranking 3
3%
1
ranking 1
1%

42%

58%

Jenifer
cadastrou em:
16/05/2022 18:48:00
Jenifer
editou em:
16/05/2022 18:48:15

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR