Papa Capim: Noite Branca

Papa Capim: Noite Branca




Resenhas - Papa-Capim


43 encontrados | exibindo 16 a 31
1 | 2 | 3


Will 12/07/2018

Lendas indígenas
Papa capim - noite branca.

A 11° gráfica, lançada no ano de 2016.

Ouvi muitas pessoas falando que era a pior msp ou mais fraca.
Eu já achei o contrario, gostei dessa msp.

Marcela Godoy, nos trás um misto de mitologia e terror que me fascinou, claro que tenhamos que ser honesto, é uma história e um selo infantil, você não pode esperar um terror absurdo e tenso, e sim, pitadas de horror. Toda a trama, os seres mitológicos e o desenrolar, é bem característico das lendas que ouvimos sobre os deuses e horror indígena.

A arte é outro show a parte, Renato Guedes nos apresenta uma arte meio aquartelada, que mescla cores escuras e coloridas de forma genial.

Temos aqui papa-capim e sua turma (cafuné e jurema), mais crescidos do que estamos acostumados nas revistas da turminha, durante um sonho ele tentar alertar a turma sobre um mal que se aproxima, porém o pajé não lhe dá atenção, então papa-capim se prepara para ser o valente guerreiro das lendas, vencer o mal e tentar salvar sua tribo.

A historia em nada se liga a turminha, porém nos faz mergulhar na história da tribo e querer saber a origem do mal e o desenrolar da trama.

Ainda vemos referências à um poema de Gonçalves dias e personagens pouco conhecidos do folclore.

Uma linda história, adorei
Agenor.Junior 12/02/2020minha estante
Também adorei a história




Marieliton M. B. 01/05/2016

Acho que faltou um "pouco" de... terror
A tribo de Papa-Capim é ameaçada por uma entidade, conhecida apenas por Noite Branca, que ataca em noites de lua cheia e deixa um rastro de desolação por onde passa. E cabe ao valente índio proteger não só seus amigos, Cafuné e Jurema, mas toda a sua família e tribo.

Nessa 11ª Graphic MSP, a proposta deixada pelo editor Sidney Gusman era pra que os autores, Marcela Godoy (roteiro) e Renato Guedes (arte), contassem uma estória mais séria envolvendo traços de terror, aproveitando o talento da roteirista pra esse gênero. Pena que não achei em nenhum momento da leitura algo do tipo. 8/

O gibi trás uma estória simples sem grandes momentos ou coisa do tipo. Se não fosse pela arte, que é algo bem diferente das demais Graphic MSP, esse quadrinho não teria nada pra destacar.

Apesar de o selo Graphic MSP dar liberdade para os autores brincarem e criarem suas próprias estórias com os personagens do Maurício de Sousa, nós sabemos que essa liberdade, como tá destacada, têm limites. E acredito que foi esse limite que acabou contribuindo pra que esse quadrinho, que deveria ser de terror, não trazer terror nenhum.

PS: E esse lance da Jurema gostar de pescar, hein!? 8P
comentários(0)comente



nmstoppa 09/05/2021

Foi meu primeiro contato com o Papa-Capim, e achei bem interessante, gosto da cultura indígena, a cultura legítima brasileira. Amo o folclore nacional.
comentários(0)comente



Karol 29/06/2021

Fazia muito tempo que não lia nada do Papa Capim e mesmo na época dos gibis foram poucas tirinhas, gostei de ler essa história, gosto da cultura indígena e do folclore nacional, inclusive gostaria de ler mais sobre essa temática mas achei que pela sinopse ia ser mais sombrio.
comentários(0)comente



Cilmara Lopes 03/06/2016

Conhecendo mais quadrinistas brasileiros \o/
É nítido que Marcela Godoy fez uma grande pesquisa do nosso folclore, "Tatus Brancos" pouco conhecidos pela grande maioria. Merece meus sinceros elogios.
Já a arte de Renato Guedes não apreciei tanto, mas conseguiu representar a essência do roteiro.
Como não sou muito chegada em folclore e papa-capim nunca foi meu personagem favorito da msp, não curti muito a leitura.
comentários(0)comente



Rafael 18/07/2016

Muito bom
É impressionante ver que o nível das graphic novels dessa coleção se mantém depois de tantas edições. Papa Capim traz a destruição da cultura indígena pra o debate com uma história belíssima.
comentários(0)comente



Dudu 02/01/2021

Com certeza virei fã das Graphics Novels d MSP.
Papa capim é uma história que mistura terror com heroísmo do indiozinho tão querido por nós.
A história mostra como o pequeno guerreiro enfrenta um mal que assola a floresta a muito tempo.
A autora mistura folclore brasileiro com criaturas vampiresca e cria um ar de suspense que empolga pra valer.
Os desenhos são lindos e só agrega o texto nos imergindo melhor na trama.
comentários(0)comente



SABRI 11/08/2016

Linda HQ. Adoro as histórias do Papa-capim e gostei do roteiro desta. O que me incomodou foi a cor, que ficou muito escura, mas não deu a atmosfera que o roteiro sugeria. A maior parte das resenhas dizem o mesmo quanto a não identificarem a história como um conto de terror. Para mim é uma aventura com um tom de suspense, mas que não conseguiu mostrar o clima de medo.
comentários(0)comente



Alê | @adagaliteraria 06/10/2020

Graphic Novel: Graphic MSP - Papa-capim. Noite Branca
Autor: Turma da Mônica
?: 5.0
Sinopse: Uma ameaça sobrenatural pode significar o fim de todos os membros da aldeia de Papa-Capim. E o jovem índio tem não só a difícil missão de detê-la, mas também de convencer o pajé de que foi o escolhido para essa tarefa. Em Noite Branca, a roteirista Marcela Godoy insere o conhecido personagem indígena de Mauricio de Sousa numa trama tensa e surpreendente. Tudo no belo traço realista do artista Renato Guedes.

A primeira coisa que me chamou a atenção foi a arte da capa, fantástica. A história por si só é impecável, a graphic novel preservou a linha e característica dos personagens, além de trazer muita culturae crença, enfatizou bastante o lado guerreiro e leal dos indígenas, a leitura foi fluida e prazerosa, uma das melhores feitas da MSP.
comentários(0)comente



Tatah 20/01/2017

natureza natureza natureza natureza
Que texto horrível. Sim, a autora pode ter pesquisado bastante e incorporado vários folclores indígenas desconhecidos da maioria; mas não dá. Além de ser bastante clichê esse subtexto do "homem branco destruindo os índios" - o que, honestamente, eu não acho ruim e válido sempre - a coisa toda é muito mal feitinha.

Soluções saem do completo nada, personagens não são elaborados (uma maior atenção pra coitada da Jurema, que é tudo aquilo que NÃO se deve fazer com uma personagem feminina) e o texto em si é patético. Parece que não foi revisado ou foi muito mal escrito mesmo, com repetição de palavras e sem qualquer personalidade. Se no começo você trocasse o quadrinho por uma sala de executivos debatendo não ficaria estranho - e pra um texto que deveria ser extremamente regional e representativo isso é uma falha grave.

E se era pra ser uma história de terror, passou só perto. Se o texto em si não ajuda, os quadros também não tem imaginação. O desenho, que minha humilde opinião já não é convidativo, não conta nenhuma história também. O máximo que foi feito foi abusar de tons escuros e escurecer mesmo todas as cenas pra tentar forçar uma atmosfera - o que não acontece. Tudo só fica difícil e desinteressante pra acompanhar.

Enfim, uma pena que mais uma vez o Papa-Capim foi mal utilizado. E por conta de todos os erros, ganhou o posto de PIOR HQ do MSP (até então, pra mim, era a "Pavor Espaciar", mas depois de ler esta quase me sinto mal de ter reclamado da anterior).
comentários(0)comente



Gláucia 31/03/2017

Papa-Capim: Noite Branca - Marcela Godoy, Renato Guedes
Trama sobrenatural misturando lendas indígenas. Sombrio. A arte não me conquistou e a trama vou esquecer em alguns dias.
comentários(0)comente



ntampinha 02/10/2017

História bacana para uma série, mas não para apenas uma Graphic Novel. O desenrolar do enredo ficou corrido e os personagens pouco explorados, mal vemos o Cafuné em cena e a Jurema então, coitada, menos ainda.
Não gostei muito dos traços dos quadrinhos e apesar da história ser bacana, não tem aquele ar infantil e de aprendizado que a Turma da Mônica carrega desde sempre. Não gostei das cores também, sei lá, esperava mais de um dos meus personagens preferidos da TM.
É uma Graphic Novel "lível", mas não "recomendável". Dá para entreter numa tarde chuvosa ou noite sem nada para fazer, mas não é o tipo de história que leria novamente, mas se você ainda não leu, bem, vá em frente e tire suas próprias conclusões :)
comentários(0)comente



Audoeme.Veras 28/06/2021

Cultura indígena
Uma história muito legal sobre amizade em meio a Cultura indígena. Tem uma riqueza de cores, detalhes e texturas nos desenhos além de retratar lendas numa narrativa muito agradável de acompanhar.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



K-Roll 08/03/2020

Lindo de inicio ao fim. A forma e a riqueza de detalhes que trouxeram da cultura indígena na história do papa-capim encanta qualquer um.
comentários(0)comente



43 encontrados | exibindo 16 a 31
1 | 2 | 3