Papa Capim: Noite Branca

Papa Capim: Noite Branca




Resenhas - Papa-Capim


43 encontrados | exibindo 31 a 43
1 | 2 | 3


oariellucas 09/07/2023

Um terror genuinamente brasileiro
Foi desenvolvida por maestria, parabéns aos envolvidos. A arte magnífica, o roteiro impecável, os detalhes, a história de terror em um cenário indígena foi uma sacada estupefata, sério. Foi genial demais e o desenvolvimento espetacular, sem defeitos e sem palavras o suficiente pra elogiar esse trabalho.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



K-Roll 08/03/2020

Lindo de inicio ao fim. A forma e a riqueza de detalhes que trouxeram da cultura indígena na história do papa-capim encanta qualquer um.
comentários(0)comente



Mion 12/06/2023

Que surpresa surpreendente!
Ja tinha ouvido falar mas nao me entusiasmei. Se nao fosse uma aula sobre conteudo que se relacionasse aos povos originários de nosso pais eu perderia a oportunidade de ter contato com essa obra de arte de tantos modos diferentes.

A arte está fantástica!! A cada página, o leitor se surpreende com a imagem , o que até atrasa um pouco a continuidade da leitura, já que vc quer ficar admirando cada imagem.

E quanto à história....mano, quem já imaginou uma história de terror se passando numa sociedade indigena? E que tal terror pode nos conectar de tantas maneiras às historias dele?

Essa é uma obra que se vc nao ler, vai perder a possibilidade de pensar de um jeito muito diferente do que está disponivel pr ai. É ler para descobrir. Perder é perder essa maneira de olhar o mundo
comentários(0)comente



alexandre_qjr 17/01/2024

Incrível mas falta
Ele tem uma beleza visual inebriante, mas a história se vende como um terror, e em alguns momentos eu sinto que ela acontece rápido demais e não constrói um terror muito bem. Ter mais tempo para contar essa história seria essencial. Entendi a proposta da autora até com o próprio duplo sentido trabalhado ao título da obra, o problema é falta de tempo para desenvolver. Foi uma experiência muito rápido e que precisava de mais tempo para até mesmo criar um ambiente de terror mais imersivo.
comentários(0)comente



Anny Campos 19/02/2021

Lendas indígenas
Uma obra prima que pega as lendas indígenas misturadas com relatos históricos do período colonial. Ao mesmo tempo faz uma crítica aos brancos europeus que caçavam os indígenas, traziam doenças e destruíam a natureza. Vale a pena ler!
comentários(0)comente



Rafa569 14/07/2022

Papa-capim
A que menos me empolgou de todas as Graphic MSP que li até agora, mas gostei de reviver Papa-capim, Cafuné e Jurema, além de muito válida a questão da colonização trazida na história, já que os povos indígenas e seus territórios estão sempre ameaçados no Brasil.
comentários(0)comente



Luí­s Carlos Sousa 10/12/2021

Antes tarde do que nunca...
Depois de muito tempo, finalmente li esta adaptação de Papa-Capim feita por Marcela Godoy e desenhada por Renato Guedes. Fiquei impressionado. Apesar do letramento que incomodar em alguns momentos e a arte do Guedes ter seus altos e baixos, Marcela faz uma história tão bem amarrada em um texto tão potente que eleva toda a equipe.
Tinha muitas dúvidas se realmente iria gostar deste quadrinho, tanto que foi da primeira leva de Graphics MSP e só agora parei pra lê-lo, mas foi uma granta surpresa.
comentários(0)comente



Lorena 09/03/2021

Era pra ser terror?
Achei a história fraca e sem nada de terror. E apesar de ter gostado da colorização achei as personagens pouco expressivas.
comentários(0)comente



Gárgula 03/02/2021

Mais uma Graphic MSP para a conta!
O processo de descoberta das Graphic MSP não poderia deixar de passar por Papa-Capim – Noite Branca, com roteiro de Marcela Godoy e arte de Renato Guedes. Quando pedi ao meu amigo Thiago Matos para ele me emprestar os volumes que mais tinham um toque de terror, essa Graphic MSP foi uma das que ele mais falou que era muito ligada ao gênero – e ele não estava mentindo.

As Graphic MSP são uma publicação da Panini Comics e possuem inúmeros números já publicados, utilizando personagens clássicos de Maurício de Souza, sempre através do olhar de outros artistas. Sidney Gusman é o editor do selo.

Uma história incrível e ousada
Nessa história o personagem escolhido foi o índio Papa-Capím. Quando lembramos dele na série normal de revistas, não imaginamos que ele poderia estar envolvido em uma baita história de terror!

Foi exatamente o que Marcela Godoy imaginou para o personagem. Mantendo sua essência (parafraseando o próprio Maurício de Souza em seu prefácio) ela o insere em um mundo de lendas terríveis e desconhecidas. Apresenta-se com isso um terrível mal oriundo de tempos ancestrais chamado de Noite Branca.

Papa-Capím se vê em uma situação aterradora e brutal. Logo, busca fazer o que pode para impedir que o pior aconteça à sua tribo. No entanto, ele não imaginaria que outras forças estariam atuando e, mais uma vez, percebemos como Godoy de forma extremamente habilidosa utiliza do cerne do jovem índio para construir sua narrativa.

Não podemos deixar de mencionar a belíssima arte de Renato Guedes. Ela traz à luz toda a imaginação da história. Seu traço mais realista agrega verdade ao roteiro, deixando-o ainda mais terrível. O leitor passa cada página tenso com o clima que vai sendo criado.

Cabe nota da inclusão de um trecho do belíssimo poema indianista I-Juca Pirama, de Gonçalves Dias, atribuindo ainda mais valor à obra! Indico muito a leitura pois é uma história incrível e existe até versão em quadrinhos!

Conclusões finais
Não existe nada melhor do que terminar uma história pensando em uma continuação. Maravilhoso poder ter acesso ao material das Graphic MSP e perceber como o talento nacional consegue ir além.

Apoiados nos ombros de um gigante, eles conseguiram o impossível. Acreditem guerreiros, eu li!

Boa leitura!

Resenha publicada no blog Caverna do Caruso, na coluna Sexta-Feira 13, de Daniel Gárgula.

site: http://cavernadocaruso.com.br/sexta-feira-13-31-papa-capim-noite-branca/
comentários(0)comente



Daniel Pedrosa 15/11/2017

A Força da Natureza
Papa Capim e sua turma enfrentam uma orda de monstros e contam com a ajuda da mãe natureza para tentar ganhar esta briga.
Gostei bastante da história e da proposta para um terror em terrar indígenas. OS elementos e as crenças místicas foram bem apresentadas e contribuíram para caracterizar bem o ambiente e os personagens.
Talvez por ser uma edição única, pareceu que a ideia poderia ser mais explorada, mas isto não afetou significativamente o todo.
Recomendo para quem curte a turma, vale a pena !
comentários(0)comente



o.luizlima 31/01/2020

um suspense meia boca
Não é de hoje que o personagem não recebe a devida atenção merecida - e no seu primeiro (e unico) volume na coleção não foi diferente. A história nada mais é que um suspense dos bem rasos.
comentários(0)comente



43 encontrados | exibindo 31 a 43
1 | 2 | 3


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR