O sol é para todos

O sol é para todos




Resenhas - O sol é para todos (Graphic Novel)


60 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4


Lara.Bia 01/02/2021

"Só existe um tipo de gente: pessoas"
Um dos maiores clássicos da literatura mundial em formato de quadrinhos. Essa história é ambientada no Sul dos Estados Unidos na década de 1930, região praticante da violência e do preconceito racial. Vemos esse mundo através da visão da caçula, tentando distinguir entre o certo e o errado conforme vai crescendo junto com seu irmão, enquanto seu pai, um advogado local, arrisca tudo para defender um homem negro acusado injustamente de cometer um crime sexual.
Uma história sobre raças, classe social, inocência infantil, justiça, hipocrisia, tradição, preconceito e injúria de diversos tipos. O Sol É Para Todos permanece tão importante hoje quanto foi em sua primeira edição
Maia 01/02/2021minha estante
Na minha lista


sussu 07/07/2022minha estante
Estava em dúvida de qual edição comprar, acho que vou comprar essa




Tatiane554 16/04/2021

Esta versão em quadrinhos é simplesmente maravilhosa ?
A HQ aborda vários temas importantes,sendo um deles o racismo visto e narrado pelos olhos de uma criança, o que acaba tornando tudo mais sensível e delicado. Durante a leitura me emocionei de muitas maneiras.
Esta edição está linda demais,as ilustrações do Fred Fordham são incríveis. ??
comentários(0)comente



Isadora424 13/10/2023

Aprendizado
Um clássico da literatura retratado em forma de graphic novel.
Trata da realidade nua e crua. De tudo que acontece ao nosso redor.
Mariiah.Salvatore 13/10/2023minha estante
meu favorito da vida ?




diliterando 21/06/2020

Uma história sobre desigualdades
Livro: O sol é para todos
Autor: Harper Lee
Editora:José Olympio Editora
Pg: 280

Conhecemos Atticus um advogado com conceitos liberais e de igualdade, sua filha a menina narradora de toda a história Scout e o menino Jem.
Quando como advogado Atticus passa a defender um Negro sob o julgamento de estupro de uma jovem, as coisas passam a se tornarem complexas a essa família.
Eu acredito as cegas em cada palavra escrita nessas páginas, todos somos iguais, a cor de um indivíduo NÃO deve ser parâmetro para nada, nem o início de qualquer julgamento e racismo.
É uma história trágica e triste, onde o Bem, o Certo e o Justo nunca são ouvidos, mas acredito em atos de bondade e justiça, pessoas que pregam o correto, sem preconceitos com o próximo, somados se tornam um batalhão, uma multidão fazendo a diferença que deveria ser a normalidade.?
Um livro publicado em 1960 com um assunto tão atual, relatando preconceitos, injustiças, racismo, desigualdade social, violência, julgamentos incabiveis de uma sociedade do Sul dos EUA na década de 1930 no período da grande Depressão.
O advogado Atticus é a imagem de um ser humano certo, correto, justo, de caráter com uma índole incontestável. E ele e sua família pagam por isso, seus filhos são vítimas de insultos e ofensas em uma sociedade com valores distorcidos por ele defender um Negro injustiçado de todas as formas possíveis. É lamentável, comovente e até revoltante o desfecho final do julgamento do Tribunal.
Esse livro pra mim foi um Grito desesperado pela Igualdade Racial, a qualquer tipo de Injustiça e Julgamentos Prévios sem nenhuma Contextualidade.
Harper Lee é autora desse livro que rendeu o prêmio Pulitzer de Literatura em 1961.
Essa edição é em HQ, foi minha primeira experiência com nesse formato, gostei.
comentários(0)comente



Nati Amend @livrosdanati 27/01/2020

UMA NOVA LEITURA DO CLÁSSICO
O Sol é Para Todos é um clássico da literatura que merece ser lido e admirado constantemente. Ambientado no Sul dos EUA da década de 1930, traz uma história sobre preconceito em todas as suas formas e é contada através do olhar questionador da pequena Scout, filha de um respeitado advogado que arrisca tudo para defender um homem negro acusado injustamente.

"A verdadeira coragem é quando você sabe que a batalha está perdida antes mesmo de começar, mas vai em frente e luta até o fim, aconteça o que acontecer."

Mesmo tendo sido escrita em 1960, a obra aborda temas que — infelizmente — ainda necessitam reflexão e, mais do que isso, atitude. E por se tratar de um clássico, muitos leitores acabam abandonando a ideia de conhecer a narrativa, o que pode mudar graças à esta nova edição.

Na graphic novel, o artista Fred Fordham empresta seus traços para dar uma nova roupagem à história escrita por Harper Lee e à adaptação cinematográfica inspirada em sua obra. As ilustrações — delicadas e muito expressivas — revelam uma similaridade entre os atores do longa de 1962 e o desenho de seus personagens, acrescentando cor, dinamismo e ainda mais sutileza ao enredo.

Para mim, o ponto alto são as cenas que o ilustrador escolheu para dar destaque, por vezes colocando um único desenho dentro da página para valorizar as expressões faciais dos protagonistas ou, simplesmente, a natureza local. Com esta nova versão em quadrinhos é impossível não se deixar cativar ainda mais pela inocência infantil de seu texto, ou se comover com humanidade de seus personagens.

Harper Lee escreveu esta obra para ser relida, repensada e reinterpretada milhares de vezes e por muitas gerações, e esta nova perspectiva artística de sua narrativa traz o frescor necessário para apresentá-la a outros tipos de leitores. Simplesmente fascinante.

site: https://www.instagram.com/p/B5BWxC2h29M/
comentários(0)comente



Lice 09/07/2020

Necessário
Essa edição ta linda demais!!!! Terminei de ler em poucas horas e sinto que poderia continuar lendo enquanto tivesse mais páginas.
Não preciso nem falar que é perfeito né? Todo mundo deveria ler!
Uma história que se passa na década de 30 e publicada na década de 60, mas que não poderia ser mais atual.
É impossível não se revoltar junto com os personagens e não parar pra refletir ainda mais sobre os acontecimentos atuais.
comentários(0)comente



Ludmila.Mattos 30/06/2023

DLL23
Tema extra: ilustrado

Livros que abordam racismo, pra mim é difícil a leitura.
Sei que isso é um fato que ocorreu em nosso mundo, mas quando me deparo com a realidade descrita fico em um sentimento revoltante.
O sol é para todos, da autora Harper Lee, é um livro que teve sua primeira edição em 1960, já foi lançado um filme baseado nele, e ate hoje, em sua 13ª edição e 2ª edição ilustrada, já vendeu mais de 40 milhões de cópias traduzidas para diversos países. Li o livro em Graphic Novel, mas confesso que se fosse o livro normal não sei se teria terminado a leitura. Temas como racismo, injustiça e preconceito social são abordados e narrados a partir da visão ingênua de Jean Louise, Scout, uma criança de seis anos de idade que mora com seu pai Atticus Finch, seu irmão mais velho Jem e a governanta Calpurnia, uma negra, na pequena cidade fictícia de Maycomb, interior do Alabama, em meados de 1930.
O livro é descrito em partes, e tem ao longo de sua narração pulos temporais a medida que Jean Louise cresce.
Como tema principal tem o enredo do advogado Atticus defender um negro acusado injustamente por um delito ao qual não cometeu. Com isso a história se desenrola com Scout descobrindo as injustiças e racismo da vida, vendo seu pai ser rejeitado pela sociedade por estar fazendo um bem a um negro.
Toda a família sofre a custas de pessoas que não vêm o negro como um igual.
O que falar do livro? Uma realidade simples e cruel que sabemos que desde a libertação dos escravos tanto aqui, quanto nos Estados Unidos, existiu e ainda existe. Sim, é triste ter que constatar o fato que a discriminação por cor ainda ser presente nos nossos dias, sendo ignorado pelas pessoas aquilo que Jesus nos ensinou: ame a todos como Eu amei o mundo.
comentários(0)comente



Renata 06/08/2021

uau que livro foi esse
sem dúvidas recomendo demais, para todos!

trata de questões sociais e principalmente de preconceito racial.

E esse graphic novel está maravilhoso, uma leitura bem rápida e necessária.

>>Agora tenho vontade de ler o livro original, provavelmente tem uma história mais completa ainda.
comentários(0)comente



Gilmara Silva 19/01/2021

Citação:
"Você só consegue entender uma pessoa de verdade quando vê as coisas do ponto de vista dela"
comentários(0)comente



Laurenice.Caprini 05/06/2021

?A maioria das pessoas é legal quando finalmente as vemos?
O livro trata de preconceito, hipocrisia e de problemas sociais mas também traz a mensagem de esperança quando não nos conformamos com o status quo da sociedade a qual pertencemos. Mostra muito a questão de ver o lado bom das pessoas e de colocar-se no lugar delas pra entender seu comportamento, fala de domínio próprio, respeito e caráter . Amei tudo na história.
Emilia.Reis 05/06/2021minha estante
ahhh como eu amo a Scout e os diálogos dela com o pai




Ritchelly - @garotagirassol_ 12/12/2021

#ResenhaDaGirassol - O sol é para todos
Sempre ouvia falar muito bem dessa obra, e aí comecei a ver citações e referências em filmes e séries de que gosto muito, inclusive no The Simpsons (Quem viu o ep.09 da 30º temporada?). Então, finalmente resolvi ler essa adaptação em quadrinhos que ganhei de aniversário em 2019 e acredito que a escolha pela versão graphic novel favoreceu muito minha experiência com esse clássico.
.
A edição é completamente colorida, as ilustrações são bem bonitas, principalmente os cenários. Diálogos e narrativas, estão bem posicionadas dentro dos quadrinhos, o que facilita a leitura. Acho que essa é uma das adaptações em quadrinhos mais bem feitas que já li.
.
Assim como na obra original, a graphic novel aborda temas como racismo, injustiça, preconceito, e tudo isso é narrado pela perspectiva da pequena Jean Louise, uma criança de 6 anos que mora com seu pai, seu irmão mais velho e a governanta, em uma cidade no interior do Alabama em 1930.
.
A gama de personagens é bem variada, as críticas sociais estão por todas as partes, e é muito interessante como elas foram adaptadas para a GN de forma simples, sem perder o ar de reflexão e questionamentos que o leitor pode ter ao fazer a leitura.
.
Com certeza vou querer ler o livro original em algum momento, a história é emocionante, os temas são de extrema importância e faz com que o leitor olhe para dentro de si e para a sociedade em que vivemos.
.
Uma leitura que recomendo para todos que querem conhecer o clássico e curte uma boa graphic novel!
Gabyz.z 12/12/2021minha estante
Leia o livro
Vale muito a pena mano


Ritchelly - @garotagirassol_ 14/12/2021minha estante
Ja ta na listaaa ??




Mari 24/07/2020

Todos deveriam ler o sol é para todos
Esse é um clássico que eu estava enrolando muito para ler, então optei por essa versão em quadrinhos que é simplesmente incrível. A história me emocionou de muitas maneiras e toca em diversos temas muito importantes, principalmente o racismo visto e narrado pelos olhos de uma criança, o que deixa tudo mais sensível. Com certeza ?o sol é para todos? é um livro que todos deveriam ter na estante
comentários(0)comente



laiscunhaf 05/03/2024

"Só existe um tipo de gente: gente"
Através dos olhos inocentes de Scout, somos confrontados com a dura realidade do racismo e da intolerância, mas também somos inspirados pela coragem e pela compaixão que ela demonstra. O Sol é para Todos é um testemunho poderoso do poder da bondade e da importância de lutar por aquilo em que acreditamos. É uma leitura que ressoa em mim muito além da última página, deixando uma marca indelével na minha mente.

Esta foi uma releitura, agora em formato de Graphic Novel.

"- Atticus, ele era muito legal...
- A maioria das pessoas é, Scout. Quando finalmente as vemos."
[2023]
comentários(0)comente



Aline164 16/12/2023

Obra-prima em quadrinhos!
Vi o filme baseado na obra mais conhecida da Harper Lee há vários anos e gostei demais. Descobri que havia essa versão em quadrinhos e devorei. É uma obra-prima! Agora quero ler o livro original e rever o filme.
Essa história vale muito a pena! Recomendo demais seja nessa versão maravilhosa em HQ, lendo o livro ou vendo o filme.
comentários(0)comente



@jaliagoraesuavez 03/04/2020

Uma pintura...
O sol é para todos é um clássico escrito na década de 60 que retrata a sociedade do Sul dos Estados Unidos, na época da Grande Depressão, na década de 30, onde os conflitos raciais eram implacáveis e as pessoas eram muito ignorantes e passavam fome.

Essa é uma edição em quadrinhos do clássico livro e está simplesmente maravilhosa!

A história, sem dúvidas, é contada de forma muito mais leve e mostra como Scout, uma menininha de 9 anos enxerga a vida e os acontecimentos na sua cidade, principalmente quando seu pai, um advogado, é designado para defender um preto acusado de estuprar uma branca.

Com certeza, essa versão em quadrinhos não causa o impacto que a versão original causa, mas acho bem interessante para introduzir as crianças na leitura, pois a linguagem é bem fácil, afinal o livro é todo pelo ponto de vista de uma criança, né?

Os temas são abordados de forma mais suaves mas mesmo assim tudo é mencionado, narrado, fora que e as ilustrações são um show a parte.

O livro consegue atingir a sua proposta para uma HQ. É linda e emociona.

Só não ganhou a nota máxima porque achei que ficou um pouco corrida, mas entendo que deve ser bem difícil transformar em quadrinhos uma história tão densa e cheia de nuances como essa.

De qualquer forma, já vai para a biblioteca da Liz e do Davi! Vale muito a pena!

site: @jaliagoraesuavez no Instagram
comentários(0)comente



60 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4