Saudades do carnaval

Saudades do carnaval José Guilherme Merquior


Compartilhe


Saudades do carnaval


Introdução à crise da cultura




"Crise de Civilização" nos tempos modernos já é uma fórmula venerável; não é de hoje que os pensadores e intelectuais de campos e horizontes diferentes a proclama e interpretam. O Brasil não escapou a essa onda de legítima inquietação ante o destino da cultura e dos valores em conflito. Desde o movimento modernista, a inteligência nacional tem procurado responder à crise da civilização; a obra de alguns dos nossos maiores ensaístas dos últimos decênios, como Alceu Amoroso Lima, está colocada sob o signo desse tema.

"Saudades do carnaval", de José Guilherme Merquior, não pretende oferecer uma contribuição original a esse debate decisivo: pretende apenas atualizar a sua "moldura conceitual", introduzindo na discussão os resultados de algumas interpretações pioneiras em filosofia e ciências humanas: as interrogações já clássicas de Tocqueville, Nietzsche e Freud, de Max Weber, Ernst Troeltsche ou Hans Freyer (...).

Edições (1)

ver mais
Saudades do carnaval

Similares

(1) ver mais
Contra a interpretação

Estatísticas

Desejam5
Trocam1
Avaliações 5.0 / 2
5
ranking 100
100%
4
ranking 0
0%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

72%

28%

Roger
cadastrou em:
17/08/2009 20:56:18

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR