Tempos Líquidos

Tempos Líquidos Zygmunt Bauman


Compartilhe


Tempos Líquidos





A insegurança é a marca fundamental dos tempos líquido-modernos. Terrorismo, crime organizado, desemprego e solidão: todos esses são fenômenos típicos de uma era na qual a exclusão e a desintegração da solidariedade expõem o homem aos seus temores mais graves.
Segundo Bauman, o desmonte dos mecanismos de proteção aos menos favorecidos, somado aos efeitos incontroláveis gerados pela globalização, propiciou um ambiente inseguro por definição. Assim, as metrópoles se tornam o local por excelência das ansiedades.
"Construídas para fornecer proteção a todos os seus habitantes, as cidades hoje em dia se associam com mais frequência ao perigo que à segurança", afirma Bauman. Não à toa, para ele, é no medo que se baseia a legitimidade da política contemporânea, incapaz de alcançar a origem global dos problemas – o que acaba por alimentar, ainda mais, as angústias da vida na modernidade líquida.

Sociologia

Edições (2)

ver mais
Tempos Líquidos
Tempos Líquidos

Similares

(32) ver mais
Medo Líquido
Amor líquido
44 Cartas do Mundo Líquido Moderno
Vida Para Consumo

Resenhas para Tempos Líquidos (86)

ver mais
Não dá para ser sólido em tempos líquidos.
on 6/6/23


É um livro bem pequeno mas com um conteúdo muito puxado e a linguagem apurada. Além do vocabulário bem rebuscado o autor ainda faz uso de contextualizações relativamente grandes, que atrapalha em alguns momentos a constância e facilidade da interpretação. Levando em conta as temáticas e os nomes técnicos presentes nessa obra, pode tornar difícil a leitura. Acredito que por se tratar muito de problemas atuais é uma leitura que também incomoda e desestimula o pensamento em dias melho... leia mais

Estatísticas

Desejam485
Trocam4
Avaliações 4.2 / 602
5
ranking 44
44%
4
ranking 44
44%
3
ranking 10
10%
2
ranking 2
2%
1
ranking 0
0%

33%

67%

lbarrosjr
cadastrou em:
03/07/2021 18:42:18
lbarrosjr
editou em:
03/07/2021 18:42:58

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR