Um deus passeando pela brisa da tarde

Um deus passeando pela brisa da tarde Mário de Carvalho


Compartilhe


Um deus passeando pela brisa da tarde





Lúcio Valério Quíncio é o magistrado de Tarcisis, cidade romana da Lusitânia no século II d. C. Como dirigente máximo, cabe-lhe tomar todas as decisões, enquanto tumultuosos acontecimentos conduzem a pequena cidade ao descontentamento geral. No exterior, notícias de uma invasão bárbara iminente, proveniente do Norte de África, obrigam-no a drásticas medidas, enquanto, no interior das muralhas, uma nova seita, a Congregação do Peixe, põe em causa os valores da romanidade, evocando os ensinamentos de um obscuro crucificado. No plano íntimo, a paixão devastadora por uma mulher, Iunia, perturba-o e confunde-o, mas sem o afastar do cumprimento do dever.

Neste romance em que a ficção se sobrepõe à História, traduzido em nove línguas e galardoado com o Prémio de Romance e Novela da APE, o Prémio Fernando Namora, o Prémio Pégaso de Literatura e o Prémio Literário Giuseppe Acerbi, Mário de Carvalho reconstitui as características culturais, políticas e quotidianas do Império Romano, sem nunca esquecer a «intercessão de certo deus que, nos primórdios, ao que parece, passeava num jardim pela brisa da tarde...»

Literatura Estrangeira

Edições (1)

ver mais
Um deus passeando pela brisa da tarde

Similares

(5) ver mais
Santo Guerreiro: Ventos do Norte
Santo Guerreiro: Roma Invicta
O Ladrão da Água
O Atiçador de Fogo

Resenhas para Um deus passeando pela brisa da tarde (0)

ver mais
Viagem à Lusitânia
on 13/9/23


Durante o reinado de Marco Aurélio, Lúcio Valério Quínci relata os acontecimentos que abalaram Tarcísis, pequena cidade da Lusitânia no século II d. C. Como duúnviro (magistrado), Lúcio é encarregado de zelar que justiça e segurança da cidade e enfrenta dois tipos de problema. Internamente, a incipiente seita cristã provoca desassossego, desconfianças e intrigas. Cercada por falsas ideias, superstição e fanatismo, a nova fé não é aceita pela população. Externamente, a iminente invas... leia mais

Estatísticas

Desejam1
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 4.0 / 2
5
ranking 50
50%
4
ranking 50
50%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

38%

63%

Ronoc
cadastrou em:
27/07/2019 07:38:27
Ronoc
editou em:
27/07/2019 07:44:44