Vidas secas

Vidas secas Graciliano Ramos


Compartilhe


Vidas secas





Um dos romances mais magistrais da literatura brasileira, com mais de 60 pinturas inéditas da artista Adriana Coppio e textos de Djavan, Silviano Santiago e Stephanie Borges.

Quanta dor cabe nos olhos de um homem? Fabiano, cabra mais bicho que gente, percorre o sertão nordestino no queimar da terra e no arder da alma. As pernas finas da esposa vagam a cair de fome, e os filhos molham a terra com suas lágrimas. Filhos sem nome, sem paradeiro, que dos pais herdam apenas a sina e a miséria. De costelas à mostra e língua de fora, é a cachorra Baleia quem zela pelo bando – e é diante dela que cada um se depara com a própria humanidade em meio a essa busca pela sobrevivência.

Livro que inspirou um dos mais icônicos quadros de Portinari e uma obra clássica homônima do cinema brasileiro dirigida por Nelson Pereira dos Santos, Vidas secas ocupa espaço privilegiado na literatura nacional. O vaqueiro criado por Graciliano Ramos é um retrato encarnado não só da seca, mas também das tantas dimensões de um Brasil profundo, de suas injustiças, exploração, da falta de instrução e dos sonhos dos que ali sobrevivem. Para quem cresceu no sertão, Fabiano, sinha Vitória, o menino mais velho e o menino mais novo se confundem com parentes.

A edição da Antofágica conta com mais de 60 pinturas de Adriana Coppio e uma carta a Graciliano Ramos assinada por Djavan como texto de apresentação. O premiado crítico e escritor Silviano Santiago traça um panorama das principais obras do autor, entre as quais Vidas secas figura em destaque, e Stephanie Borges, poeta e tradutora, tece um ensaio caudaloso em meio a tanta aridez. Wander Melo Miranda, grande especialista no autor, assina um posfácio e as notas.

Literatura Brasileira / Ficção / Romance

Edições (37)

ver mais
Vidas Secas
Vidas secas
Vidas Secas
Vidas Secas

Similares

(27) ver mais
Caetés
Os Sertões
Auto da Compadecida
Auto da Compadecida

Resenhas para Vidas secas (2.839)

ver mais
Que livro...
on 3/3/13


Graciliano me impressionou com este livro. Seu modo seco de descrever a vida árida desses nordestinos, abusando de "expressões sertanejas" para mim, é o que torna este livro realmente brasileiro. O livro nos conta a estória, fictícia não sei até que ponto, de uma família nuclear formada por personagens singulares que vive fugindo da seca do sertão e sonhando com uma vida melhor, uma vida grande. Fabiano é um pai rude, que passa a vida consertando cercas e domando animais; sinhá ... leia mais

Vídeos Vidas secas (18)

ver mais
Com Defesa do ACUMULADOR e um PAPO RETO sobre Amazon | SHH!

Com Defesa do ACUMULADOR e um PAPO RETO sobre

Vidas Secas: Denúncia, preconceito contra nordestinos e estímulo da leitura ? Junior Costa

Vidas Secas: Denúncia, preconceito contra nor

RESENHA Vidas Secas, Graciliano Ramos? Palavras Mágicas

RESENHA Vidas Secas, Graciliano Ramos? Palavr

Filme Vidas Secas -1963

Filme Vidas Secas -1963


Estatísticas

Desejam2.381
Trocam268
Avaliações 4.0 / 52.594
5
ranking 44
44%
4
ranking 32
32%
3
ranking 17
17%
2
ranking 5
5%
1
ranking 2
2%

26%

74%

lestatdelioncourt
cadastrou em:
10/01/2024 13:27:07
Pri Paiva
editou em:
11/01/2024 22:14:55

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR