18 Dias

18 Dias Matias Spektor


Compartilhe


18 Dias


Quando Lula e FHC se uniram para conquistar o apoio de Bush




18 Dias é a história secreta de como Lula e Fernando Henrique Cardoso trabalharam juntos para quebrar a resistência do governo Bush ao PT nas eleições de 2002.

Usando documentos inéditos e entrevistas exclusivas com os principais atores envolvidos, Matias Spektor reconstitui 18 dias na transição presidencial mais delicada da história recente, quando petistas e tucanos uniram-se para impedir que a direita norte-americana ameaçasse a chegada da esquerda brasileira ao poder. Forçados pelas circunstâncias, eles conduziram uma transição democrática sem precedentes.

A história começa em 28 de outubro, um dia depois da vitória petista, quando José Dirceu e Condoleezza Rice costuraram uma delicada aproximação entre seus respectivos chefes. E termina com o encontro histórico de 10 de dezembro, quando Lula e Bush, tendo recebido apoio ativo de FHC, se encontraram na Casa Branca pela primeira vez.

No livro, o autor revela uma faceta desconhecida dos bastidores do poder: o uso estratégico da diplomacia como instrumento a serviço do Palácio do Planalto. E mostra por que a troca de comando entre tucanos e petistas levou a Casa Branca a enxergar no Brasil uma potência emergente.

Edições (1)

ver mais
18 Dias

Similares


Resenhas para 18 Dias (1)

ver mais
on 5/4/19


O autor procura mostrar uma visão aérea do momento não tomando parte da rivalidade petista e tucanos. Na minha opinião esse período foi o ápice da democracia brasileira, onde, em tese, olhava-se o futuro e buscava-se o melhor para o país. Um trecho resume o sentimento do livro: "Quando Fernando Henrique Cardoso passou a faixa presidencial a Lula, foi a primeira vez que um presidente eleito pelo povo empossou um sucessor de oposição, também escolhido nas urnas, e este, por su... leia mais

Estatísticas

Desejam12
Trocam1
Avaliações 4.2 / 51
5
ranking 43
43%
4
ranking 35
35%
3
ranking 20
20%
2
ranking 2
2%
1
ranking 0
0%

71%

29%

Marcos
cadastrou em:
17/06/2014 14:11:25

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR