A Arte da Guerra

A Arte da Guerra Maquiavel


Compartilhe


A Arte da Guerra





As reflexões sobre a milícia e suas relações com a política eram fundamentais para Maquiavel, que alertava para a necessidade de os italianos estabelecerem exércitos próprios a fim de evitar os males das invasões estrangeiras. Essa preocupação aparecerá reiteradamente em sua obra política.

No diálogo sobre a Arte da guerra, ele discute os meios específicos para restaurar a milícia: "julgando eu, pelo que vi e li, que não é impossível reconduzi-la aos antigos modos e devolver-lhe alguma forma da antiga virtù, deliberei, para não passar este meu tempo de ócio sem fazer coisa alguma, escrever o que entendo sobre a arte da guerra, para satisfação dos amantes das antigas ações".

O olhar de Maquiavel para o passado não é nostálgico, pois visa sempre o presente: se Roma é o modelo, Florença e a Itália são as matérias a serem modeladas, e a grandeza de seu tempo é a razão e a motivação da Arte da guerra.

Filosofia / Política

Edições (12)

ver mais
A arte da guerra
A Arte da Guerra
Da Arte da Guerra
A Arte da Guerra

Similares

(25) ver mais
Da Guerra
O príncipe de Maquiavel e seus leitores
Maquiavel & O Príncipe
O Príncipe

Resenhas para A Arte da Guerra (26)

ver mais
Inteligente, mas cansativo!
on 13/3/10


A Arte da Guerra, de Maquiavel, traz uma forma inteligente de abordar a arte de manter-se no poder através dos históricos embates militares. Dita regra, em muitos casos até hoje. Afirma que o poder só se obtém com um Estado armado. Mostra verdades incontestáveis, mas em sua maioria é tão técnico que se torna cansativo para quem não está envolvido no contexto apresentado pelo livro. Vale a pena ler, mas há que se ter paciência.... leia mais

Estatísticas

Desejam88
Trocam27
Avaliações 3.6 / 612
5
ranking 26
26%
4
ranking 31
31%
3
ranking 31
31%
2
ranking 10
10%
1
ranking 2
2%

51%

49%

Rômulo
cadastrou em:
11/12/2009 22:18:04

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR