A batalha dos poderes

A batalha dos poderes Oscar Vilhena Vieira


Compartilhe


A batalha dos poderes


Da transição democrática ao mal-estar constitucional




Uma análise sóbria e equilibrada da experiência democrática brasileira, no turbulento trigésimo ano de vigência do pacto de 1988.

Em A batalha dos poderes, o jurista e cientista político Oscar Vilhena Vieira analisa o mal-estar constitucional instalado desde 2013, quando uma série de manifestações revelaram as fragilidades de um sistema político que parecia consolidado. As disputas se tornaram mais polarizadas, e a sociedade, mais intolerante e conflitiva. A política e o direito passaram a ser utilizados, cada vez mais, como armas para debilitar adversários.

De um lado, houve um choque entre o presidencialismo de coalizão, que foi se degenerando ao longo do tempo, e as instituições de aplicação da lei, que foram se tornando mais autônomas e ambiciosas. De outro, os direitos fundamentais e todo um conjunto de políticas públicas, que vinham induzindo inúmeras transformações positivas na sociedade brasileira nas últimas décadas, viram-se subitamente ameaçados por uma forte recessão e um crescente descontrole fiscal, em grande medida ligado a ampliação de privilégios de natureza regressiva.

Observador atento do processo de constitucionalização da vida política brasileira e crítico lúcido do que chama de Supremocracia, o autor aponta para o papel fundamental da Constituição na habilitação do jogo democrático e para a necessidade de os diversos setores da sociedade brasileira, assim como as principais lideranças políticas e institucionais, coordenarem seus conflitos a partir das regras constitucionais, sem o que não sairemos da armadilha em que nos metemos nos últimos anos.

História / História do Brasil / Política

Edições (1)

ver mais
A batalha dos poderes

Similares

(5) ver mais
Presidencialismo de coalizão
A História das Constituições Brasileiras
Democracia em risco?
O povo contra a democracia

Resenhas para A batalha dos poderes (2)

ver mais
O mal-estar Constitucional
on 21/2/23


O cenário político brasileiro iniciado nos escândalos de corrupção, manifestações de 2013 culminando no impeachment de Dilma e a ascensão de pautas antidemocráticas, trouxe para o Brasil debates sobre uma suposta crise constitucional, ou seja, a sobrevivência da Constituição Federal. O autor inicia sua obra através de um resumo sobre as corrupções, crises de partidos e revoltas do povo, explicando a sistemática do regime presidencialista brasileiro, o presidencialismo de coalizão e... leia mais

Estatísticas

Desejam29
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 4.2 / 35
5
ranking 63
63%
4
ranking 11
11%
3
ranking 23
23%
2
ranking 3
3%
1
ranking 0
0%

34%

66%

Carlos.Eduardo
cadastrou em:
11/10/2018 14:52:36

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR