A casa dos náufragos

A casa dos náufragos Guillermo Rosales


Compartilhe


A casa dos náufragos





Exilado em Miami, o escritor cubano William Figueras é internado pela família em um asilo destinado a inválidos e doentes mentais. Sofrendo de alucinações auditivas episódicas e comportamento paranoico não violento, o personagem está em posição privilegiada em relação aos outros pacientes. Já te observei bastante, diz o abjeto zelador da instituição, e você não está louco. O que a princípio poderia ser uma vantagem termina por aprofundar sua dor.

Capacitado a compreender o estado de miséria humana que o rodeia, desnutrido, perturbado e sem perspectivas, o escritor pressente a morte. Egresso de uma Cuba mergulhada na ideologia e na censura, ele se situa no presente como um náufrago que nem pertence ao território que habita nem sente falta do que abandonou.

A exemplo de sua ficção, Guillermo Rosales também deixou Havana e se mudou para Miami em 1979, onde permaneceu até a morte, em 1993. Membro do círculo intelectual cubano que se transferiu para os Estados Unidos, foi lido pela comunidade hispanófona de Miami, mas permaneceu desconhecido do grande público, já que A casa dos náufragos só foi traduzido para o inglês nos anos 2000.

Ficção / Literatura Estrangeira / Romance

Edições (1)

ver mais
A casa dos náufragos

Similares


Resenhas para A casa dos náufragos (2)

ver mais
on 11/1/14


"A Casa dos Náufragos", do escritor cubano Guillermo Rosales, é considerado um marco da literatura hispano-americana do século XX, apesar de seu reconhecimento tardio (decorrente da primeira tradução para o Inglês, que só ocorreu no ano 2000), sendo pouco conhecido até por estudiosos da literatura cubana. O livro conta a história do escritor William Figueras, um exilado cubano, internado pela família em uma instituição psiquiátrica nos Estados Unidos por sofrer alucinações auditivas ep... leia mais

Estatísticas

Desejam7
Trocam3
Avaliações 4.1 / 36
5
ranking 36
36%
4
ranking 39
39%
3
ranking 22
22%
2
ranking 3
3%
1
ranking 0
0%

35%

65%

Silvana (@delivroemlivro)
cadastrou em:
19/10/2011 19:58:47
Jenifer
editou em:
09/11/2019 00:25:14