À Cidade

À Cidade Mailson Furtado


Compartilhe


À Cidade





Com elementos geográficos, históricos, sociológicos, políticos, físicos, metafísicos, folcloristas, genealógicos, à cidade é um poema que vem apresentar de forma contemporânea uma visão de uma cidade do sertão, com plano de fundo para aquelas banhadas ou mudadas indiretamente pelo caminhar do Rio Acaraú na Zona Norte do estado cearense. O poema mistura a vida do autor e suas gerações à vida construída por um povo migrante há mais de três séculos. Nele a cidade se constrói, se destrói, se remonta, se inventa e reinventa e ganha inúmeras significações do que pode ser.
O poema apresenta esteticamente várias influências de vários movimentos pós-modernos do século XX, o concretismo, neoconcretismo, a presença de rimas incertas, além da ausência de pontuação gráfica, influência vinda da poesia oriental. Os versos misturam a influência científica adquirida pelo autor em livros e bancos universitários e a sua influência coloquial, cabocla, conquistada por ser parte agricultor, parte pescador e por inteiro residente do sertão inventado pelo Acaraú.
à cidade vem instigar o leitor à pesquisa, ao conhecer, ao buscar termos, citações sobre o ambiente que tomou por base, o sertão Norte do Ceará, entre o litoral extremo-oeste, a serra da Ibiapaba, a Meruoca e das Matas. à cidade vem assim, apresentar uma faceta do que é ser cearense, aquele/este do interior da cidade.

Literatura Brasileira / Poemas, poesias

Edições (1)

ver mais
À Cidade

Similares

(3) ver mais
CONTO A CONTO
Sortimento
passeio pelas ruas de mim [e de outros]

Resenhas para À Cidade (10)

ver mais
Quando O Inimaginável Fez História
on 21/11/18


Tem história que parece inventada, mas não é. Como aquela do dentista que gostava de matemática e tinha alma de poeta. Um nordestino tinhoso que, incapaz de desistir de um sonho e sem uma boa proposta das editoras, resolveu pagar do próprio bolso a impressão de 300 exemplares de um longo poema, escrito em vinte dias, sobre a vida nas cidades do interior cearense. O resultado foi um livro bastante peculiar, pois talentoso, ele também ilustrou a capa, revisou e diagramou o texto. Se n... leia mais

Vídeos À Cidade (3)

ver mais
Jabuti de Mailson Furtado chega ao sertão cearense e encanta com poesia

Jabuti de Mailson Furtado chega ao sertão cea

Poeta do Sertão do Ceará Vence o Prêmio Jabuti 2018

Poeta do Sertão do Ceará Vence o Prêmio Jabut

Mailson Furtado, é um simbolo da nossa cultura varjotense sendo mostrado a todo o mundo

Mailson Furtado, é um simbolo da nossa cultur


Estatísticas

Desejam20
Trocam1
Avaliações 4.0 / 70
5
ranking 39
39%
4
ranking 40
40%
3
ranking 17
17%
2
ranking 1
1%
1
ranking 3
3%

46%

54%

Léo
cadastrou em:
13/05/2017 13:37:58
Alexsandra
editou em:
19/11/2018 21:40:09