A deseducação do negro

A deseducação do negro Carter G. Woodson


Compartilhe


A deseducação do negro





O Historiador Carter Godwin Woodson, foi o precursor da semana da história negra que viria a se tornar o mês da História Negra, comemorado até hoje no mês de fevereiro nos Estados Unidos. Em sua longa e produtiva carreira públicou inúmeras obras, fundou a Associação para os Estudos da Vida e da História Negra, o periódico Jornal da História Negra. Woodson Trabalhou no periódico da Associação Universal Para Progresso do Negro ( UNIA ), o "Mundo Negro" de Marcus Garvey, ele também foi membro da Associação Nacional para o Avanço das Pessoas de Cor (NAACP) co-fundada por William Edward Burghardt Du Bois.
A Deseducação do Negro é um dos livros mais importantes já escritos sobre a educação dos negros. Woodson nos mostra como a educação eurocentrada treina os negros para falhar. Apontando soluções para os problemas identificados, A Deseducação do Negro é leitura fundamental para todos que trabalham na área educacional.

"O negro precisa se tornar radical, e a raça nunca será nada até que se torne assim, mas esse radicalismo deve vir de dentro. O negro será muito tolo recorrendo a medidas extremas em favor de movimentos estrangeiros, antes de aprender a sofrer e morrer para corrigir seus próprios erros. Não há movimento no mundo trabalhando especialmente para os negros. Eles devem aprender a fazer isso por ele mesmo ou serem exterminados, assim como o índio americano enfrentou sua desgraça no pôr-sol. " (Carter G Woodson)
Fonte: Medu Neter Livros
Obs.: o ISBN é da versão em inglês

Educação / Filosofia

Edições (2)

ver mais
A (des)educação do Negro
A deseducação do negro

Similares

(1) ver mais
Questão de raça

Resenhas para A deseducação do negro (1)

ver mais
Ok
on 28/5/23


O carter traz apontamentos importante em relação ao negro e ao racismo, mas muita das vezes sinto que ele individualizou muito e colocou a responsabilidade do preconceito TAMBÉM no negro. tem anti-comunismo nos textos (inclusive um capítulo criticando os radicais). abandonei esse livro ano passado e resolvi tentar mais uma vez esse ano. sou marxista, então tivemos muitas discordâncias, mas inegavelmente ele traz pontos fundamentais para pensarmos raça... leia mais

Estatísticas

Desejam2
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 4.3 / 12
5
ranking 50
50%
4
ranking 33
33%
3
ranking 8
8%
2
ranking 8
8%
1
ranking 0
0%

35%

65%

Lou Mariano
cadastrou em:
20/06/2020 13:45:44

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR