A Distinção

A Distinção Pierre Bourdieu


Compartilhe


A Distinção


crítica social do julgamento




Ao longo dos anos 1970, Bourdieu se dedica a várias pesquisas sobre o processo de diferenciação social, visando elaborar uma teoria geral das classes sociais. "A Distinção" aparece como síntese desse período e é considerada, por vários autores, como a obra central na carreira sociológica de Bourdieu. Com o subtítulo importante, "crítica social do julgamento", ele tenta construir a correspondência entre práticas culturais e classes sociais, assim como o princípio que legitima a hierarquia aí implícita.

Os julgamentos de gostos e de preferência não são o reflexo da estrutura social, mas um meio de afirmar ou de confirmar uma vinculação social. Na "Distinção", ele expõe duas ideais centrais e originais: de um lado, as relações de poder como categoria de dominação são analisadas pela metáfora do capital cultural - no qual se apoia o princípio de reprodução social -, de outro, o entrecruzamento das relações de poder com as várias formas de ações organizadas favorece a capacidade dos indivíduos para elaborar estratégias que, todavia, não ultrapassam as relações de desigualdades sociais.

Pierre Bourdieu elabora, assim, um sistema teórico que afirma que as condições de participação social baseiam-se na herança social; O acúmulo de bens simbólicos e outros estão inscritos nas estruturas do pensamento (mas também no corpo) e são constitutivos do habitus através do qual os indivíduos elaboram suas trajetórias e asseguram a reprodução social. Esta não pode ser realizar sem a ação sutil dos agentes e das instituições, preservando as funções sociais pela violência simbólica exercida sobre os indivíduos e com a adesão deles.

Sociologia

Edições (1)

ver mais
A Distinção

Similares


Resenhas para A Distinção (0)

ver mais
Levei um ano para ler... Mas li Que grande obra!
on 2/3/24


A obra "A Distinção", de Pierre Bourdieu, é uma análise profunda e perspicaz sobre como a sociedade percebe e valoriza formas culturais diversas. Bourdieu explora a ideia de que as preferências culturais de uma pessoa não são simplesmente um reflexo de seu gosto pessoal, mas são moldadas por seu ambiente social e seu capital cultural. Ele argumenta que a classe social e a educação influenciam significativamente as escolhas culturais das pessoas, criando assim uma "distinção" entre os d... leia mais

Estatísticas

Desejam96
Trocam1
Avaliações 4.4 / 66
5
ranking 61
61%
4
ranking 24
24%
3
ranking 15
15%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

37%

63%

GCV
cadastrou em:
20/03/2009 14:52:22
Professor Carlos
editou em:
11/08/2020 23:12:49