A Divina Comédia - Paraíso

A Divina Comédia - Paraíso Dante Alighieri


Compartilhe


A Divina Comédia - Paraíso


Paraíso




Temos, à volta da Terra imóvel, na ordem crescente de suas distâncias, oito círculos de corpos celestes ou, na linguagem de Dante, oito céus de estrelas: Lua, Mercúrio, Vênus, Sol, Marte, Júpiter, Saturno e Estrelas Fixas, todos em forma de anéis materiais, mas não sólidos, nos quais serão encontrados por Dante, em sua elevação de céu a céu, as almas dos premiados ao Paraíso, na ordem crescente de seus merecimentos, mas não de suas beatitudes.

Sempre guiado e instruído por Beatriz desde o seu encontro ainda no últimos Cantos do Purgatório, Dante vai encontrando as almas dos vários personagens que ocupam subsequentes céus do Paraíso.

Vamos encontrar, para além do céu das estrelas fixas, um novo céu, concêntrico a esse, que é o Primum Mobile, naturalmente o mais veloz de todos, também chamado de Céu Cristalino por não conter matéria alguma; é esse o que comanda o movimento dos oito céus inferiores. Acima dele está o Empíreo, imóvel, no qual conheceremos a Rosa Mística, glorificação dos Beatos. E, no ponto mais alto do Empíreo, nove Círculos Angélicos, concêntricos, rodam à volta de Deus e são ocupados, não por espíritos humanos, mas somente pelos Anjos criados diretamente por Deus que obedecem a uma classificação de perfeição correspondente à dos céus ocupados pelos espíritos de humanos, desde o da Lua até o Primeiro Móvel.

Por Italo Eugenio Mauro

Literatura Estrangeira / Poemas, poesias

Edições (7)

ver mais
A Divina Comédia - Paraíso
A Divina Comédia - Paraíso
A Divina Comédia - Paraíso
A Divina Comédia - Paraíso

Similares

(28) ver mais
A Divina Comédia - II
A História Secreta de Dante
A Divina Comédia - I
Divina Comédia - O Conto Imortal

Resenhas para A Divina Comédia - Paraíso (6)

ver mais
on 22/11/20


Lendo A Divina Comédia, a primeira coisa que me chamou a atenção foi o número 3, da forma como já coloquei na resenha do Inferno. Mas além do que já foi posto, 3 também é o número da Trindade e representa Deus. E 3 também é a quantidade das fases da Grande Obra Alquímica. Os alquimistas foram postos no Inferno por Dante, mas não é esta a questão que quero pontuar. A questão é que, querendo ou não, Dante escreveu seu Magnum Opus dividido em 3 partes que se relacionam perfeitamente c... leia mais

Vídeos A Divina Comédia - Paraíso (1)

ver mais
Audiolivro: (A Divina Comédia)  Paraíso - Dante Alighieri

Audiolivro: (A Divina Comédia) Paraíso - Dan


Estatísticas

Desejam69
Trocam3
Avaliações 4.2 / 224
5
ranking 50
50%
4
ranking 27
27%
3
ranking 16
16%
2
ranking 4
4%
1
ranking 3
3%

43%

57%

Thiago Henrique
cadastrou em:
26/01/2011 15:53:30
Nadine
editou em:
19/08/2020 18:31:03